NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Biomedicina - Perspectiva Histórica

Código

11113

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Saúde das Populações

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutora Isabel Amaral

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos gerais: Esta Unidade Curricular será acerca da descoberta do que é a biomedicina e explorar-se-á o que a torna única na história da ciência e na história da medicina. Terá também por objectivo familiarizar o estudante com os desenvolvimentos historiográficos, o que lhes facultará uma ampla perspectiva do contexto histórico e contribuirá para uma tomada de consciência do que é Ciência e do que é História. Objectivos específicos: 1. Contactar com o conceito de biomedicina, a partir da importância do laboratório como ponto de passagem obrigatório; 2. Aplicar o conceito à emergência da visão molecular da vida e doença no século XX.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Conteúdos programáticos

A UC ocupa 14 semanas, com um tema por semana.

Para além dos temas, os conteúdos incluem conceitos: de molecularização, conhecimento tácito, geografia do conhecimento científico (migrações intelectuais e políticas), centro de cálculo, rede, prematuridade, Big Science.

 

Temas

1. Introdução à biomedicina

2. Vitaminas e a dinâmica da molecularização

3. A história das proteínas: Terapêutica molecular a partir do sangue humano – a aventura de Edwin Cohn durante a II Guerra Mundial

4. Paramiloidose de Corino de Andrade

5. A trajectória das lipoproteínas: Entre o laboratório e a clícia médica

6. A história dos primeiros ensaios clínicos dos contraceptivos orais: 1950-1059.

7. A construção social dos factores de risco da doença coronária: Framingham Heart Study

8. Género e Ciência em ‘A dupla hélice’

9. Combate à infecção: Tuberculose

10. A insulina: da descoberta à terapêutica

11. As histórias da penicilina

12. Cancro, perspectiva dos investigadores; cancro, perspectiva dos clínicos

13. A indústria farmacêutica e a investigação biomédica no século XX

14. Breve apresentação dos papers finais pelos estudantes

Bibliografia

Bibliografia geral:

Collingwood, R. G., A Ideia de História, (Lisboa, Editorial Presença 2001)

IV Parte – A história científica; V parte – Epilegómenos

 

Gavroglu, Kostas, O passado das ciências como história, (Porto, Porto Editora, 2007)

 

Kragh, Helge, Introdução à historiografia da ciência, (Porto, Porto Editora, 2001)

 

Löwy, Ilana, Historiography of biomedicine: ‘Bio’, ‘Medicine’ and In Between, Isis, 102:1, 116-122, http://www.jstor.org/stable/10.1086/658661

 

A ciência tal qual se faz, coord. Fernando Gil, (Lisboa, edições João Sá da Costa, 1999)

 

Kuhn, Thomas S., A estrutura das revoluções científicas, (Lisboa, ed. Guerra e Paz, 2009)

 

Canguilhem, Georges, O normal e o patológico, (São Paulo, Editora Forense Universitária, 2009)

 

Bachelard, Gaston, O novo espírito científico, (Lisboa, Edições 70, 1996)

 

Foucault, Michel, Naissace de la clinique, (Paris, Quadrige, 2003) ou O nascimento da clínica, São Paulo, Editora Forense Universitária, 2001)

 

Cambridge illustrated history of medicine, Ed. Roy Porter, (Cambridge, Cambridge University Press, 2006)

 

Alberto Cambrosio et Peter Keating, ‘Qu’est-ce que la biomédecine? repères sócio-historiques’, M/S:médecine sciences, 19:12, 2003, 1280-1287, http://id.erudit.org/iderudit/007405ar

 

Percursos da Saúde Pública nos séculos XIX e XX – a propósito de Ricardo Jorge, coord. I. Amaral, A. Carneiro, T. S. Mota, V. M. Borges, J. L. Dória, (Lisboa, CELOM; 2011)

 

Science in the Twentieh Century, ed. J. Kridge & D. Pestre, (Amsterdam, Harwood Academic Publishers, 1997)

Método de ensino

Haverá uma aula teórico-prática de 2h por semana.

Por cada tema estudar-se-á um artigo de investigação original e um artigo de análise histórica.

Os primeiros 45 minutos serão de exposição teórica, abordando os diferentes conceitos enumerados nos conteúdos programáticos, seguida de discussão. Segue-se a apresentação pelos estudantes do artigo(s) que lhes coube analisarem, em cada tema. Para este efeito os estudantes formarão grupos de dois a três elementos, sendo obrigatória a intervenção de cada um deles nessa apresentação. Esta apresentação terminará com discussão uma vez que na plataforma moodle estrão disponíveis diferentes textos sobre cada um dos temas e cada aluno terá obrigatoriamente de ler um texto.

 

Método de avaliação

Avaliação: Distribuída ao longo do semestre sem exame final. Participação e discussão nas aulas: 50%. Cada aluno realiza um trabalho final de cerca de 15 páginas, de um tema à escolha, quer entre os temas abordados, quer sugeridos pelos estudantes; os trabalhos serão discutidos presencialmente nas datas indicadas para os exames das disciplinas opcionais: 50%.

Avaliação:

Distribuída ao longo do semestre sem exame final.

Os trabalhos serão individuais e discutidos presencialmente nas datas indicadas para os exames das disciplinas opcionais.

Assiduidade: É necessário 2/3 de presenças, não sendo possível oferecer aulas de substituição. É importante o estudante não faltar na aula em que lhe couber fazer a sua apresentação.

 

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