
Mecanismos de Diferenciação, desenvolvimento e função neuronal
Código
1091009
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Neurociências
Créditos
5
Professor responsável
César Mendes
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Aquisição de conceitos básicos de neurobiologia molecular, nomeadamente aprender quais os mecanismos moleculares responsáveis por processos desde a especificação neuronal, até ao desenvolvimento de neurónios maduros e funcionais. Além dos conhecimentos formais, os alunos devem ainda ficar familiarizados com as principais abordagens experimentais utilizadas nestas áreas de modo a responder a perguntas científicas relevantes. Nas aulas teóricas os alunos serão expostos a seminários lecionados por especialistas em cada área. Terão também que ler artigos científicos relevantes e tentar extrair a informação aprendida previamente. Os alunos serão depois desafiados a apresentar artigos científicos aos seus colegas e a discuti-los de um modo crítico, apresentado pontos fortes e fracos dos artigos, as metodologias utilizadas e conclusões alternativas. No final do módulo, os alunos deverão ser capazes de integrar a informação adquirida e conceber um miniprojeto, que utilize conceitos e técnicas aprendidas durante a UC.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Os estudantes devem adquirir conhecimentos e conceitos básicos nos seguintes tópicos na área de mecanismos básicos neurociência molecular: Especificação de neuroblasto a neurónio; Migração e pathfinding neuronal; Sinaptogenese; Mecanismos de crescimento e manutenção neuronal; Comunicação neuronal; Plasticidade sináptica; Glia no sistema nervoso; Neurodegeneração e neuro regeneração.
Bibliografia
Método de ensino
A metodologia de ensino será baseada numa combinação de seminários de investigação workshops, apresentação de journal clubs, associados a aulas práticas, sempre que possível. O ensino será centrado nos estudantes, com o objetivo de tornar os estudantes independentes e capazes de desenharem e desenvolverem um projeto científico na área da UC. Tipicamente os cursos avançados opcionais envolverão uma componente mais teórica (seminários) e uma componente mais prática baseada no trabalho do estudante.
A avaliação será baseada na apresentação e discussão do trabalho do estudante, participação ao longo da UC, e num documento escrito que permita aferir a aplicação de conhecimentos a situações concretas de investigação na área do curso.
Método de avaliação
A avaliação é feita ao longo da unidade é baseada na performance e participação geral dos alunos (20%), nas apresentações de Journal Club (30%), e nas apresentações/relatórios de case studies (50%)