NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Saúde Mental (Estágio parcelar)

Código

11147

Unidade Orgânica

Nova Medical Schoo l |Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Saúde das Populações

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Miguel Talina

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem constam do documento “Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education”. A nível das atitudes, procura-se que os estudantes internalizem um conjunto de preceitos relativos à prática médica, à relação inter-pessoal com doentes e famílias e à própria psiquiatria enquanto disciplina médica.

No que se refere aos conhecimentos e às competências, procura-se que os estudantes integrem no seu modelo de pensamento a perspectiva biopsicosocial, englobando não apenas as diferentes perturbações psiquiátricas, como também os aspectos psicológicos das doenças somáticas e os dados das ciências fundamentais com impacto no desenvolvimento de intervenções terapêuticas.

Assim, foram definidas as seguintes competências:

·         Identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do indivíduo.

·         Identificar elementos patológicos na personalidade, comportamentos e relacionamento inter-pessoal.

·         Situar o doente no seu contexto social, laboral e familiar.

·         Avaliar as capacidades funcionais dos doentes.

·         Identificar situações individuais e sociais de risco.

·         Recolher, registar e elaborar a informação de modo a obter um diagnóstico global.

·         Saber aplicar as regras básicas de referenciação de indivíduos com problemas de saúde mental.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

O estágio de Saúde Mental foca-se em duas dimensões principais: (i) actividade clínica nas áreas de psiquiatria de adultos e da pedopsiquiatria e (ii) sessões teórico-práticas. Os conteúdos estão descritos no documento “Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education”. Os seminários teórico-práticos incluem os seguintes temas (leccionados em Português):

·         Exame do Estado Mental

·         Aplicação de entrevista diagnóstica estruturada

·         Abordagem do doente em agitação psicomotora

·         Abordagem do doente após tentativa de suicídio

·         Avaliação das funções cognitivas

·         Abordagem da questão do estigma em saúde mental

 

Bibliografia

·         Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, 6th Edition. Londres, Oxford Medical Publications

        http://oxfordmedicine.com/view/10.1093/med/9780199605613.001.0001/med-9780199605613

·         Instrumentos de avaliação psiquiátrica / Research tools :  MINI, MMSE

·         Documento “Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education”

 

Método de ensino

Nos primeiros dois dias do estágio o ensino é baseado em aulas teóricas (de conteúdo prático), que incluem os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:

·         Estudo e discussão de casos

·         Apresentação de vídeos

·         Resolução de problemas

·         Role playing 

·         Apresentações de temas (eg, estigma)

No restante período, o estágio é centrado na prática clínica em Psiquiatria e Saúde Mental (adultos e/ou pedopsiquiatria), decorrendo nos serviços protocolados com a NMS/FCM.

 

Método de avaliação

A avaliação é contínua, com discussão de um relatório de actividades no último dia do estágio.

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