Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia em Conservação-Restauro

Código

12035

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

A unidade curricular oferece os fundamentos biológicos necessários à compreensão que os diferentes seres vivos podem desempenhar na biodeterioração do património cultural , sua prevenção e controlo. Os conceitos são ilustrados com exemplos específicos

Pré-requisitos

Esta disciplina não tem pré-requisitos.

Conteúdo

1.Introdução à Biologia em Conservação: conceitos e definições

2.As moléculas da vida

3.Principais vias metabólicas

4.Biologia geral: a célula, sua composição e estrutura.

5.Reprodução. Transmissão da informação genética.

6.Métodos de biologia molecular versus métodos de cultura

7.Biodiversidade. Classificação dos seres vivos

8.Princípios gerais de ecologia. Factores limitantes.

9.Biodeterioração de materiais inorgânicos

10.Biodeterioração de materiais orgânicos

11.Métodos de prevenção e controlo da biodeterioração.

Casos práticos – são ilustra dos ao logo de todo  o programa

Bibliografia

 Madigan, M.T. ; J.M. Martinko and J. Parker. 2000. Brock - Biology of Microorganisms. Southern Illionois University Carbondale. Prentice Hall International, Inc.
- Madeira Lopes, A. & Fonseca, A. 1996. Biologia Microbiana, Univ. Aberta.
- Ricklefs, R.E., Miller, G.L. 2000. Ecology. W.H. Freeman and Company, New York.
- Brimblecombe, P. (Ed.). 2003. The Effects of Air Pollution On The Built Environment. Imperial College Press, London.
- Berge, B. 2000. The Ecology of Building Materials. Architectural Press, Oxford. 
- Allsopp, D., Seal, K., Gaylarde, C. 2004. Introduction to biodeterioration. Cambridge University Press, Cambridge.
- Caneva G., Nugari M.P., Salvadori O. 1991. Biology in the Conservation of Works of Art. Iccrom Ed. Roma.
- Ciferri, O., Tiano, P., Mastromei, G. 2000. Of Microbes and Art – The Role of Microbial Communities in the Degradation and Protection of Cultural Heritage, Kluwer Academic/Plenum Publishers.

Método de ensino

Ensino teórico-prático, com ilustrações adequadas aos objectivos da unidade curricular. Isto incluí, ainda visitas de estudo.

Método de avaliação

Esta disciplina tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas teóricas e  práticas.

Esta UC tem uma 3 componentes de avaliação contínuas: 2 testes de Avaliação teórica (T) e uma de avaliação teórica/prática (TP).
A Avaliação teórica (T)  incluí 2 testes realizados ao longo do semestre, sendo a avaliação teórica final obtida pela média dos 2 testes.   Quem não poder/quiser realizar a avaliação teórica por testes pode sempre ir a Exame de RecursoA Avaliação teórica vale 60% da nota final

A avaliação teórica/prática (TP), não tem nota mínima e é realizada com base num relatório final de grupo e pela apresentação oral desse relatório.Os alunos trabalharam em grupos e a nota será atribuída ao grupo.  Assim a nota final é calculada da seguinte forma:

Nota Final = (0.6*T) + (0.4*TP)

T = média dos 2 testes Teóricos ou nota do exame de recurso. 

A admissão a exame depende da frequência a 2/3 das aulas teórico-práticas, excepto em casos legalmente definidos

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