Escola Nacional de Saúde Pública

Aquisição de Hábitos de Vida Saudáveis na Infância

Código

9580

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

4.0

Professor responsável

Ana Rita Oliveira Goes, Maria Isabel Guedes Loureiro

Total de horas

30

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

Desenvolver e implementar estratégias de intervenção comunitária para promover um desenvolvimento saudável nos primeiros tempos de vida (da gravidez aos 5 anos de idade da criança)

Discutir a importância da intervenção precoce para a aquisição de hábitos de vida saudáveis;

Aplicar a abordagem ecológica à saúde e desenvolvimento da criança;

Discutir o papel dos fatores parentais e sua relação com o desenvolvimento da auto-regulação da criança;

Aplicar a abordagem centrada na família e do trabalho em parceria;

Discutir as principais orientações para a aquisição de hábitos de vida saudáveis na infância, ao nível da alimentação, atividade física e sono e exposição a écrans;

Identificar oportunidades de intervenção ao nível populacional e individual;

Discutir o papel do aleitamento materno como oportunidade para a promoção     de hábitos de vida saudáveis;

Selecionar e aplicar estratégias de aconselhamento individual facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;

Selecionar e aplicar estratégias grupais de educação para a saúde facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;

Planear uma mudança comportamental numa família (com utilização do www.papabem.pt). 

Pré-requisitos

 

Licenciatura

Conteúdo

 

Fundamentos para a intervenção ao longo dos primeiros anos de vida

Abordagem ecológica do desenvolvimento

Fatores parentais e suas implicações nos comportamentos da criança

A abordagem centrada na família

Os diversos passos na construção de uma parceria

Recomendações para uma alimentação saudável, atividade física, sono e exposição aos écrans  nos primeiros anos de vida (dos 0 aos cinco anos)

Oportunidades para a promoção da aquisição de hábitos de vida saudáveis: criança, família, comunidade

Características do aleitamento materno favorecedoras de hábitos de vida saudáveis

Estratégias facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis: estratégias comunicacionais, entrevista motivacional, alterações ambientais

Promoção de hábitos de vida saudáveis com crianças de idade pré-escolar: exemplos de estratégias e atividades

Técnicas de negociação e advocacy junto dos decisores políticos

Bibliografia

 

Center on the Developing Child at Harvard University, National Forum on Early Childhood Program Evaluation, National Scientific Council on the Developing Child (2007). A Science-Based Framework for Early Childhood Policy: Using Evidence to Improve Outcomes in Learning, Behavior, and Health for Vulnerable Children. Harvard: Center on the Developing Child.

Contento, I. (2008). Nutrition education: linking research, theory and practice. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 17(1), 176-179.

Paul, I., Bartock, C., Downs, D., Stifter, C., Ventura, A., Birch, L. L. (2009). Opportunities for the primary prevention of obesity during infancy. Advances in Pediatrics, 56, 107-133.

Rudolf, M. (2009). Tackling obesity through the healthy child program: a framework for action. Leeds: University of Leeds, Leeds Community Healthcare

Shribman, S.,  Billingham, K. (2009). Healthy child programme: pregnancy and the first five years. London: Department of Health.

Método de ensino

 

A UC será implementada através de sessões teórico-práticas, que incluirão a exposição e discussão de conteúdos teóricos essenciais, a pesquisa pelos alunos de informação relevante para os temas em foco, a análise de casos concretos, a modelagem ao vivo e com recurso a vídeos e role-play A obesidade infantil servirá para ilustrar de forma concreta os fundamentos teóricos e a utilização das diferentes competências e estratégias de intervenção junto das famílias, crianças e comunidade.

A avaliação inclui três componentes: participação individual (20%), apresentação oral do trabalho (30%), apresentação escrita do trabalho (50%). Para o trabalho, os alunos deverão planear uma mudança comportamental numa família, partindo de um caso.

Cursos