Escola Nacional de Saúde Pública

Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde I

Código

9419

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

4.0

Professor responsável

Luis Ângelo Saboga Nunes

Total de horas

30

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

Familiarizar os profissionais da saúde com os novos conceitos, processos, técnicas, instrumentos e tecnologias próprios da gestão da informação e do conhecimento (GICS) aplicados à saúde; 

Possibilitar um acesso rápido e oportuno ao conhecimento;

Proporcionar as referências e as capacidades técnicas necessárias para analisar, avaliar e utilizar aplicações concretas da GICS em Portugal e na Europa desenvolvendo o saber fazer;  

Assegurar os conhecimentos necessários para contribuir para uma melhoria da GICS no contexto organizacional onde os participantes se situam relativos à situação nacional e mundial saber estar ou ser. 

Pré-requisitos

 

 

Domínio da língua inglesa

 

Conteúdo

 

1     Gestão da informação e do conhecimento em saúde: conceitos e técnicas - aplicação à saúde;

2     Ciber espaço, internet e saúde – das páginas WEB aos portais da saúde, do consumo ao contexto da informação: WEB 1.0, WEB 2.0, WEB 3.0;

3     Influenciar através do conhecimento – os Observatórios de saúde; as comunidades de conhecimento;  “evidência”  e decisão; literacia em saúde e o cidadão aprendente / competente / gestor e criador;

4     Novas soluções tecnológicas para GICS – “contact centers”,  “data mining”, “CRM”, ferramentas de base www (e.g. ustream, Second Life, webblogs, twitter, YouTube, facebook, skype aos outros voips, Inquéritos online, Pordata e bases de dados inclusivas;

5 Fontes de informação e estratégias de análise de informação de saúde; as redes sociais e acção em saúde. 

Da verticalidade à democracia do poder em saúde (capacitação e empoderamento): mudança de paradigma da prática e gestão da informação no ciber-espaço e os novos desafios das profissões ligadas à gestão da doença e promoção da saúde.

Instrumentos de apoio à gestão clínica, apoio ao cidadão no mundo virtual no âmbito da saúde.

Os processos de gestão de informação e conhecimento e contributos das tecnologias da WWW  (e.g fovaritos, páginas, portais, fóruns, chats, castpods, redes sociais).

Avaliação da qualidade no ciber-espaço no campo da promoção da saúde e desafios futuros.

e-health, comunicação electrónica e meta-informação. 

Bibliografia

 

Whittaker,  M.,  et  al.  (2015).  "Preparing  for  the  data  revolution:  Identifying  minimum health  information  competencies  among  the  health  workforce." Human  resources  for health 13 (1)

Uma nova era para a proteção dos dados na UE 2018 - General Data Protection

Regulation – GDPR, https://eugdpr.org

https://ec.europa.eu/commission/sites/beta-political/files/data-protectionfactsheet-changes_pt_1.pdf

Butler-Henderson K 2017, Health information management 2025.  What is required to create a sustainable   profession in the face of digital transformation?

University of Tasmania: Launceston, Australia 

Eastin, M. S. (2001), Credibility Assessments of Online Health Information: The Effects of Source Expertise and Knowledge of Content. Journal of Computer-

Mediated Communication, 6: 0. doi: 10.1111/j.1083-6101.2001.tb00126.x 

Saboga-Nunes, L.– Web-Assisted Tobacco Intervention in portuguese: intentions to make behavioural changes and behavioural changes. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública. UNL, 2012. Tese elaborada no âmbito do Curso de Doutoramento, ministrado pela ENSP. UNL.

Método de ensino

 

Aprendizagem em blended learning activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.

Sessões com exposição e componente aplicada do conhecimento. 

Sessões práticas com resolução de problemas, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.

Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)

Prova de avaliação individual final (40%) com questões de escolha múltipla, de resposta curta e de desenvolvimento, versando sobre a matéria leccionada. 

Cursos