
Rotação Laboratorial I
Código
1071001
Créditos
10
Professor responsável
Duarte Barral
Língua de ensino
Português/Inglês
Objectivos
Esta unidade curricular (UC) destina-se a preparar os alunos para a realização de um trabalho laboratorial conducente à prossecução de um doutoramento nas áreas de envelhecimento e doenças crónicas e a expor os alunos a diferentes temas e técnicas laboratoriais com que não estejam familiarizados. Pretende-se que os alunos adquiram competências no laboratório como o planeamento de uma experiência, a realização da mesma e a análise dos resultados. Pretende-se ainda que os alunos consigam interpretar esses mesmos resultados, descobrindo a razão de eventuais falhas e problemas e estratégias para ultrapassar os mesmos. No final, é esperado que o aluno tenha adquirido conhecimentos técnicos específicos e o conhecimento genérico do que é partir de uma questão, encontrar estratégias para a responder e interpretar a resposta que os dados experimentais sugerem. Esta UC preparará os alunos para a comunicação escrita e oral dos resultados obtidos e discussão desses mesmos resultados com uma audiência.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Mecanismos moleculares de doença
- Interação hospedeiro-patogénio
- Morfogénese e reparação de tecidos
- Regulação ciliar e doenças relacionadas
- Oncobiologia
- Doenças metabólicas
- Tráfego neuronal e envelhecimento
- Morte celular e doenças relacionadas
- Resposta imunitária e doenças vasculares
- Doenças respiratórias
- Doenças reumatológicas.
Bibliografia
Molecular cloning : a laboratory manual / Joseph Sambrook, David W. Russell, Cold Spring Harbor, N.Y. : Cold Spring Harbor Laboratory.
Current protocols in Cell Biology, Cell Culture, Imaging and Microscopy, Molecular Biology and Supporting LabTechniques, John Wiley & Sons
International journals of reference such as Nature, Science, Cell, PNAS
Método de ensino
O ensino desta UC será sobretudo prático. Todas as técnicas serão primeiro demonstradas e só depois o aluno, sob supervisão, irá pô-las em prática. Diariamente, será discutido com o orientador o plano das experiências a efetuar e as dúvidas esclarecidas. O aluno deverá perceber porque é que a metodologia em causa é a melhor para responder à pergunta em causa. Será também revisto o protocolo em pormenor. Quando o protocolo terminar ou no mínimo semanalmente o aluno deverá discutir com o orientador os resultados obtidos, a sua interpretação e qual o seguimento mais lógico de determinada experiência.
Método de avaliação
A avaliação terá em conta a elaboração de um relatório escrito que deve ser entregue em data a acordar com o orientador responsável pelo trabalho laboratorial, a apresentação e defesa do mesmo e o parecer do orientador responsável pelo trabalho laboratorial. Cada uma destas componentes terá um peso de 1/3 na nota final.