
Aquisição de Hábitos de Vida Saudáveis na Infância
Código
9580
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
4.0
Professor responsável
Ana Rita Oliveira Goes, Maria Isabel Guedes Loureiro
Total de horas
30
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver e implementar estratégias de intervenção comunitária para promover um desenvolvimento saudável nos primeiros tempos de vida (da gravidez aos 5 anos de idade da criança)
Discutir a importância da intervenção precoce para a aquisição de hábitos de vida saudáveis;
Aplicar a abordagem ecológica à saúde e desenvolvimento da criança;
Discutir o papel dos fatores parentais e sua relação com o desenvolvimento da auto-regulação da criança;
Aplicar a abordagem centrada na família e do trabalho em parceria;
Discutir as principais orientações para a aquisição de hábitos de vida saudáveis na infância, ao nível da alimentação, atividade física e sono e exposição a écrans;
Identificar oportunidades de intervenção ao nível populacional e individual;
Discutir o papel do aleitamento materno como oportunidade para a promoção – de hábitos de vida saudáveis;
Selecionar e aplicar estratégias de aconselhamento individual facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;
Selecionar e aplicar estratégias grupais de educação para a saúde facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;
Planear uma mudança comportamental numa família (com utilização do www.papabem.pt).
Pré-requisitos
Licenciatura
Conteúdo
Fundamentos para a intervenção ao longo dos primeiros anos de vida
Abordagem ecológica do desenvolvimento
Fatores parentais e suas implicações nos comportamentos da criança
A abordagem centrada na família
Os diversos passos na construção de uma parceria
Recomendações para uma alimentação saudável, atividade física, sono e exposição aos écrans nos primeiros anos de vida (dos 0 aos cinco anos)
Oportunidades para a promoção da aquisição de hábitos de vida saudáveis: criança, família, comunidade
Características do aleitamento materno favorecedoras de hábitos de vida saudáveis
Estratégias facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis: estratégias comunicacionais, entrevista motivacional, alterações ambientais
Promoção de hábitos de vida saudáveis com crianças de idade pré-escolar: exemplos de estratégias e atividades
Técnicas de negociação e advocacy junto dos decisores políticos
Bibliografia
Center on the Developing Child at Harvard University, National Forum on Early Childhood Program Evaluation, National Scientific Council on the Developing Child (2007). A Science-Based Framework for Early Childhood Policy: Using Evidence to Improve Outcomes in Learning, Behavior, and Health for Vulnerable Children. Harvard: Center on the Developing Child.
Contento, I. (2008). Nutrition education: linking research, theory and practice. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 17(1), 176-179.
Paul, I., Bartock, C., Downs, D., Stifter, C., Ventura, A., Birch, L. L. (2009). Opportunities for the primary prevention of obesity during infancy. Advances in Pediatrics, 56, 107-133.
Rudolf, M. (2009). Tackling obesity through the healthy child program: a framework for action. Leeds: University of Leeds, Leeds Community Healthcare
Shribman, S., Billingham, K. (2009). Healthy child programme: pregnancy and the first five years. London: Department of Health.
Método de ensino
A UC será implementada através de sessões teórico-práticas, que incluirão a exposição e discussão de conteúdos teóricos essenciais, a pesquisa pelos alunos de informação relevante para os temas em foco, a análise de casos concretos, a modelagem ao vivo e com recurso a vídeos e role-play A obesidade infantil servirá para ilustrar de forma concreta os fundamentos teóricos e a utilização das diferentes competências e estratégias de intervenção junto das famílias, crianças e comunidade.
A avaliação inclui três componentes: participação individual (20%), apresentação oral do trabalho (30%), apresentação escrita do trabalho (50%). Para o trabalho, os alunos deverão planear uma mudança comportamental numa família, partindo de um caso.
Cursos
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Epidemiologia
- Saúde Pública Global
- Saúde Pública
- Saúde Pública
- Medicina do Trabalho
- Erasmus Mundus "Dinâmicas da Saúde e Proteção Social: uma abordagem das ciências sociais"
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde
- Promoção da Saúde
- Gestão da Saúde
- Política, Gestão e Administração da Saúde