
Saúde Mental (Estágio parcelar)
Código
11147
Unidade Orgânica
Nova Medical Schoo l |Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Saúde das Populações
Créditos
6
Professor responsável
Prof. Doutor Miguel Talina
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os objectivos de aprendizagem constam do documento Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education. A nível das atitudes, procura-se que os estudantes internalizem um conjunto de preceitos relativos à prática médica, à relação inter-pessoal com doentes e famílias e à própria psiquiatria enquanto disciplina médica.
No que se refere aos conhecimentos e às competências, procura-se que os estudantes integrem no seu modelo de pensamento a perspectiva biopsicosocial, englobando não apenas as diferentes perturbações psiquiátricas, como também os aspectos psicológicos das doenças somáticas e os dados das ciências fundamentais com impacto no desenvolvimento de intervenções terapêuticas.
Assim, foram definidas as seguintes competências:
· Identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do indivíduo.
· Identificar elementos patológicos na personalidade, comportamentos e relacionamento inter-pessoal.
· Situar o doente no seu contexto social, laboral e familiar.
· Avaliar as capacidades funcionais dos doentes.
· Identificar situações individuais e sociais de risco.
· Recolher, registar e elaborar a informação de modo a obter um diagnóstico global.
· Saber aplicar as regras básicas de referenciação de indivíduos com problemas de saúde mental.
Pré-requisitos
Conteúdo
O estágio de Saúde Mental foca-se em duas dimensões principais: (i) actividade clínica nas áreas de psiquiatria de adultos e da pedopsiquiatria e (ii) sessões teórico-práticas. Os conteúdos estão descritos no documento Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education. Os seminários teórico-práticos incluem os seguintes temas (leccionados em Português):
· Exame do Estado Mental
· Aplicação de entrevista diagnóstica estruturada
· Abordagem do doente em agitação psicomotora
· Abordagem do doente após tentativa de suicídio
· Avaliação das funções cognitivas
· Abordagem da questão do estigma em saúde mental
Bibliografia
· Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, 6th Edition. Londres, Oxford Medical Publications
http://oxfordmedicine.com/view/10.1093/med/9780199605613.001.0001/med-9780199605613
· Instrumentos de avaliação psiquiátrica / Research tools : MINI, MMSE
· Documento Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education
Método de ensino
Nos primeiros dois dias do estágio o ensino é baseado em aulas teóricas (de conteúdo prático), que incluem os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:
· Estudo e discussão de casos
· Apresentação de vídeos
· Resolução de problemas
· Role playing
· Apresentações de temas (eg, estigma)
No restante período, o estágio é centrado na prática clínica em Psiquiatria e Saúde Mental (adultos e/ou pedopsiquiatria), decorrendo nos serviços protocolados com a NMS/FCM.
Método de avaliação
A avaliação é contínua, com discussão de um relatório de actividades no último dia do estágio.