
Endereço
Campus de Caparica
2829-516 Caparica
www.fct.unl.pt
Tel. : +351 212948300 | Fax : +351 212954461
E-mail : div.cre.coordenador@fct.unl.pt
Coordenador ECTS
Carla Maria Quintão Pereira
Descrição
Criada em 1977, a FCT NOVA é hoje uma das escolas portuguesas públicas mais prestigiadas no ensino de engenharia e de ciências, sendo frequentada por cerca de 8000 estudantes, dos quais cerca de 1500 são estudantes de pós-graduação (mestrado e doutoramento).
Desde a sua criação, a FCT NOVA deu prioridade à promoção da investigação nas suas áreas de actividade. Actualmente, a FCT NOVA acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (dos quais 3 classificados com "excepcional", 4 “excelente” e 6 com ”muito bom”).
A qualidade académica da FCT NOVA tem-lhe proporcionado uma crescente afirmação junto das entidades empregadoras e conduzido a uma inserção bem sucedida dos seus diplomados no mercado de trabalho, circunstância que decorre também da acreditação dos seus cursos de engenharia pela Ordem dos Engenheiros. A FCT NOVA mantém ligações estreitas com diversas universidades portuguesas e estrangeiras, no âmbito do ensino e da colaboração em projectos de investigação. A sua produção científica inclui um elevado número de publicações em revistas internacionais de grande impacto que asseguram à FCT NOVA o reconhecimento das instituições congéneres.
A FCT NOVA tem cerca de 450 docentes e investigadores (435 doutorados) e 220 funcionários administrativos. Estrutura-se em 14 sectores departamentais e 8 serviços de apoio.
O campus da Caparica em que a FCT está situada dispõe de infra-estruturas de ensino e de investigação modernas. O mais recente dos 20 edifícios é a Biblioteca, um ex-libris do campus pela sua concepção arquitectónica e funcionalidade.
O campus inclui outras infra-estruturas, como residências de estudantes, campos desportivos, creche, posto de enfermagem, livraria, agência bancária, agência de viagens, loja de conveniência, cantina, vários restaurantes e cafés.
Os estudantes da FCT NOVA dispõem de todas as condições para uma aprendizagem eficaz, incluindo uma cultura de cordialidade na relação docente-aluno que não é frequente encontrar noutras escolas.
O acesso ao campus assenta numa rede de transportes públicos variada que inclui serviços combinados de barco, comboio, autocarro e metro de superfície.
O Perfil Curricular FCT
Competências Transversais em Todos os Cursos
Com o objectivo de enriquecer a formação dos estudantes com competências complementares, designadamente soft skills, contacto com empresas (estágios) ou investigação e empreendedorismo, a FCT NOVA introduziu essas competências nas estruturas curriculares de todos os cursos de Licenciatura, de Mestrado e de Mestrado Integrado, configurando assim o “Perfil Curricular FCT”.
O mercado de trabalho valoriza cada vez mais estas competências, sendo especialmente importantes para o primeiro emprego, constituindo um factor diferenciador dos profissionais da FCT NOVA e, indiscutivelmente, um elemento facilitador de inserção na vida activa.
- Competências Transversais para Ciências e Tecnologia (3 ECTS)
(Soft Skills)
Preparação de Curriculum Vitae / Entrevista Profissional
Comunicação em Ciências e Tecnologias (Relatórios)
Utilização avançada de Folha de Cálculo
Gestão do tempo - Trabalho em Equipa
Pesquisa bibliográfica e análise de Informação em Ciência e Tecnologia
Ética e Deontologia
- Ciência, Tecnologia e Sociedade (3 ECTS)
Compreensão do mundo tecnocientífico contemporâneo
Como pensar e agir de forma activa e critica perante os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade de hoje
- Introdução à Investigação Científica / Introdução à Prática Profissional ( 3 ECTS)
Contacto com investigação (colaboração em projectos de I&D) ou com empresas (estágios, trabalho pontual)
- Empreendedorismo (3 ECTS)
Despertar e promover a vocação potencial dos estudantes para a criação de valor a partir de uma ideia
Capacitação básica para o desenvolvimento de novos negócios
- Créditos Livres (escolha do estudante)
Enriquecer a formação com competências de áreas que não se incluem no objecto principal de estudo
- Semestre Erasmus friendly
Semestre mais adequado para os programas de mobilidade dos estudantes
O Calendário Escolar (a partir de 2012/2013) foi adaptado para incorporar essas competências complementares.