
Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente
Código
200065
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Manuel José Vilares
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
O principal objectivo deste curso é apresentar criticamente as metodologias adoptadas para medir, avaliar e gerir a satisfação e a lealdade do cliente . No final do curso os alunos deverão estar em condições de utilizar estes métodos e de interpretar os seus outputs.
Pré-requisitos
Não é indispensável, nas é recomendável que os alunos tenham bons conhecimentos em marketing, estatística e econometria
Conteúdo
- Introdução ( Definições da satisfação e lealdade do cliente, História da investigação da satisfação do cliente, Abordagens para medir a satisfação do cliente)
- Questionários de Satisfação do cliente
- Modelos Uniequacionais de Satisfação do Cliente(- Modelo de regressão clássica; Modelo de regressão logística; Outros modelos de regressão
- Modelos Multiequacionais de Satisfação do Cliente (Modelos SEM)
- Apresentação Gráfica da informação sobre Satisfação do cliente
- Índices de Satisfação do Cliente (ECSI e ACSI)
- Implementação de programas de melhoria da satisfação e lealdade do cliente
- Retorno da qualidade e Abordagem Seis Sigma
- Estudos Internacionais de Satisfação do cliente
- Estudo de casos
Bibliografia
Vilares, M. J.; Coelho, P. ¿ A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise., Escolar Editora.,2005; Vavra, T. G. ¿ Improving Your Measurement of Customer Satisfaction, ASQ Quality Press, Milwaukee, Wisconsin, 1997; 0; 0; 0
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas. Após exposição teórica pelo docente, cada tema do curso é discutido com exemplos. Os alunos devem realizar um trabalho prático sobre a medida da satisfação do cliente que vai sendo acompanhado pelo professor, fora das aulas. A apresentação do estudos de casos é feita por profissionais convidados que explicam como é avaliada a satisfação do cliente nas suas empresas.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimento poderá assumir uma das seguintes modalidades:
- Modalidade A- A Classificação resulta de uma média ponderada: Exame final( com a ponderação de 50%);Realização e discussão de um trabalho que abranja uma parte significativa dos tópicos do curso (com a ponderação de 50%).
- Modalidade B- A classificação resulta apenas do exame final
Cursos
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação