
Regulação Celular
Código
1091002
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
10
Professor responsável
Helena Luisa de Araújo Vieira
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Os estudantes devem adquirir conhecimentos e conceitos essenciais sobre os diversos aspetos da regulação celular e a sua aplicação à investigação nas áreas das ciências da vida e da saúde. Os alunos devem ainda conhecer as principais abordagens experimentais utilizadas em investigação em diversas áreas da biologia celular e molecular.
Durante as aulas teóricas os alunos são expostos aos desenvolvimentos científicos mais recentes para cada um dos temas tratados incluindo a sua utilização nas publicações científicas mais recentes. Os alunos devem ainda saber identificar, para cada tema específico, os conceitos mais atuais e as principais questões emergentes.
Na componente prática os alunos devem adquirir os conhecimentos e competências que lhes permitam desenhar e executar com sucesso um protocolo que inclui diversas tarefas experimentais habituais em investigação biomédica e relacionadas com o tema das aulas teóricas.
Pré-requisitos
N/a
Conteúdo
Os alunos devem adquirir e aplicar, em contexto de investigação, conceitos fundamentais nas seguintes áreas da regulação celular:
Regulação da expressão genética e reparação de ADN (controlo da transcrição e pós transcrição);
Estrutura e função celular (citoesqueleto e movimento, adesão célula célula e célula matriz);
Tráfego intracelular (endocitose, exocitose, disfunção do tráfego intracelular e doença);
Sinalização celular (moléculas de sinalização e os seus recetores, tradução intracelular do sinal);
Biologia do desenvolvimento e diferenciação;
Regulação do ciclo celular;
Regeneração de órgãos e tecidos;
Regulação da morte celular;
Regulação da proteostase (degradação pelo proteassoma, lisossoma e reenrolamento de proteínas); Controlo de qualidade proteica e autofagia;
Estabilidade da conformação proteica e enrolamento incorreto;
Respostas redox da célula (stress oxidativo e sinalização por ROS);
Regulação mitocondrial da morte celular e do metabolismo celular.
Nas aulas práticas os alunos devem começar por desenhar um protocolo para uma tarefa experimental, relacionada com os temas.
Bibliografia
Método de ensino
Os conceitos fundamentais associados aos conteúdos programáticos são transmitidos através de aulas teóricas que decorrem paralelamente com aulas práticas nas quais o estudante desenvolve e aplica um protocolo experimental relacionado com os temas tratados nas aulas teóricas.
As aulas teóricas funcionam como uma série coerente de seminários proferidos por especialistas nacionais ou estrangeiros a trabalhar em Portugal. O programa das aulas teóricas é desenvolvido em colaboração com outros programas de mestrado ou doutoramento que incluam módulos de formação avançada semelhantes.
As aulas práticas decorrerão em laboratórios do CEDOC|FCM e serão sempre acompanhadas por investigadores desses laboratórios.
A avaliação consiste de um exame escrito (ponderação de 60% para a nota final), da avaliação do planeamento, desenho e execução do protocolo experimental (20% de ponderação para a nota final) e da avaliação da apresentação e discussão dos dados obtidos no trabalho experimental (20% de ponderação para a nota final).
Método de avaliação
A avaliação consiste de um exame escrito (ponderação de 60% para a nota final), da avaliação do planeamento, desenho e execução do protocolo experimental (20% de ponderação para a nota final) e da avaliação da apresentação e discussão dos dados obtidos no trabalho experimental (20% de ponderação para a nota final). O exame escrito terá 20 questões abertas e duração de 2h.
