
Sistemas de Tratamentos de Resíduos
Código
10401
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel Espinha da Silveira
Horas semanais
5
Total de horas
128
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo desta disciplina é capacitar os alunos para a resolução de problemas complexos da gestão de resíduos. Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de relacionamento, de interligação dos conceitos fundamentais, numa perspectiva das partes para o todo.
Pré-requisitos
não tem
Conteúdo
PROGRAMA STR | |
Aulas teóricas | Aulas práticas |
Apresentação do programa da UC, modo de funcionamento, avaliação e bibliografia. |
TP1- sobre o conteúdo da aula teórica, em sala. |
Revisão dos conceitos chave na gestão de resíduos. | TP2- sobre o conteúdo da aula teórica, em sala. |
Recolha selectiva material e triagem, manual e automática, de embalagens. | TP3- sobre o conteúdo da aula teórica, em sala. |
TP4- sobre o conteúdo da aula teórica, em sala. | |
TP5- Visita de estudo | |
Valorização orgânica e TMB. Linhas de tratamento. Regulamento Europeu sobre Matérias Fertilizantes e o Fim do Estatuto de Resíduo. Mercado do composto. | TP6- sobre o conteúdo da aula teórica, em sala. |
Apresentação PRMFNH (*) | |
Balanço de massa ao funcionamento das instalações. Cumprimento de metas | Tlab1- caracterização laboratorial |
Valorização energética. Refugos e rejeitados da incineração. Produção de CDR e mercado. |
Tlab 2- caracterização laboratorial |
Tlab 3- caracterização laboratorial | |
Tlab 4- caracterização laboratorial | |
Apresentação final e discussão do PRMFNH | |
(*) Projeto de Registo de Matérias Fertilizantes Não Harmonizadas |
Bibliografia
Martinho, M.G.; Gonçalves, M. G., Silveira, A. (2013).Gestão Integrada de Resíduos. Universidade Aberta (em publicação).
Tchobanoglous, G.; Kreith, F. (2002). Handbook of Solid Waste Management. Second Edition. McGraw-Hill International Editions.
Williams, P.T. (1998). Waste Treatment and Disposal. John Wiley.
Bilitewski, B.; Härdtle, G.; Marek, K.; Weissbach, A.; Boeddicker, H. (1994). Waste Management. Springer.
Método de ensino
O método de ensino é efetuado através das aulas teóricas e aulas práticas em sala, em ambiente industrial e laboratorial. Fornecem-se aos alunos as bases teóricas e práticas necessárias à resolução de problemas complexos. Pretende-se que os alunos desenvolvam trabalho individual através do uso em sala do seu portátil para consulta de documentos, tratamento de elevada quantidade de informação, só possível através do uso de suporte informático. As discussões são tidas em conjunto, em sala, incentivando a aplicação na prática de conceitos anteriores, o desenvolvimento da capacidade de raciocinio, autocrítica e autoconfiança. Faz-se o acompanhamento contínuo do aluno, esclarecem-se as dúvidas, consolidam-se conhecimentos, discutem-se conceitos e transmite-se aos alunos as abordagens técnicas necessárias à resolução das questões.
Método de avaliação
1) Frequência obrigatória
A Frequência à disciplina é obtida pela presença em 2/3 das aulas práticas (incluindo visita de estudo, caso exista). A Frequência é válida no ano lectivo seguinte. Os estudantes trabalhadores que não consigam cumprir rigorosamente este critério, deverão, no início do semestre, esclarecer a sua situação.
2) Avaliação Contínua
- Componente teórico - Dois testes, previamente marcados no CLIP, com uma duração de cerca de 2 h cada, com igual peso na nota da componente teórica-prática, em que a média respectiva terá que ser igual ou superior a 9.5; não há nota mínima em nenhum dos testes.
- Componente prática – relatórios/trabalho a realizar e entregar normalmente no final de cada aula prática, cuja nota de cada relatorio tem que ser igual ou superior a 9.5.
3) Nota Final da UC
30% 1º teste + 30% 2º teste + 40% nota da prática (distribuida 20% relatório+20% trababalho).
A nota de cada elemento de avaliação (teste e prática) é apresentada com uma casa decimal. A nota final da UC é arredonda a número inteiro uma vez.
4) Exame de Recurso
Podem ir a exame de recurso os alunos que não obtiveram nota positiva numa ou em ambas as componentes de avaliação. A nota final da UC corresponde a 60% da nota do exame de recurso mais 40% da nota da prática.
5) Exame de Melhoria
A melhoria de nota é relativa à matéria do 1º e 2º teste. A nota final corresponde a 60% da nota do exame de melhoria mais 40% da nota da prática.