
Dissertação em Engenharia Geológica
Código
11425
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
42.0
Professor responsável
José António de Almeida
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo desta unidade curricular é o desenvolvimento dos trabalhos experimentais e escrita da dissertação de Mestrado em Engenharia Geológica. A Dissertação possibilita ao aluno aplicar de forma integrada algumas das competências adquiridas, podendo ser completadas com auto-estudo, e cujo resultado é divulgado com a realização de um trabalho de índole científica ou tecnológica. Inclui o desenvolvimento de capacidade para a realização de atividade de investigação, supervisionada pelo orientador e em autonomia, aplicando metodologias de investigação adequadas, e a capacidade de realizar um trabalho com significativo grau de originalidade. A publicação de resultados em conferências e revistas de qualidade é fortemente incentivada tal como já é prática corrente nos cursos de Mestrado em Eng.ª Geológica da FCT-UNL.
Pré-requisitos
A discussão da tese implica ter todas as unidades curriculares do curso concluidas.
Conteúdo
Nesta unidade cada aluno deve realizar o seu trabalho de I&D de acordo com os objectivos que constam da proposta de dissertação, aprovada pela Comissão Científica do Mestrado em Engenharia Geológica. De forma geral, depois de escolhido um orientador, o trabalho desenvolvido pelos alunos pode ser estruturado de acordo com o seguinte conjunto de actividades:
• Recolha bibliográfica e estado da arte
• Tentativa de estabelecimento de um fluxograma de actividades
• Realização do trabalho de investigação que pode incluir trabalho de campo, trabalho de laboratório, análise de dados, modelação matemática, etc.
• Validação de resultados
• Escrita da dissertação e revisão pelo orientador
• Defesa pública da Dissertação.
Bibliografia
A bibliografia a usar será função da temática a investigar e recomendada, caso a caso, pelos orientadores.
Método de avaliação
A avaliação é baseada na elaboração e defesa pública da Dissertação. A fim de aumentar a visibilidade do trabalho, um factores que contribuem para a avaliação é a preparação e publicação de artigos científicos. As provas de defesa da Dissertação são realizadas perante um júri, composto por um mínimo de três elementos. No caso de o trabalho ter sido desenvolvido em co-tutoria, o júri terá, pelo menos, quatro elementos.