
Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde I
Código
9419
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
4.0
Professor responsável
Luis Ângelo Saboga Nunes
Total de horas
30
Língua de ensino
Português
Objectivos
Familiarizar os profissionais da saúde com os novos conceitos, processos, técnicas, instrumentos e tecnologias próprios da gestão da informação e do conhecimento (GICS) aplicados à saúde;
Possibilitar um acesso rápido e oportuno ao conhecimento;
Proporcionar as referências e as capacidades técnicas necessárias para analisar, avaliar e utilizar aplicações concretas da GICS em Portugal e na Europa desenvolvendo o saber fazer;
Assegurar os conhecimentos necessários para contribuir para uma melhoria da GICS no contexto organizacional onde os participantes se situam relativos à situação nacional e mundial saber estar ou ser.
Pré-requisitos
Domínio da língua inglesa
Conteúdo
1 Gestão da informação e do conhecimento em saúde: conceitos e técnicas - aplicação à saúde;
2 Ciber espaço, internet e saúde – das páginas WEB aos portais da saúde, do consumo ao contexto da informação: WEB 1.0, WEB 2.0, WEB 3.0;
3 Influenciar através do conhecimento – os Observatórios de saúde; as comunidades de conhecimento; “evidência” e decisão; literacia em saúde e o cidadão aprendente / competente / gestor e criador;
4 Novas soluções tecnológicas para GICS – “contact centers”, “data mining”, “CRM”, ferramentas de base www (e.g. ustream, Second Life, webblogs, twitter, YouTube, facebook, skype aos outros voips, Inquéritos online, Pordata e bases de dados inclusivas;
5 Fontes de informação e estratégias de análise de informação de saúde; as redes sociais e acção em saúde.
Da verticalidade à democracia do poder em saúde (capacitação e empoderamento): mudança de paradigma da prática e gestão da informação no ciber-espaço e os novos desafios das profissões ligadas à gestão da doença e promoção da saúde.
Instrumentos de apoio à gestão clínica, apoio ao cidadão no mundo virtual no âmbito da saúde.
Os processos de gestão de informação e conhecimento e contributos das tecnologias da WWW (e.g fovaritos, páginas, portais, fóruns, chats, castpods, redes sociais).
Avaliação da qualidade no ciber-espaço no campo da promoção da saúde e desafios futuros.
e-health, comunicação electrónica e meta-informação.
Bibliografia
Whittaker, M., et al. (2015). "Preparing for the data revolution: Identifying minimum health information competencies among the health workforce." Human resources for health 13 (1)
Uma nova era para a proteção dos dados na UE 2018 - General Data Protection
Regulation – GDPR, https://eugdpr.org
https://ec.europa.eu/commission/sites/beta-political/files/data-protectionfactsheet-changes_pt_1.pdf
Butler-Henderson K 2017, Health information management 2025. What is required to create a sustainable profession in the face of digital transformation?
University of Tasmania: Launceston, Australia
Eastin, M. S. (2001), Credibility Assessments of Online Health Information: The Effects of Source Expertise and Knowledge of Content. Journal of Computer-
Mediated Communication, 6: 0. doi: 10.1111/j.1083-6101.2001.tb00126.x
Saboga-Nunes, L.– Web-Assisted Tobacco Intervention in portuguese: intentions to make behavioural changes and behavioural changes. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública. UNL, 2012. Tese elaborada no âmbito do Curso de Doutoramento, ministrado pela ENSP. UNL.
Método de ensino
Aprendizagem em blended learning activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Sessões com exposição e componente aplicada do conhecimento.
Sessões práticas com resolução de problemas, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.
Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)
Prova de avaliação individual final (40%) com questões de escolha múltipla, de resposta curta e de desenvolvimento, versando sobre a matéria leccionada.
Cursos
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Promoção da Saúde
- Epidemiologia
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Saúde Pública Global
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde Pública
- Medicina do Trabalho
- Erasmus Mundus "Dinâmicas da Saúde e Proteção Social: uma abordagem das ciências sociais"
- Medicina do Trabalho
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Gestão da Saúde
- Promoção da Saúde
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde