NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Pensamento Científico e Investigação

Código

101212

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

2

Professor responsável

Professor Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier

Língua de ensino

Português e Inglês.

Objectivos

Transmitir um conjunto de conhecimentos visando estruturar conceptualmente as bases do pensamento científico (epistemologia, método científico).

Aprofundar conhecimentos sobre observação, hipóteses, previsão, experimentação, e reforçar a capacidade crítica relativamente às dimensões da causalidade, associação, correlação e inferência.

Abordar os modelos de investigação biomédica e clínica, e dar uma panorâmica da organização e funcionamento do sistema científico, incluindo vários tipos de instituição (institutos de investigação, entidades financiadoras, editoras, etc.).

Desenvolver a capacidade crítica dos formandos através a) da apresentação e discussão de projetos de ex-alunos com doutoramento recente, e b) elaboração, apresentação e discussão em grupo de esboço de potencial projeto de investigação.

Desenvolver aptidões para seleção de temas, planeamento do doutoramento, escolha de supervisor e criação de redes de contactos.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

- Conhecimento científico - princípios gerais

- Características do pensamento científico

- Contributos históricos - filosofia da ciência, epistemologia

- Método científico - observação, descrição, experimentação, previsão

- Empirismo, acidente, hipóteses, modelos, teorias e leis

- Tipologia geral dos modelos de investigação

- A questão da causalidade - identificação de causas, correlação de eventos.

- Inferência estatística e inferência causal

- O que é a investigação biomédica e clínica

- Como funciona o sistema científico atual

- Apresentação e discussão de projetos

Bibliografia

Thomas Kuhn. A Estrutura das Revoluções Científicas, Porto Editora, 1998.

Método de ensino

Exposição efetuada pelos docentes (aulas teórico-práticas), trabalho de grupo, e testemunhos de investigadores de referência e de Doutorados que tenham terminado recentemente o Doutoramento em temas relevantes.

Método de avaliação

Os formandos serão avaliados através de três modelos complementares:

- Análise crítica de um trabalho publicado na literatura.

- Apresentação de um trabalho elaborado pelo (s) próprio(s) formando(s).

- Apresentação de um projeto de investigação na área do módulo.

Cursos