NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Família, Saúde e Doença: a repetição nas Famílias

Código

11111

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Saúde das Populações

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Teresa Ventura

Língua de ensino

Português

Objectivos

1.      Compreender a importância da abordagem holística em Medicina, com ênfase na família e, particularmente, no fenómeno de transmissão transgeracional de comportamentos e padrões de interação;

2.      Conhecer o contexto social e a organização dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal;

3.      Treinar a realização de entrevistas com foco sistêmico a utentes de unidades de Cuidados de Saúde Primários, em contexto de trabalhos de campo.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1.      Contexto social e de organização de cuidados. Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

2.      Abordagem holística. Teoria geral dos sistemas.

3.      Conceitos de família e tipos de família.

 

4.      Genograma. Definição, construção, indicação e interpretação. Hereditariedade e transmissão de comportamentos.

5.      Transmissão familiar de conceitos e valor da saúde e da doença, crenças sobre saúde e doença, padrões de interação intra e extra-familiares, padrão de utilização dos serviços pelos membros da família. Narrativas familiares. Suporte social.

6.      Revoluções na saúde. Comportamentos de doença. Educação para a saúde. Teorias enquadradoras das atividades de educação para a saúde.

7.      Princípios das intervenções motivacionais.

8.   Princípios enquadradores de uma alimentação saudável. Fatores psicossociais.

Bibliografia

McWhinney IR, Freeman T. Textbook of Family Medicine. New York: Oxford University Press; 2009.

Alarcão M. (Des)Equilíbrios Familiares. Coimbra: Quarteto; 2006.

Rebelo L. Genograma familiar: o bisturi do médico de família. Revista Portuguesa de Clínica Geral 2007;309-17.

Disponível em: http://old.apmgf.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=33568&artId=127

Ogden J. Psicologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores; 2004.

Nunes J. Comunicação em Contexto Clínico. Lisboa; 2010. Disponível em: http://www.mgfamiliar.net/livrocomunic.pdf

 

Método de ensino

1.      Aulas teóricas

2.      Observação de unidades de saúde de cuidados de saúde primários

3.      Entrevistas com doentes

4.      Discussões de grupo

5.      Reflexão crítica em relatórios dos trabalhos de campo.

A aprovação na UC implica a realização dos trabalhos de campo.

 

Método de avaliação

A avaliação assenta em duas componentes:

 

Componente 1 (corresponde a 75% da nota final)

A avaliação classificativa tem por base um portfólio elaborado por cada aluno, no final da unidade curricular, classificado de 0 a 20 valores.

O portfólio deverá ser enviado por via eletrónica, em formato PDF, para o Departamento de Medicina Geral e Familiar até às 24 horas de 28 de Junho de 2018. O não cumprimento do prazo definido implica a não aprovação na unidade curricular.

 

Componente 2 (Corresponde a 25% da nota final)

Teste final, com 40 questões de escolha múltipla, classificado de 0 a 20 valores.

Teste da primeira época: 28 de junho de 2018

 

Nos casos de pedidos de avaliação para melhoria da classificação, esta terá por base apenas um exame escrito.

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