
Fundamentos de Neurociências
Código
11121
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos
Créditos
8
Professor responsável
Prof. Doutor Rui Costa
Língua de ensino
Português
Objectivos
Estamos atualmente a viver o período mais excitante do ainda recente campo da neurociência. Avanços tecnológicos permitem fazer agora o que muitos dos primeiros neurocientistas não conseguiam sequer imaginar: gravar atividade neuronal em animais em movimento, ver a atividade de milhares de neurónios ao mesmo tempo, utilizar luz para ativar e inibir populações de neurónios enquanto animais se comportam livremente, ver atividade regional de um cérebro humano utilizando a ressonância magnética funcional e até mesmo gravar a atividade neuronal de pacientes e modular a atividade eléctrica do cérebro como uma ferramenta terapêutica.
A ideia de decifrar o código neuronal tem inspirado cientistas e mesmo chefes de estado que procuram conjugar os esforços de nações inteiras para perceber como o cérebro funciona. Esta é uma das principais demandas científicas da humanidade. Por outro lado, apesar dos avanços formidáveis da medicina, as doenças neuropsiquiátricas permanecem como um dos campos mais desafiantes. A esperança é que os avanços em neurociência permitam avanços também nos aspectos clínicos que envolvem o cérebro.
Seguramente que um dos objectivos principais desta unidade integradora é o ensino dos aspectos da neurociência essenciais à compreensão futura de quadros clínicos neuropsiquiátricos que serão aprofundados nas disciplinas de Neurologia e Psiquiatria. Mas não é apenas este... Também queremos contagiar os alunos com o entusiasmo pelos aspectos mais fundamentais da neurociência, pelo processo da descoberta, para que percebam o caminho que foi traçado até ao presente e consigam perceber também quais os desafios atuais, e eventualmente o que é necessário para os ultrapassar.
Objectivos específicos
O estudante deverá:
- Obter conhecimentos básicos de neurociência que permitam uma visão integrada do sistema nervoso central facilitando a futura aquisição de conhecimentos e competências clínicas, em particular em neurologia e psiquiatria.
- Complementar estes conhecimentos básicos com conteúdos de neurociência fundamental, focando-se no processo de descoberta e não apenas na aprendizagem de factos.
Pré-requisitos
Conteúdo
Tabela 1 Aulas teóricas
Aula # |
Aspectos fundamentais da construção do sistema nervoso | ||
1 |
Um convite para a Neurobiologia |
Rui M. Costa |
11/09/17 |
2 |
Transmissão de informação dentro dos neurónios |
J. Alves da Silva |
11/09/17 |
3 |
Transmissão de informação entre neurónios |
Rita Teodoro |
13/09/17 |
4 |
Metabolismo neuronal e LCR |
Ana Fernandes |
13/09/17 |
5 |
Organização geral e embriologia do sistema nervoso central |
Luís Mascarenhas de Lemos |
20/09/17 |
|
Avaliar a estrutura e função do SNC | ||
6 |
Introdução à neuroimagiologia do SNC |
Isabel Fragata |
22/09/17 |
7 |
Sinais eléctricos à superficie e na profundidade do sistema nervoso |
Albino Oliveira Maia |
27/09/17 |
|
Comportamento | ||
8 |
Medula Espinal |
Diogo Cabral |
29/09/17 |
9 |
Tronco encefálico |
Rafael F. Roque |
04/10/17 |
10 |
Reflexos e controlo neuromuscular |
Carlos Filipe |
06/10/17 |
11 |
Cerebelo |
João Marto |
11/10/17 |
12 |
Núcleos da base e amígdala |
Rafael F.Roque |
13/10/17 |
13 |
Controlo descendente do movimento e 'central pattern generators' |
J. Alves da Silva |
18/10/17 |
14 |
Diencéfalo |
Rafael F.Roque |
20/10/17 |
15 |
Sistemas reguladores do cérebro: sono, alimentação e comportamento sexual |
A. Oliveira-Maia |
25/10/17 |
16 |
Neurobiologia das emoções e afectos |
A. Oliveira-Maia |
27/10/17 |
|
Aprendizagem e funções cognitivas superiores | ||
17 |
Córtex e hipocampo |
João Marto |
03/11/17 |
18 |
Aprender o que valorizar, aprender o que temer |
A. Oliveira-Maia |
08/11/17 |
19 |
Gerar acções e aprender com elas |
Rui M. Costa |
10/11/17 |
20 |
Aprender sobre o mundo e recordar |
J. Alves da Silva |
15/11/17 |
21 |
Neurobiologia da linguagem |
Cath French |
17/11/17 |
|
Sentir e percepcionar o mundo | ||
22 |
Percepcionar o mundo físico I |
J. Alves da Silva |
22/11/17 |
23 |
Percepcionar o mundo físico II |
J. Alves da Silva |
24/11/17 |
24 |
Percepcionar o mundo químico |
A. Oliveira-Maia |
29/11/17 |
|
Fundamentos neurobiológicos das intervenções terapêuticas no SNC | ||
25 |
Sistemas neuromoduladores como alvos das acções de neuropsicofármacos |
Sílvia Conde |
06/12/17 |
26 |
Canais iónicos como alvos das acções dos neuropsicofármacos: Anti-epilepticos, estabilizadores de humor e benzodiazepinas. |
Sílvia Conde |
13/12/17 |
27 |
Manipular a actividade eléctrica do SNC |
Albino Oliveira-Maia |
15/12/17 |
* A atribuição de docente para esta aula está a aguardar confirmação da disponibilidade para as datas propostas
Tabela 2 Aulas práticas e aulas teórico-práticas
Semana |
Aulas de manhã |
Aulas de tarde |
1ª 18 a 22/9 |
Transmissão de informação dentro dos neurónios |
Organização geral do SNC |
Bibliografia
As partes relevantes da bibliografia de base para cada aula serão referidas nos sumários. Quando o conteúdo das aulas não for adequadamente coberto pela bibliografia de base, será referida bibliografia específica nos sumários das aulas.
Método de ensino
1) aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos, com duração não superior a 50 minutos. 2) aulas práticas: Aulas em que há uma interacção e cooperação diretas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos, ou demonstrações experimentais. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma. 3) Aulas teórico-práticas: Aulas desenhadas para promover a discussão e/ou aprofundamento dos conteúdos leccionados nas aulas teóricas (e.g projecção de imagens histológicas, discussão de artigos científicos e casos clínicos com ligação a conceitos de neurociência fundamental). Estas aulas terão um rácio de um professor por turma.
Método de avaliação
A) Formas de avaliação A avaliação dos alunos é composta por uma avaliação prática (30%; 6 valores) e uma avaliação final escrita (70%, 14 valores). B) Critérios de avaliação: Avaliação contínua - A avaliação contínua vai ser realizada ao longo das aulas práticas e teórico-práricas e a nota atribuída representará o consenso dos docentes que irão leccionar as aulas a cada turma. Os seguintes critérios de avaliação serão tidos em conta: o Pensamento crítico Demonstração de capacidade de raciocínio e crítica durante discussões, apresentações e trabalho prático o Conhecimentos demonstração da aquisição de conhecimentos quando questionado pelo docente. o Participação Papel ativo na promoção de debate e discussão durante as aulas práticas e teórico-práticas (e.g. através da colocação de questões pertinentes) - De acordo com o regulamento do MIM da FCM-UNL, os alunos repetentes com frequência das aulas práticas no ano anterior estão isentos de frequentar o curso prático no ano corrente. Os alunos repetentes com frequência das aulas práticas anteriores ao ano lectivo 2016/2017 serão avaliados, exclusivamente, em função da classificação obtida no exame final (i.e o exame passará a valer um máximo de 20 valores, cada pergunta valerá 0.25 valores). Avaliação final Apenas se poderão apresentar a exame os alunos que: 1) preencham os requisitos de assiduidade (2/3 de presenças relativamente ao número total de aulas práticas e teórico-práticas). 2) caso não preencham os requisitos de assiduidade: a. estejam legalmente isentos de um número mínimo de presenças; b. tenham faltas justificáveis ao abrigo de programas de mobilidade, mediante comunicação do Gabinete de Relações Internacionais ao Secretariado da UC (neste caso, os alunos deverão ainda dirigir atempadamente um requerimento ao Regente da UC, solicitando a admissão a exame). Estrutura do exame final 1) Exame escrito com perguntas de escolha múltipla (cinco hipóteses das quais só uma será considerada correta) e figuras para legendar. As perguntas incidem sobre todo o conteúdo leccionado nas aulas (teóricas, práticas e teórico-práticas) e serão distribuídas por forma a cobrirem uniformemente todas as áreas de conhecimento leccionadas. 2) O exame será constituído por 80 perguntas. Cada pergunta valerá 0,175 valores. Só contam as respostas certas. As respostas erradas não descontam à nota final. 3) A aprovação no exame final escrito é obrigatória para obter aprovação na disciplina. A pontuação do exame escrito será adicionada à pontuação obtida na avaliação contínua (6 valores da avaliação contínua e 14 valores da avaliação final). Não há exames orais. 4) Os alunos referidos no ponto 2) do item Avaliação Final serão avaliados exclusivamente em função da classificação obtida no exame final (i.e o exame passará a valer um máximo de 20 valores, cada pergunta valerá 0.25 valores). Calendarização das avaliações 1º época Avaliação escrita 18/1/2018 13h30 2ª época Avaliação escrita 8/2/2018 9h Época especial: 20/7/2018 9h Procedimentos para revisão de prova: Conforme a regulamento pedagógico em vigor.
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