NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Farmacologia Geral

Código

11119

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos

Créditos

4

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria Emília Monteiro

Língua de ensino

Português

Objectivos

A farmacologia tem como objeto o conhecimento dos fármacos no seu sentido mais abrangente: substâncias, de origem química ou biológica, que interferem com os processos fisiológicos e fisiopatológicos.

Os objetivos de aprendizagem definidos para a Farmacologia Geral remetem para o domínio cognitivo em áreas de progressiva complexidade: memória, compreensão, aplicação e resolução de problemas.

As aulas em pequenos grupos dirigem-se também ao treino de competências de comunicação.

 

Objetivos gerais:

• Identificar alvos gerais que já são e os que podem vir a ser objeto de manipulação farmacológica com fins

terapêuticos

• Identificar os critérios farmacocinéticos e farmacodinâmicos gerais e aplicá-los

à análise de fármacos específicos

• Justificar as ações farmacológicas e as limitações ao uso de fármacos

• Aplicar os critérios de avaliação farmacológica (PK, PD e qualidade) no circuito do medicamento e a situações específicas: genéricos e biossimilares

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

    1. Conceitos gerais em Farmacologia
    2. Da origem dos fármacos à sua comercialização: o ciclo de vida dos medicamentos
    3. Farmacocinética geral
    4. Farmacodinamia geral
    5. Fármacos que são proteínas
    6. Fármacos genéricos e biossimilares
    7. Farmacologia geral da proliferação celular
    8. Farmacologia geral do transporte iónico
    9. Anestésicos locais
    10. Anestésicos gerais
    11. Farmacologia geral da transmissão colinérgica
    12. Farmacologia geral da transmissão adrenérgica
    13. Farmacologia geral da inflamação
    14. Farmacologia geral da histamina
    15. Mecanismos gerais de toxicidade induzida por fármacos
    16. Bases farmacológicas da medicina de precisão

Bibliografia

BASIC & CLINICAL PHARMACOLOGY, B. G. Katzung and A.Trevor, 14th edition, McGrawHill Companies, Inc., 2017

 

RANG & DALE'S PHARMACOLOGY, Rang et al., 8th edition, Elsevier/Churchill Livingstone, 2015

 

PRINCIPLES OF PHARMACOLOGY – The Pathophysiologic Basis of Drug Therapy

D. E. Golan, E.J. Amstrong, A. W. Armstrong, 4th edition,  Wolters Kluwer, 2017

 

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA E SUAS BASES FARMACOLÓGICAS

S.Guimarães, D.Moura e P.Soares da Silva, 6ª edição, Porto Editora, 2014

 

GOODMAN & GILMAN’S THE PHARMACOLOGICAL BASIS OF THERAPEUTICS.

L. L. Brunton, B. C. Knollmann,  R.  Hilal-Dandan, 13th Edition, McGrawHill,

2017

 

Artigos científicos

www.ncbi.nlm.nih.gov

http://pcs.isiknowledge.com

 

Classificação de receptores

http://iuphardb.org

 

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P

www.infarmed.pt

 

Resumo das características dos fármacos aprovados pela agência europeia do medicamento

http://www.emea.europa.eu/htms/human/epar/eparintro.htm

 

Método de ensino

Aulas teóricas:

2 Aulas de 50 min cada por semana

Aulas teórico-práticas:

Sessões de avaliação formativa de uma hora/semana, em pequenos grupos de alunos (máximo 16). Têm como objetivo estimular, consolidar e monitorizar o trabalho individual do aluno ao longo do ano, sobre as matérias abordadas nas aulas teóricas

 

Método de avaliação

A avaliação distribuída tem em conta a atitude e a correção das respostas às questões que lhes são colocadas nas aulas teórico-práticas relativas aos conteúdos das aulas teóricas e corresponde  a 30% da nota final.

 

Prova escrita e oral.

40 perguntas de resposta de escolha múltipla com uma resposta verdadeira, correspondendo a 70% da nota final.

A classificação final dos alunos será posteriormente confirmada pela prova oral. Só serão admitidos a oral os alunos com: classificação igual ou superior a 9,5 valores na prova escrita e classificação ponderada final, igual ou superior a 9,5 valores.  Os alunos  estrangeiros incluídos em programas de mobilidade, podem ser admitidos  a exame oral sem limites de pré-requisitos nas classificações dos exames escritos.

 

A classificação final dos alunos será obtida do seguinte modo:

 

Avaliação distribuída ao longo das aulas teórico-práticas.

1.    Em todas as aulas teórico-práticas será solicitado, especificamente a alguns alunos, aleatoriamente, que resolvam questões relativas aos conteúdos das aulas teóricas anteriores. O desempenho individual dos alunos será avaliado tendo em conta:  a atitude nas aulas (participação adequada e oportuna, pontualidade,   etc.) e a correção das respostas às questões que lhes vão sendo colocadas. 

2.    Os alunos sem assiduidade (que ultrapassem o limite de 1/3 de faltas nas aulas-teórico-práticas) terão obrigatoriamente uma classificação de zero valores na avaliação distribuída, qualquer que seja o estatuto do aluno.

3.    Os alunos com estatutos especiais que os isentem da presença num número mínimo de aulas poderão optar por não ter avaliação distribuída (não se inscreverem numa turma). Neste caso, a classificação que obtiverem na prova escrita corresponderá a 100% da classificação final. Caso se inscrevam numa turma, a classificação que obtiverem na avaliação distribuída, será ponderada na avaliação final. Se optarem pela inscrição numa turma poderão desistir  a qualquer momento da componente de avaliação distribuída. A desistência deve ser formalizada por escrito ao secretariado da UC. Na ausência de desistência formal a classificação que obtiverem na avaliação distribuída, será ponderada na avaliação final.

4.    Considerando que a assiduidade  é proporcional ao número de momentos de avaliação distribuída da aprendizagem,  os alunos que compareçam a todas as aulas  serão bonificados com 0,5 valores.

5.    Para os alunos com  assiduidade não há obrigatoriedade de  se obter uma classificação superior a 9,5 na avaliação distribuída para efeitos de acesso à prova escrita. 

6.    A avaliação distribuída, corresponderá a 30% da nota final.

 

 

Uma prova escrita e uma oral, anuais.

1.       A prova escrita nas épocas normal e recurso será constituída por 40 perguntas de resposta de escolha múltipla com uma resposta verdadeira.  

2.       Na época especial a prova escrita será constituída por perguntas de resposta curta.

3.       A classificação obtida na prova escrita corresponderá a 70% da nota final do aluno.

4.       Para efeitos de aproveitamento final é obrigatório a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores na prova escrita.

5.       A classificação final dos alunos com aproveitamento positivo será posteriormente confirmada ou modificada pela prova oral. Salvo indicações em contrário do regente relativas a situações excecionais, a prova oral é opcional.

6.       Só poderão ser admitidos à oral os alunos que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos: classificação igual ou superior a 9,5 valores na prova escrita e classificação ponderada (com a avaliação distribuída) final, igual ou superior a 9,5 valores.

 

Revisão de exame escrito

Aos alunos que requeiram revisão de prova escrita nos termos do regulamento pedagógico em vigor, será fornecido o enunciado das perguntas que errou e a respectiva resposta do aluno.

 

Melhoria de nota

Não estão previstas modalidades de exame, específicas para melhorias de nota. Os alunos que requeiram melhoria de nota, deverão realizar as provas escritas e orais dos exames das respetivas épocas.

Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores

Os alunos repetentes poderão optar por não se inscreverem numa turma mas as avaliações práticas de anos anteriores não transitam para o  presente ano lectivo. Neste caso, a classificação que obtiverem na prova escrita/oral corresponderá a 100% da classificação final.

 

 

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