
Biologia do Desenvolvimento Embrionário
Código
11162
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Medicina Celular e Molecular
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor José Belo
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo desta UC é dar ao aluno uma visão aprofundada do conhecimento actual das bases genéticas, moleculares e morfogenéticas das fases iniciais do desenvolvimento embrionário animal. O estudo da Biologia do Desenvolvimento será aprofundado para além da matéria que é dada na cadeira de Tecidos Células e Moléculas de forma a dar aos alunos uma base sólida de conhecimentos que poderão vir a ser importantes no para o estudo da Embriologia Humana e na área da Medicina Regenerativa. Esta UC dará aos alunos conhecimentos que serão complementares de temáticas de outras UC, em particular em Histologia e Embriologia Humana e Medicina Regenerativa. O programa será ajustado para minimizar a sobreposição com a UC Tecidos Células e Moléculas.
Pré-requisitos
Conteúdo
Introdução
Conceitos básicos em Biologia do Desenvolvimento.
Introdução à Drosophila, Galinha, Xenopus, Zebrafish e Ratinho como sistemas modelo.
Expressão genética e diferenciação celular.
Expressão genética e padronização corpo.
Criação de eixos do corpo nos vertebrados.
Estabelecimento de assimetrias durante o desenvolvimento.
Morfogénese.
Regulação da polarização e adesão celular.
Migração celular polarizada e migração celular transepitelial.
Morfogénese dos tecidos e organogénese.
Cicatrização e regeneração dos tecidos.
Desenvolvimento pós-embrionário.
Células estaminais e homeostase. Envelhecimento.
I. Conteúdos/temas:
AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS-Biologia Desenvolvimento Embrionário História
Horário: Quintas Feiras das 9h:00-11h:00
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Temas |
1ª Aula Teórica 01/3 |
- Introdução à Biologia do Desenvolvimento e perspectiva histórica. Características comuns em desenvolvimento: desenvolvimento inicial, eixos e simetria, movimentos morfogenéticos. Abordagens experimentais mais comuns nos diferentes modelos. Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 1, 3 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 1-2-4 |
2º Aula Teórica 08/3 |
- Estrutura dos gâmetas, espermatogénese, oogénese. Fertilização. - Animais modelo mais utilizados em estudos de Biologia do Desenvolvimento. Primeiras etapas do desenvolvimento embrionário em vertebrados. A gastrulação e estabelecimento dos eixos. Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 4, 8 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 2, 6-10 |
3ª Aula Teórica 15/3 |
- Primeiras etapas do desenvolvimento embrionário em vertebrados cont. - Principais momentos do desenvolvimento inicial humano e correlação comparativa com os outros animais modelo. Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 8, 9 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 6-10 Larsens Human Embryology (2009), Capítulos 1-3 |
4ª Aula Teórica 22/3 |
- Fases iniciais do desenvolvimento de invertebrados, o exemplo da Drosophila. Os gradientes morfogenéticos e o estabelecimento de padrões de desenvolvimento embrionário. Scott Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulo 6 |
5ª Aula Teórica 05/4 |
- Estabelecimento dos folhetos embrionários: ectoderme; mesoderme; e endoderme. Formação dos eixos embrionário Dorsal-Ventral. A diferenciação celular e controlo da expressão genética. Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 8-9 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 7-10 Larsens Human Embryology (2009), Capítulo 3 |
6ª Aula Teórica 12/4 |
- Formação dos eixos embrionários Anterior-Posterior e Esquerdo-Direito. O papel do nó e dos cílios no estabelecimento das assimetrias L-R. A diferenciação celular e controlo da expressão genética. Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 8-9 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 7-10 Larsens Human Embryology (2009), Capítulo 3 |
7ª Aula Teórica 19/4 |
- Formação e diferenciação do tubo neural. Eixo D-V e A-P. Migração e diferenciação da crista neural. Doenças humanas associadas. Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 10-11 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulo 14 Larsens Human Embryology (2009), Capítulo 4 |
8ªAula Teórica 26/4 |
- Desenvolvimento da Mesoderme. Somitogénese e Miogénese. Formação e padronização dos sómitos. Desenvolvimento dos membros e órgãos. Malformações cardíacas e doenças humanas. Principais vias de sinalização envolvidas no desenvolvimento embrionário. Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 12-14 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulo 15 Larsens Human Embryology (2009), Capítulo 12 |
9º Aula Teórica 10/5 |
Evolução e desenvolvimento. O código Hox e o seu papel numa perspectiva evolutiva. Implicações biomédicas da Biologia do Desenvolvimento. Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulo 20 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulos 18, 20 |
10ª Aula Teórica 17/5 |
- Desenvolvimento pós-embrionário. Células estaminais e homeostase. Envelhecimento. Gilbert: Developmental Biology (2013), Capítulos 16, 17 J. Slack: Ess. Dev. Biology (2006), Capítulo 18 |
11ª Aula Prática 24/5 |
- Observação de embriões de modelos animais em desenvolvimento. |
12ª Aula Prática 07/6 |
- Observação de embriões de modelos animais em desenvolvimento. |
13ª Aula Teórica/Prática 14/6 |
- Apresentação de artigos ou temas pelos alunos. |
14ª Aula Teórica/Prática |
- Apresentação de artigos ou temas pelos alunos. |
Bibliografia
- Developmental Biology, 10th Edition (2013). Scott F. Gilbert, Sinauer Associates
- Larsens Human Embryology, Gary Schoenwolf, Steven Bleyl, Philip Brauer and Philippa Francis-West. Churchill Livingstone, 4th Edition, 2009.
- Essential Developmental Biology, 2nd Rev. Edition, 2006. Jonathan M. W. Slack. Blackwell Publishing,
Método de ensino
As primeiras 10 aulas serão teóricas e servirão para os docentes apresentarem os conteúdos desta UC (cada aula corresponde a duas sessões de 50 min). A aula seguinte será prática (aprox. 2 hrs) e permitirá aos alunos observar o desenvolvimento embrionário de animais modelo. As seguintes 3 aulas serão teórico-práticas (cada aula terá duas sessões de 50 min). Em duas dessas aulas os alunos serão divididos em grupos e cada grupo apresentará um artigo científico relacionado com os temas da UC. Na última aula serão discutidos os conceitos e mecanismos fundamentais da Biologia do Desenvolvimento que foram abordados nas várias aulas.
Método de avaliação
a) Formas de avaliação:
- 75% Por avaliação final (exame)
- 25% Por avaliação das apresentações de artigos
b) Os critérios de avaliação serão as notas no exame, relatório e apresentações. A presença nas aulas teóricas é facultativa mas a presença nas aulas prática e teórico-práticas é obrigatória.
c) No exame escrito os alunos têm de obter aprovação a 47,5% da classificação do teste (equivalente a 9,5 valores em 20,0).
d) As avaliações práticas dos anos letivos anteriores não são válidas.
e) A calendarização das avaliações (data, hora e local) será divulgada on-line na página da faculdade (Moodle).
f) Os procedimentos para consulta de prova serão divulgados on-line (Moodle).