NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ginecologia e Obstetrícia (Estágio parcelar)

Código

11143

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Medicina da Mulher, Infância e Adolescência

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Teresa Ventura

Língua de ensino

Português

Objectivos

É esperada a observação e/ou realização de vários procedimentos na área de G/O tendentes à aquisição de autonomia crescente. As tarefas efectuadas deverão ser mencionadas no relatório final de estágio a entregar ao tutor, o qual deverá autenticar os registos do log book.

Quadro de competências/procedimentos esperados

Competência nível 1 - designa o conhecimento e compreensão das razões para a realização da competência /procedimento/ver realizar ou ajudar

Competência nível 2 - designa a capacidade de realizar a competência/procedimento com supervisão

Competência nível 3 - designa a capacidade de realizar a competência/procedimento sem supervisão ou como rotina

 

Produtos de aprendizagem teórica esperada no final do estágio

Ginecologia

Alterações do ciclo menstrual: diagnóstico e terapêutica

Rastreios em ginecologia

Infecções ginecológicas comuns: diagnóstico e terapêutica

Patologia mamária principal

Menopausa

Uroginecologia

 

Obstetrícia

Aconselhamento pré concepcional

Vigilância da gravidez normal

Reconhecimento de gravidez de risco

Patologias obstétricas na actividade hospitalar

Interpretação de exames complementares

Discussão de diagnósticos e terapêuticas

Reconhecer sintomas e sinais de trabalho de parto

O aluno deverá ainda apresentar uma sessão de 10 min (caso clínico, revisão de tema ou jornal clube), de preferência relacionado com caso(s) clínico(s) presenciado(s), resultante de trabalho elaborado durante o estágio e integrado nas reuniões ou outros eventos científicos do serviço.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

O estágio profissionalizante de G/O dura 4 semanas e funciona num contexto de maior responsabilização individual e de integração em equipa. Como objectivos gerais, visa proporcionar a aquisição de atitudes e competências em ginecologia e em obstetrícia, indispensáveis à boa prática médica. Pretende-se que os alunos sejam integrados na prática clínica hospitalar de forma tutelada, acompanhando sempre que possível o tutor na sua actividade, observando e/ou realizando procedimentos fundamentais para o seu exercício profissional futuro. Os conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos ao longo do curso e principalmente na cadeira de ginecologia e obstetrícia do 4º ano, deverão ser aqui sedimentados e enquadrados na medicina da mulher.

 

Bibliografia

Beckmann C et al (2014). Obstetrics and Gynecology, 7th Edition, Lippincot Williams & Wilkins (The American College of Obstetricians and Gynecologists). ISBN 978-1-4511-4431-4

De Cherney et Nathan (2012). Current Obstetric & Gynecologic Diagnosis & Treatment, 11st Edition, The Mc Graw-Hill Companies Inc, ISBN 978-0-07-174267-2

Monga A, Dobbs S (2011).  Gynaecology by Ten Teachers, 19th Edition, Hodder et Stoughton Ltd, ISBN: 978-0-340-983-546

Baker P, Kenny L (2011). Obstetrics by Ten Teachers, 19 th Edition, Hodder et Stoughton Ltd, ISBN: 13: 978-0-340-98353-9

Graça LM et al (2010). Medicina Materno-Fetal. 4ª ed. Lidel- Edições Técnicas Lda. ISBN 978-972-757

SPEDM, SPD, SPOMMF, SPP (2016). Relatório de Consenso sobre a Diabetes e Gravidez http://www.spd.pt/images/consenso_dg_atualizacao2016.pdf

SPDC (2011). Consensos sobre contracepção

Sites recomendados:

Direcção Geral de Saúde                               www.dgs.pt

Sociedade portuguesa de contracepção       www.spdc.pt

Organização Mundial de Saúde                    www.who.int/

 

Método de ensino

Nesta UC o ensino clínico é simultâneo à atividade assistencial e o rácio docente: aluno é de 1:1

As modalidades pedagógicas a utilizar são: acompanhamento do tutor no período de trabalho diário (consultas, enfermaria, ambulatório, bloco, técnicas diagnósticas), frequência do serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia 12h por semana, integrado na equipa do tutor; um Workshop por período de estágio (4 semanas): o aluno dispõe de 10 min para apresentar o seu trabalho, devendo a data ser definida no início; elaboração de relatório final de estágio pelo aluno, que será avaliado pelo tutor. Os estágios deverão integrar-se nas diversas actividades assistenciais e de investigação do serviço, incluindo as reuniões semanais. O aluno deverá ser integrado de acordo com a respectiva norma vigente no serviço e ter conhecimento dos procedimentos administrativos inerentes à actividade clínica. Tendo em conta a vertente profissionalizante desta UC, o aluno deverá participar na realização de histórias clínicas, praticar técnicas e procedimentos, ter contacto com familiares e outros profissionais em temas de abordagem multidisciplinar. O registo destas competências/aquisições deve ser feito na caderneta de desempenho (log-book). 

Método de avaliação

Classificação final= Urgência 0,3 + Obstetrícia 0,3 + Ginecologia 0,3 + Relatório 0,1

Parâmetros

Assiduidade

Participação

Relacionamento

História Clínica

Registos

Conhecimentos teóricos

SU, Obst, Gin

0,0 -3,0

0,0 - 3,0

0,0 - 3,0

0,0 – 4,0

0,0 – 3,0

0,0 - 4,0

 

 

 

 

 

 

 

Workshop

Estrutura

Clareza

Objectividade

Comunicação

Tempo

Discussão

 

0,0 – 4,0

0,0 – 2,0

0,0 – 2,0

0,0 – 4,0

0,0 – 4,0

0,0 – 4,0

 

 

 

 

 

 

 

Outros parâmetros

Pontualidade

Capacidade de Iniciativa

Elaboração atempada do relatório

Apresentação das presenças e logbook

Interesse

Discussão da avaliação do desempenho

 

A avaliação será contínua ao longo do estágio, sem avaliação final e de acordo com o regulamento em vigor para o mestrado integrado em Medicina da FCM-UNL.

São aspectos a valorizar na avaliação:

- pontualidade

- assiduidade (por exemplo, aulas do Harrison e outros compromissos devem ser incluídos no horário combinado com os tutores no início de cada estágio e respeitados por todos)

- capacidade de iniciativa (por exemplo, ir à enfermaria ver os doentes operados na véspera, fazer os diários clínicos)

- conhecimentos teóricos (por exemplo, antes de ir a uma consulta específica saber os fundamentos básicos e as patologias principais, ou saber o que é um exame complementar específico e quais as alterações mais frequentes)

- elaboração atempada do relatório (e eventual discussão presencial ou de acordo com as indicações do tutor)

A nota final será expressa em valores de zero a vinte e será calculada de acordo com a fórmula (ver pág. 9)

Classificação final= Urgência 0,3 + Obstetrícia 0,3 + Ginecologia 0,3 + Relatório 0,1

Os critérios referidos na tabela da página 9 deverão ser seguidos em todos os polos de realização do estágio. A assiduidade é um componente da avaliação, estando previsto pelo menos 2/3 de presenças registadas pelo aluno e validadas pelo assistente. Não há regime supletivo para quem falta mais de 1/3. Tratando-se de um estágio, os alunos com estatutos especiais também não poderão ter avaliação complementar.

A avaliação do desempenho da prática clínica será contínua e ficará a cargo do(s) respectivo(s) assistente(s). Esta avaliação é complementada pela apresentação do workshop (apenas complementa a avaliação contínua) e do relatório final (10% da nota final).

O relatório final deverá ter entre 5-7 páginas, ser entregue no ultimo dia de estágio e ser revisto pelo(s) tutor(es) em presença ou conforme acordado no início do estágio.

As notas devem ser dadas no prazo máximo de 5 dias após a conclusão do estágio, sendo reportadas para Natasha Feijó (secretária da FCM, em funções na MAC) e para Teresa M Ventura (coordenadora do estágio). Ao aluno compete entregar atempadamente os materiais de avaliação, incluindo folha de assiduidade e o relatório final.

 

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