
Pensamento Científico e Investigação
Código
101212
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
2
Professor responsável
Professor Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier
Língua de ensino
Português e Inglês.
Objectivos
Transmitir um conjunto de conhecimentos visando estruturar conceptualmente as bases do pensamento científico (epistemologia, método científico).
Aprofundar conhecimentos sobre observação, hipóteses, previsão, experimentação, e reforçar a capacidade crítica relativamente às dimensões da causalidade, associação, correlação e inferência.
Abordar os modelos de investigação biomédica e clínica, e dar uma panorâmica da organização e funcionamento do sistema científico, incluindo vários tipos de instituição (institutos de investigação, entidades financiadoras, editoras, etc.).
Desenvolver a capacidade crítica dos formandos através a) da apresentação e discussão de projetos de ex-alunos com doutoramento recente, e b) elaboração, apresentação e discussão em grupo de esboço de potencial projeto de investigação.
Desenvolver aptidões para seleção de temas, planeamento do doutoramento, escolha de supervisor e criação de redes de contactos.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
- Conhecimento científico - princípios gerais
- Características do pensamento científico
- Contributos históricos - filosofia da ciência, epistemologia
- Método científico - observação, descrição, experimentação, previsão
- Empirismo, acidente, hipóteses, modelos, teorias e leis
- Tipologia geral dos modelos de investigação
- A questão da causalidade - identificação de causas, correlação de eventos.
- Inferência estatística e inferência causal
- O que é a investigação biomédica e clínica
- Como funciona o sistema científico atual
- Apresentação e discussão de projetos
Bibliografia
Thomas Kuhn. A Estrutura das Revoluções Científicas, Porto Editora, 1998.
Método de ensino
Exposição efetuada pelos docentes (aulas teórico-práticas), trabalho de grupo, e testemunhos de investigadores de referência e de Doutorados que tenham terminado recentemente o Doutoramento em temas relevantes.
Método de avaliação
Os formandos serão avaliados através de três modelos complementares:
- Análise crítica de um trabalho publicado na literatura.
- Apresentação de um trabalho elaborado pelo (s) próprio(s) formando(s).
- Apresentação de um projeto de investigação na área do módulo.