
Global Health
Código
11135
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Saúde das Populações
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Benedetto Saraceno
Língua de ensino
Português
Objectivos
Entender os determinantes dos problemas de saúde e a relação entre saúde e desenvolvimento político, social e económico.
Assegurar uma base a partir da qual os estudantes poderão construir o seu próprio currículo em Saúde Global, com os cursos oferecidos pela Universidade Nova de Lisboa.
Enquadrar as atividades de ensino da unidade numa perspetiva das Doenças Não Transmissíveis e de Saúde Mental.
Resultados pretendidos da aprendizagem:
-Compreender os desafios da saúde global nos países em desenvolvimento.
-Compreender a lacuna de recursos humanos e as suas implicações no acesso a cuidados.
-Compreender o papel da cooperação internacional em saúde global.
-Familiarizar-se com os principais Relatórios Internacionais, Declarações, Documentos Seminais e Iniciativas.
-Aprender sobre os processos formais e informais de chegar a consensos entre Governos: a diplomacia da saúde.
-Compreender a noção de Medicamentos Essenciais.
-Compreender os desafios especiais colocados pelas Emergências Complexas.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução à saúde global:
Introdução aos principais conceitos e princípios que regem a prática da saúde global.
2. Saúde Mental Global:
Análise dos principais dados epidemiológicos globais sobre a carga das doenças mentais, neurológica e de abuso de substâncias.
3. Doenças Não Transmissíveis:
Status atual das doenças não transmissíveis e apresentação de um guia de ação para reverter a epidemia existente.
4. Diplomacia da Saúde: o exemplo da Estratégia Global para reduzir o uso nocivo do Álcool:
Situação atual do uso nocivo de álcool e uma análise dos processos diplomáticos que levaram à aprovação da estratégia global sobre álcool da OMS.
5. O conceito de Medicamentos Essenciais:
Os estudantes aprenderão a importância de ligar a escolha de medicamentos às necessidades de saúde prioritárias de uma população.
6. Emergências Complexas:
Efeitos na saúde mental de emergências complexas (catástrofes naturais ou provocadas pelo homem, incluindo guerras.
Bibliografia
1.
Método de ensino
A Unidade Curricular será ministrada utilizando aulas teórico-práticas
A Unidade Curricular será ministrada utilizando dois métodos:
a) Apresentação formal pelo professor
b) Discussões plenárias sobre temas específicos e controversos
Cada tema será introduzido por uma apresentação formal em PowerPoint. Esta apresentação será publicada na plataforma Moodle, juntamente com referências a artigos científicos relevantes. Durante e após a apresentação será incentivada uma discussão plenária sobre os temas controversos.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos é feita através de um exame escrito. A avaliação de conhecimentos será feita através de um questionário de escolha múltipla, cujo conteúdo estará relacionado com o conjunto de 300 diapositivos disponíveis no Moodle.