Escola Nacional de Saúde Pública

Gestão Clínica

Código

9607

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

4.0

Professor responsável

Fernando Leal da Costa

Total de horas

30

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

O objectivo principal do módulo é o de abordar com os futuros responsáveis pela gestão de serviços de saúde alguns conceitos relevantes sobre e para a gestão da qualidade clínica de serviços de saúde.

No final das sessões, os formandos deverão:

Conhecer os conceitos básicos da Clinical Governance e dos Cuidados Baseados na Evidência;

Estar familiarizados com os conceitos fundamentais nas áreas de: estandardização de cuidados, gestão de risco, elaboração de linhas de orientação, auditorias clínicas, avaliação de desempenho clínico, responsabilidade e accountability, qualidade e gestão estratégica e liderança em organizações de saúde.

Pré-requisitos

 

Frequência do CMGS, CMSP ou CEAH.

Conteúdo

 

Temas a abordar:

         Introdução à CG

         Planeamento e Gestão Clínica

         Governança Clínica nas Políticas de Saúde

         Ferramentas da CG

         Liderança em CG

         Qualidade Clínica

         Efetividade e Eficiência Clínica (clinical pathways)

         Auditorias e Avaliação de Serviços Clínicos

         Segurança dos Utentes  

         Erro em Clínica

         Inovação e Avaliação de Tecnologias

         Investigação Clínica

–         Guidelines

Bibliografia

 

Clinical Governance, Improving the Quality of Healthcare for Patients and Service Users, Mary Gottwald and Gail E Landsdown, McGrawHill, 2014

Clinical Governance, A Guide for Implementation for Healthcare Professionals, Rob McSherry e Paddy Pearce, Blackwell, 2010

Clinical Governance in Healthcare Practice, Thoreya Swage, Butterworth- Heinemann, 2004

Advancing Clinical Governance, Myriam Lugon e Jonathan Secker-Walker eds, Royal Society of Medicine Press, 2001

Clinical Risk Modification, Jo Wilson e John Tingle, eds., Butterworth- Heinemann, 1999.


Método de ensino

 

– Sessões teóricas;

– Sessões de trabalho, com trabalho de grupo e estudo de casos

– Assiduidade e participação (20%)

- Discussão de Artigos Selecionados (30%)

– Avaliação final individual (50%)

Cursos