NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Anatomia Patológica

Código

11118

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Genética, Oncologia e Toxicologia Humana

Créditos

10

Professor responsável

Prof.ª Doutora Ana Félix

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Patologia é a área médica que faz a ligação entre as ciências básicas e a prática clínica da Medicina. A Patologia investiga as causas (etiologia), estuda os mecanismos dos principais processos lesionais da doença (patogenia) e identifica a sua expressão morfológica.

Para o entendimento das alterações estruturais e funcionais das células, tecidos e órgãos, os Anátomo-Patologistas usam diversos métodos / técnicas, como são a histopatologia, a

citopatologia, e as técnicas imunológicas, moleculares e bioquímicas, que lhes permitem

formular um diagnóstico, orientar a terapêutica e ajuizar prognósticos.

O modelo de ensino proposto pretende transmitir conceitos e conhecimentos; estimular a

curiosidade científica e o pensamento científico sobre problemas biomédicos; preparar e treinar os estudantes para efectuarem pesquisas originais clínicas e/ou laboratoriais.

 

São objectivos gerais desta disciplina que, no final do semestre, o aluno seja capaz de:

 

1 - conhecer e compreender os princípios básicos das doenças (causas, mecanismos, processos lesionais);

2 - possuir capacidades de observação e dedução para saber identificar e interpretar as alterações morfológicas, os eventos tissulares, celulares e moleculares responsáveis pelos diferentes tipos de patologia;

3 - utilizar adequadamente o vocabulário técnico anátomo-patológico;

4- evidenciar capacidades de aprendizagem e de comunicação científica

 

O curso prático pretende atingir os seguintes objectivos pedagógicos:

 

1. Iniciar os alunos no vocabulário próprio da denominação das lesões e das doenças.

2. Demonstrar os principais padrões histo-patológicos referentes aos grandes grupos lesionais estudados (adaptação celular, lesão e morte celular, inflamação, doenças multissistémicas, alterações da circulação e neoplasias).

3. Demonstrar a correlação clínico-patológica através da integração de dados clínicos e laboratoriais com imagens de lesões macroscópicas e de alterações histológicas.

 

4. Promover o treino descritivo de lesões macro e microscópicas, sob uma forma organizada e hierarquicamente ordenada, e desenvolver capacidades de reconhecer padrões de alterações patológicas elementares.

5. Demonstrar os diferentes procedimentos técnicos e metodológicos que são usados no diagnóstico anátomo-patológico, como forma de transmitir o conhecimento e a integração da especialidade, no contexto do funcionamento hospitalar.

6. Ilustrar a importância da investigação científica e da pesquisa de informação no progresso do conhecimento médico.

7. Promover capacidades de iniciativa conducentes a trabalhos de pesquisa e dotar os alunos de aptidões na identificação, seleccionar, analisar fontes de informação.

 

Pré-requisitos

Esta disciplina tem como pré-requisito o domínio da disciplina de Histologia e Embriologia Humana, pelo que se aconselha aos alunos que frequentam a Unidade Curricular de Anatomia Patológica, o seu estudo prévio.

As aulas práticas são obrigatórias; e, por isso, será efectuado um registo das presenças dos discentes nestas aulas. A marcação de faltas é feita 5 minutos depois da hora do início das aulas. É condição indispensável para a ter nota da avaliação prática contínua ter frequentado, pelo menos, dois terços das aulas práticas. Os alunos sem 2/3 das presenças nas aulas práticas, não terão nota de avaliação contínua, pelo que terão um exame prático final da totalidade da matéria prática.

Conteúdo

AULAS TEÓRICAS

A Anatomia Patológica 

Introdução ao curso e ao modelo pedagógico

3ª Introdução à avaliação macroscopia

4ª Técnicas e métodos em Anatomia Patológica

Autópsia: perspectiva histórica e significado

Autópsia: modelo e introdução técnica

Causas de doença

A célula: alvos de lesão

Adaptação celular: alterações do crescimento e actividade

Adaptação celular: alterações da diferenciação

Lesão celular: causas, mecanismos e agentes

Padrões morfológicos de lesão celular

Acumulação intracelular

Morte celular: características

Morte celular: tipos de necrose. Calcificação

Inflamação: introdução

Inflamação aguda

Inflamação crónica 1

Inflamação crónica 2

Reparação: regeneração

Reparação: cicatrização

Alterações circulatórias: edema, hiperémia, congestão

Obstáculos ao fluxo sanguíneo trombose

Patologia extracelular 1

Obstáculos ao fluxo sanguíneo embolia, outras

Obstáculos ao fluxo sanguíneo: arteriosclerose

Isquémia, Enfartes, Aneurismas e Vasculites 

Neoplasias: conceitos gerais

Neoplasias: epidemiologia

Patologia extracelular 2 e pigmentos

Neoplasias e genes 1

Neoplasias e genes 2

Neoplasias: etiopatogenia 1

Neoplasias: etiopatogenia 2

Progressão das neoplasias 1

Progressão das neoplasias 2

Neoplasias: avaliação morfológica do prognóstico 1

Neoplasias: avaliação morfológica do prognóstico 2

Neoplasias benignas e malignas

Avaliação final do ensino da Anatomia Patológica

 

Aulas práticas:

Lâminas histológicas (L)

Tutoriais (T)

Autópsias (A)

Macroscopia (M)

Casos-problema (C)

Hospital (H)

Congresso (Pathology day)

 

Bibliografia

Livros de apoio:

Kumar V; Abbas AB; Fausto N; Aster JC

Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease

Saunders Elsevier, Philadelphia 2014, 9th edition

Material de apoio:

Estarão disponíveis no site do Departamento:

*Os sumários das aulas teóricas.

*O guia das aulas práticas

*O atlas das lâminas histológicas

*Um glossário em inglês

*O Atlas glossário

 

Método de ensino

O ensino da disciplina inclui:

Aulas teóricas

As aulas expositivas destinam-se a transmitir os conteúdos pedagógicos da disciplina, de um modo sintético. Pretende-se que estas aulas sejam uma introdução aos conceitos da doença e das suas expressões morfológicas. O ensino teórico quer também transmitir a importância da visão integradora dos aspectos clínicos, imagiológicos e morfológicos, que permitem um diagnóstico anátomo-patológico.

As aulas não pretendem substituir o estudo individual em livros de texto, onde os temas

abordados são desenvolvidos.

Serão leccionadas um total de 40 aulas teóricas distribuídas da seguinte forma: 10 aulas teóricas na primeira semana de aulas, seguidas de 2 a 3 aulas semanais até à 13ª semana do calendário lectivo. As aulas serão leccionadas na FCM (ver calendário e temas ). Cada aula teórica têm 50 minutos de duração.

 

Aulas práticas:

Neste ano lectivo (2017-2018), haverá um total de 27 aulas práticas que inclui a aula realizada fora do horário prático que é o congresso Pathology day, com a duração de uma manhã de sábado.

Haverá 8 tipos distintos de aulas:

Lâminas histológicas (L)

Tutoriais (T)

Autópsias (A)

Macroscopia (M)

Casos-problema (C)

Hospital (H)

Congresso (Pathology day)

 

Método de avaliação

Em qualquer das provas de avaliação é necessário uma classificação igual ou superior a 10 valores para obter a aprovação na disciplina.

Avaliação prática

(a nota corresponderá a 30% da nota final)

Esta nota será obtida do seguinte modo (excepto para os alunos que não têm frequência das aulas práticas*):

•avaliação individual durante as aulas práticas (10%)

* esta avaliação será efectuada nas aulas práticas tutoriais e de lâminas e será feita a integração da informação obtida, nas aulas de macroscopia e no Pathology Day.

*avaliação individual intercalar prática AV1 (10%)

*sem eliminação de matéria prática para o exame final prático.

*avaliação individual por exame final prático (10%)

* no horário das aulas práticas na 14ª semana lectiva.

No caso dos alunos faltarem aos momentos de avaliação prática, são classificados com 0(zero) valores; e esses elementos de avaliação entram para o cálculo da média final (exceptonas situações previstas no Regulamento da Faculdade).

A aprovação na avaliação prática em Anatomia Patológica da FCM nos anos lectivos anteriores (2014 a 2017) é válida, não sendo necessário frequentar as aulas práticas.

* Os alunos sem frequência de 2/3 das aulas práticas têm um exame prático final diferente. Este exame consta de uma avaliação prática macro e microscópica exaustiva dos temas das aulas práticas (valendo 30% da nota final da UC). O exame realiza-se na semana destinada à avaliação prática final (14º semana de aulas), em data e local a definir pelo departamento, e que será anunciada no site, pelo menos 15 dias antes. Este exame prático é integrado no curso prático da UC, e é apenas uma oportunidade especial para os alunos que não tendo tido oportunidade de frequentar a maioria das aulas poderem eventualmente recuperar e aceder ao exame escrito no final do semestre; pelo que só se realiza nesta data, não havendo lugar a mais oportunidades no 1º semestre

nem na época especial, nomeadamente não se aplicando a nenhuma das situações de excepções prevista nos Regulamentos.

 

Avaliação teórica

(a nota corresponderá a 70% da nota final)

*exame final escrito no sistema Medquizz (perguntas de vários tipos: escolha múltipla,

abertas, de emparelhamento, etc) nos dias definidos no calendário aprovado pelo

Conselho Pedagógico.

*haverá exame final oral, não obrigatório, para todos os alunos que o requeiram, desde que tenham obtido aprovação final na Unidade Curricular (isto é nota superior a 10 na avaliação prática e na avaliação teórica). A nota final na disciplina será correspondente a este exame oral. A data será marcada no dia seguinte à publicação no Moodle das notas referentes ao exame escrito final.

*revisão de provas de tipo presencial, de acordo com o regulamento pedagógico (artigo33º) e despacho nº2/2017 do Conselho Pedagógico. Em horário a especificar dentro do prazo regulamentar e logo após a recepção, por parte dos SGDA, do total de pedidos)

 

Melhoria de nota

Após inscrição nos Serviços Académicos, a melhoria de nota será sempre feita por exame

oral, nos dias destinados aos exames orais para a época correspondente. Toda a matéria leccionada

na Unidade Curricular (prática e teórica) será objecto de avaliação.

 

Cursos