
Epidemiologia I
Código
9489
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Organizações de Saúde
Créditos
4.0
Professor responsável
Carlos Manuel Matias Dias
Total de horas
32
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular os discentes deverão ser capazes de:
- Descrever a origem, finalidade, fases, aplicações, conceitos e termos técnicos da epidemiologia;
- Definir os princípios gerais da amostragem e justificar a sua utilização em epidemiologia;
- Caracterizar o uso de numeradores e denominadores na construção de razões, proporções e taxas, uso da definição de caso, e descrição segundo os eixos população, lugar e tempo;
- Definir, calcular, descrever, interpretar e comunicar as medidas epidemiológicas de frequência, incidência e prevalência;
- Definir e classificar os tipos de indicadores de saúde, de mortalidade e morbilidade;
- Identificar e utilizar as principais classificações e nomenclaturas de doenças e causas de morte;
- Definir, calcular, interpretar, comunicar e utilizar as medidas de risco epidemiológico absoluto, relativo e atribuível, incluindo as suas fracções etiológicas;
- Descrever os tipos de estudos epidemiológicos, observacionais, experimentais, descritivos e analíticos, as indicações e condicionantes da sua aplicação, o cálculo e interpretação das medidas obtidas, as IGNOREes e tipos de erro que os afectam;
Pré-requisitos
Frequência do Internato Complementar Médico de Saúde Pública
Conteúdo
1. Definição, marcos históricos, utilização em saúde e Saúde Pública;
2. Principais termos técnicos e conceitos; classificações e nomenclaturas de saúde;
3. População e amostra; princípios e técnicas gerais de amostragem;
4. Desenho, indicações, condicionantes e limitações, planeamento, implementação, gestão, análise, interpretação e comunicação dos resultados dos estudos epidemiológicos, observacionais e experimentais, descritivos e analíticos;
5. Razões, proporções e taxas: condicionantes dos numeradores e denominadores; necessidade e influência da definição de caso;
6. Cálculo, análise, comparação, interpretação e comunicação das medidas epidemiológicas de frequência (incidência e prevalência). A tríade: população, lugar e tempo;
7. Tipos de indicadores de saúde, indicadores de mortalidade e morbilidade, papel dos indicadores em Saúde Pública;
8. Erro em epidemiologia, vieses e confundimento; técnicas para a eliminação e controlo, princípios e critérios de inferência causal;
9. Cálculo, análise, comparação, interpretação e comunicação das medidas de associação e impacte: relação e papel na avaliação, gestão e comunicação do risco;
Bibliografia
– BEAGLHOLE, R.; BONITA, R.; KJELSTROM, T – Basic Epidemiology – 2nd Ed. Geneva: World Health Organization, 2006.
– PORTA, M.; GREENLAND, S; LAST, JOHN M., eds. - A Dictionary of Epidemiology. 5th ed. New York: Oxford University Press; 2008.
– GORDIS, L. Epidemiologia, 4ª ed. Loures. Lusodidacta. 2011.
– FRIIS, R; SELLERS, T – Epidemiology for Public Health practice. 5th Ed. Burlington: Jones & Bartlett; 2014.
– BRIZ, T – Epidemiologia e Saúde Pública. RPSP, Número Especial 25 Anos, 2009, p.35-50.
Método de ensino
– Formato diferenciado de acordo com os conteúdos de cada sessão presencial, com sessões lectivas de exposição teórica com recurso a meios audiovisuais e sessões teórico-práticas de análise, discussão e resolução de estudos de caso em sala guiados pelo docente mas com intervenção dos discentes;
– Resolução individual de fichas de trabalho sobre algumas áreas temáticas.
– Fichas de trabalho individual com apresentação escrita (30% da classificação final);
– Prova individual escrita de avaliação da aprendizagem (70% classificação final).