NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Fundamentos de Neurociências

Código

11121

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Rui Costa

Língua de ensino

Português

Objectivos

Estamos atualmente a viver o período mais excitante do ainda recente campo da neurociência. Avanços tecnológicos permitem fazer agora o que muitos dos primeiros neurocientistas não conseguiam sequer imaginar: gravar atividade neuronal em animais em movimento, ‘ver’ a atividade de milhares de neurónios ao mesmo tempo, utilizar luz para ativar e inibir populações de neurónios enquanto animais se comportam livremente, ‘ver’ atividade regional de um cérebro humano utilizando a ressonância magnética funcional e até mesmo gravar a atividade neuronal de pacientes e modular a atividade eléctrica do cérebro como uma ferramenta terapêutica.

A ideia de decifrar o ‘código neuronal’ tem inspirado cientistas  e mesmo chefes de estado que procuram conjugar os esforços de nações inteiras para perceber como o cérebro funciona. Esta é uma das principais demandas científicas da humanidade. Por outro lado, apesar dos avanços formidáveis da medicina, as doenças neuropsiquiátricas permanecem como um dos campos mais desafiantes. A esperança é que os avanços em neurociência permitam avanços também nos aspectos clínicos que envolvem o cérebro.

Seguramente que um dos objectivos principais desta unidade integradora é o ensino dos aspectos da neurociência essenciais à compreensão futura de quadros clínicos neuropsiquiátricos que serão aprofundados nas disciplinas de Neurologia e Psiquiatria. Mas não é apenas este... Também queremos contagiar os alunos com o entusiasmo pelos aspectos mais fundamentais da neurociência, pelo processo da descoberta, para que percebam o caminho que foi traçado até ao presente e consigam perceber também quais os desafios atuais, e eventualmente o que é necessário para os ultrapassar.

 

Objectivos específicos

O estudante deverá:

-          Obter conhecimentos básicos de neurociência que permitam uma visão integrada do sistema nervoso central facilitando a futura aquisição de conhecimentos e competências clínicas, em particular em neurologia e psiquiatria.

-          Complementar estes conhecimentos básicos com conteúdos de neurociência fundamental, focando-se no processo de descoberta e não apenas na aprendizagem de factos.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Tabela 1 – Aulas teóricas

Aula #

Aspectos fundamentais da construção do sistema nervoso

1

Um convite para a Neurobiologia

Rui M. Costa

11/09/17

2

Transmissão de informação dentro dos neurónios

J. Alves da Silva

11/09/17

3

Transmissão de informação entre neurónios

Rita Teodoro

13/09/17

4

Metabolismo neuronal e LCR

Ana Fernandes

13/09/17

5

Organização geral e embriologia do sistema nervoso central

Luís Mascarenhas de Lemos

20/09/17

 

Avaliar a estrutura e função do SNC

6

Introdução à neuroimagiologia do SNC

Isabel Fragata

22/09/17

7

Sinais eléctricos à superficie e na profundidade do sistema nervoso

Albino Oliveira Maia

27/09/17

 

Comportamento

8

Medula Espinal

Diogo Cabral

29/09/17

9

Tronco encefálico

Rafael F. Roque

04/10/17

10

Reflexos e controlo neuromuscular

Carlos Filipe

06/10/17

11

Cerebelo

João Marto

11/10/17

12

 Núcleos da base e amígdala

Rafael F.Roque

13/10/17

13

Controlo descendente do movimento e 'central pattern generators'

J. Alves da Silva

18/10/17

14

Diencéfalo

Rafael F.Roque

20/10/17

15

Sistemas reguladores do cérebro: sono, alimentação e comportamento sexual

A. Oliveira-Maia

25/10/17

16

Neurobiologia das emoções e afectos

A. Oliveira-Maia

27/10/17

 

Aprendizagem e funções cognitivas superiores

17

Córtex e hipocampo

João Marto

03/11/17

18

Aprender o que valorizar, aprender o que temer

A. Oliveira-Maia

08/11/17

19

Gerar acções e aprender com elas

Rui M. Costa

10/11/17

20

Aprender sobre o mundo e recordar

J. Alves da Silva

15/11/17

21

Neurobiologia da linguagem

Cath French

17/11/17

 

Sentir e percepcionar o mundo

22

Percepcionar o mundo físico I

J. Alves da Silva

22/11/17

23

Percepcionar o mundo físico II

J. Alves da Silva

24/11/17

24

Percepcionar o mundo químico

A. Oliveira-Maia

29/11/17

 

Fundamentos neurobiológicos das intervenções terapêuticas no SNC

25

Sistemas neuromoduladores como alvos das acções de neuropsicofármacos

Sílvia Conde

06/12/17

26

Canais iónicos como alvos das acções dos neuropsicofármacos: Anti-epilepticos, estabilizadores de humor e benzodiazepinas.

Sílvia Conde

13/12/17

27

Manipular a actividade eléctrica do SNC

Albino Oliveira-Maia

15/12/17

 

* A atribuição de docente para esta aula está a aguardar confirmação da disponibilidade para as datas propostas

Tabela 2 – Aulas práticas  e aulas teórico-práticas

Semana

Aulas de manhã

Aulas de tarde

1ª– 18 a 22/9

Transmissão de informação dentro dos neurónios

Organização geral do SNC

Bibliografia

  1. Principles of Neurobiology, Liquin Luo (1st edition), 2016, Garland Science
  2. Clinical Neuroanatomy Richard S. Snell (7a Edição) (2009) Lippincott Williams & Wilkins

 

As partes relevantes da bibliografia de base para cada aula serão referidas nos sumários.

Quando o conteúdo das aulas não for adequadamente coberto pela bibliografia de base, será referida bibliografia específica nos sumários das aulas.

 

Método de ensino

1)      aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos, com duração não superior a 50 minutos.

2)      aulas práticas: Aulas em que há uma interacção e cooperação diretas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos, ou demonstrações experimentais. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.

3)      Aulas teórico-práticas: Aulas desenhadas para promover a discussão e/ou aprofundamento dos conteúdos leccionados nas aulas teóricas (e.g projecção de imagens histológicas, discussão de artigos científicos e casos clínicos com ligação a conceitos de neurociência fundamental). Estas aulas terão um rácio de um professor por turma.

 

Método de avaliação

A) Formas de avaliação

A avaliação dos alunos é composta por uma avaliação prática (30%; 6 valores) e uma avaliação final escrita (70%, 14 valores).

 

B) Critérios de avaliação:

 

Avaliação contínua

-          A avaliação contínua vai ser realizada ao longo das aulas práticas e teórico-práricas e a nota atribuída representará o consenso dos docentes que irão leccionar as aulas a cada turma. Os seguintes critérios de avaliação serão tidos em conta:

o   Pensamento crítico – Demonstração de capacidade de raciocínio e crítica durante discussões, apresentações e trabalho prático

o   Conhecimentos – demonstração da aquisição de conhecimentos quando questionado pelo docente.

o   Participação – Papel ativo na promoção de debate e discussão durante as aulas práticas e teórico-práticas (e.g. através da colocação de questões pertinentes)

-          De acordo com o regulamento do MIM da FCM-UNL, os alunos repetentes com frequência das aulas práticas no ano anterior estão isentos de frequentar o curso prático no ano corrente. Os alunos repetentes com frequência das aulas práticas anteriores ao ano lectivo 2016/2017 serão avaliados, exclusivamente, em função da classificação obtida no exame final (i.e o exame passará a valer um máximo de 20 valores, cada pergunta valerá 0.25 valores).

 

 

Avaliação final

Apenas se poderão apresentar a exame os alunos que:

1)      preencham os requisitos de assiduidade (2/3 de presenças relativamente ao número total de aulas práticas e teórico-práticas).

2)      caso não preencham os requisitos de assiduidade:

a.       estejam legalmente isentos de um número mínimo de presenças;

b.      tenham faltas justificáveis ao abrigo de programas de mobilidade, mediante comunicação do Gabinete de Relações Internacionais ao Secretariado da UC (neste caso, os alunos deverão ainda dirigir atempadamente um requerimento ao Regente da UC, solicitando a admissão a exame).

 

Estrutura do exame final

1)      Exame escrito com perguntas de escolha múltipla (cinco hipóteses das quais só uma será considerada correta) e figuras para legendar. As perguntas incidem sobre todo o conteúdo leccionado nas aulas (teóricas, práticas e teórico-práticas) e serão distribuídas por forma a cobrirem uniformemente todas as áreas de conhecimento leccionadas.

2)      O exame será constituído por 80 perguntas. Cada pergunta valerá 0,175 valores. Só contam as respostas certas. As respostas erradas não descontam à nota final.

3)      A aprovação no exame final escrito é obrigatória para obter aprovação na disciplina. A pontuação do exame escrito será adicionada à pontuação obtida na avaliação contínua (6 valores da avaliação contínua e 14 valores da avaliação final). Não há exames orais.

4)      Os alunos referidos no ponto 2) do item ‘Avaliação Final’ serão avaliados exclusivamente em função da classificação obtida no exame final (i.e o exame passará a valer um máximo de 20 valores, cada pergunta valerá 0.25 valores).

Calendarização das avaliações

 

1º época

Avaliação escrita – 18/1/2018 13h30

2ª época

Avaliação escrita – 8/2/2018 9h  

Época especial:

20/7/2018 9h

 

 

 

Procedimentos para revisão de prova:

Conforme a regulamento pedagógico em vigor.

 

Cursos