NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Biologia do Desenvolvimento Embrionário

Código

11162

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Medicina Celular e Molecular

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor José Belo

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo desta UC é dar ao aluno uma visão aprofundada do conhecimento actual das bases genéticas, moleculares e morfogenéticas das fases iniciais do desenvolvimento embrionário animal. O estudo da Biologia do Desenvolvimento será aprofundado para além da matéria que é dada na cadeira de Tecidos Células e Moléculas de forma a dar aos alunos uma base sólida de conhecimentos que poderão vir a ser importantes no para o estudo da Embriologia Humana e na área da Medicina Regenerativa. Esta UC dará aos alunos conhecimentos que serão complementares de temáticas de outras UC, em particular em Histologia e Embriologia Humana e Medicina Regenerativa. O programa será ajustado para minimizar a sobreposição com a UC Tecidos Células e Moléculas. 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Introdução
Conceitos básicos em Biologia do Desenvolvimento.

Introdução à Drosophila, Galinha, Xenopus, Zebrafish e Ratinho como sistemas modelo.

Expressão genética e diferenciação celular.

Expressão genética e padronização corpo.

Criação de eixos do corpo nos vertebrados.

Estabelecimento de assimetrias durante o desenvolvimento.


Morfogénese.
Regulação da polarização e adesão celular.

Migração celular polarizada e migração celular transepitelial.

Morfogénese dos tecidos e organogénese.

Cicatrização e regeneração dos tecidos.

Desenvolvimento pós-embrionário.

Células estaminais e homeostase. Envelhecimento.

I. Conteúdos/temas:

 

AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS-Biologia Desenvolvimento Embrionário História

Horário: Quintas – Feiras das 9h:00-11h:00

 

 

 

Temas

1ª Aula Teórica

01/3

- Introdução à Biologia do Desenvolvimento e perspectiva histórica. Características comuns em desenvolvimento: desenvolvimento inicial, eixos e simetria, movimentos morfogenéticos. Abordagens experimentais mais comuns nos diferentes modelos.

Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 1, 3

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 1-2-4

2º Aula Teórica

08/3

- Estrutura dos gâmetas, espermatogénese, oogénese. Fertilização.

- Animais modelo mais utilizados em estudos de Biologia do Desenvolvimento. Primeiras etapas do desenvolvimento embrionário em vertebrados. A gastrulação e estabelecimento dos eixos.

Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 4, 8

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 2, 6-10

3ª Aula Teórica

15/3

- Primeiras etapas do desenvolvimento embrionário em vertebrados – cont.

- Principais momentos do desenvolvimento inicial humano e correlação comparativa com os outros animais modelo.

Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 8, 9

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 6-10

Larsen’s Human Embryology (2009), Capítulos 1-3

4ª Aula Teórica

22/3

-  Fases iniciais do desenvolvimento de invertebrados, o exemplo da Drosophila. Os gradientes morfogenéticos e o estabelecimento de padrões de desenvolvimento embrionário.

Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulo 6

5ª Aula Teórica

05/4

- Estabelecimento dos folhetos embrionários: ectoderme; mesoderme; e endoderme. Formação dos eixos embrionário Dorsal-Ventral. A diferenciação celular e controlo da expressão genética.

Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 8-9

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 7-10

Larsen’s Human Embryology (2009), Capítulo 3

6ª Aula Teórica

12/4

 - Formação dos eixos embrionários Anterior-Posterior e Esquerdo-Direito. O papel do nó e dos cílios no estabelecimento das assimetrias L-R. A diferenciação celular e controlo da expressão genética.

Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 8-9

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 7-10

Larsen’s Human Embryology (2009), Capítulo 3

7ª Aula Teórica

19/4

- Formação e diferenciação do tubo neural. Eixo D-V e A-P. Migração e diferenciação da crista neural. Doenças humanas associadas.

Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 10-11

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulo 14

Larsen’s Human Embryology (2009), Capítulo 4

8ªAula Teórica

26/4

- Desenvolvimento da Mesoderme. Somitogénese e Miogénese. Formação e padronização dos sómitos. Desenvolvimento dos membros e órgãos. Malformações cardíacas e doenças humanas. Principais vias de sinalização envolvidas no desenvolvimento embrionário.

Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 12-14

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulo 15

Larsen’s Human Embryology (2009), Capítulo 12

9º Aula Teórica

10/5

 – Evolução e desenvolvimento. O código Hox e o seu papel numa perspectiva evolutiva. Implicações biomédicas da Biologia do Desenvolvimento.

Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulo 20

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 18, 20

10ª Aula Teórica

17/5

- Desenvolvimento pós-embrionário. Células estaminais e homeostase. Envelhecimento.

Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 16, 17

J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulo 18

11ª Aula Prática

24/5

 

- Observação de embriões de modelos animais em desenvolvimento.

 

 

12ª Aula Prática

07/6

- Observação de embriões de modelos animais em desenvolvimento.

 

13ª Aula Teórica/Prática

14/6

- Apresentação de artigos ou temas pelos alunos.

 

14ª Aula Teórica/Prática

 

- Apresentação de artigos ou temas pelos alunos.

 

Bibliografia

- Developmental Biology, 10th Edition (2013). Scott F. Gilbert, Sinauer Associates

 

- Larsen’s Human Embryology, Gary Schoenwolf, Steven Bleyl, Philip Brauer and Philippa Francis-West. Churchill Livingstone, 4th Edition, 2009.

 

- Essential Developmental Biology, 2nd Rev. Edition, 2006. Jonathan M. W. Slack. Blackwell Publishing,

Método de ensino

As primeiras 10 aulas serão teóricas e servirão para os docentes apresentarem os conteúdos desta UC (cada aula corresponde a duas sessões de 50 min). A aula seguinte será prática (aprox. 2 hrs)  e permitirá aos alunos observar o desenvolvimento embrionário de animais modelo. As seguintes 3 aulas serão teórico-práticas (cada aula terá duas sessões de 50 min). Em duas dessas aulas os alunos serão divididos em grupos e cada grupo apresentará um artigo científico relacionado com os temas da UC. Na última aula serão discutidos os conceitos e mecanismos fundamentais da Biologia do Desenvolvimento que foram abordados nas várias aulas.

Método de avaliação

a) Formas de avaliação:

     - 75% Por avaliação final (“exame”)

     - 25% Por avaliação das apresentações de artigos

b)  Os critérios de avaliação serão as notas no exame, relatório e apresentações. A presença nas aulas teóricas é facultativa mas a presença nas aulas prática e teórico-práticas é obrigatória.

c) No exame escrito os alunos têm de obter aprovação a 47,5% da classificação do teste (equivalente a 9,5 valores em 20,0).

d) As avaliações práticas dos anos letivos anteriores não são válidas.

e) A calendarização das avaliações (data, hora e local) será divulgada on-line na página da faculdade (Moodle).

f) Os procedimentos para consulta de prova serão divulgados on-line  (Moodle).

Cursos