NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

O Doente Idoso

Código

11190

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Medicina Clínica

Créditos

4

Professor responsável

Prof.ª Doutora Amália Botelho

Língua de ensino

Português

Objectivos

A UC “O Doente Idoso” tem por objetivo geral transmitir conhecimentos e competências em Gerontologia e Geriatria, numa visão holística do indivíduo, integrada com o que é ensinado nas Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina da NMS|FCM.

 

No final da UC, os alunos devem ser capazes de:

·         Caracterizar o envelhecimento biológico;

·         Diferenciar especificidades das doenças em pessoas idosas;

·         Integrar os conceitos de funcionalidade e de fragilidade na prática clínica;

·         Identificar e caracterizar síndromas geriátricos;

·         Esboçar um plano individualizado de cuidados, de acordo com uma abordagem multiprofissional.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

·         Envelhecimento biológico, saúde e doença a nível físico e mental em pessoas idosas;

·         Conceitos de funcionalidade e fragilidade;

·         Conceito de síndroma geriátrico, sua deteção e fatores relacionados;

·        

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Avaliação geriátrica global e plano individualizado de cuidados, tendo em conta aspetos éticos e legais e uma abordagem multiprofissional.

 

Bibliografia

De base:

·         Ferrucci Clinical problems of ageing. Chapter 72. Part 5 Aging. Harrison's principles of internal medicine. New York: McGraw-Hill Medical, 2008

 

De referência:

·         Bates, Barbara. A guide to physical examination and history taking. 11th ed. - Philadelphia: Wolters Kluwer, 2013

·         Hazzard's geriatric medicine and gerontology (2009). McGraw-Hill Companies.

·         Botelho, MA. Envelhecimento e Funcionalidade (2014). In: Envelhecimento, Saúde e Doença, Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos. Coordenação de António Fonseca. Coisas de Ler

·         Balsinha C, Gonçalves-Pereira M. A avaliação do paciente idoso em Medicina Geral e Familiar: desafios e oportunidades. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar 2014; 30: 196-201.

·         Botelho, M.A. (2007) Idade Avançada - características biológicas e multimorbilidade. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar 2007; 23:191-5

 

Método de ensino

Ensino

Aulas Teóricas

·         7 aulas teóricas, para todos os alunos do semestre;

Seminário

·         1 sessão sobre casos clínicos e planos de intervenção integrada, para todos os alunos do semestre;

Aulas Teórico-Práticas

·         6 aulas de casos clínicos, para meia turma (cerca de 20 alunos);

Sessão em Hospital Geriátrico

·         1 sessão, para um quarto de turma (até 11 alunos).

 

Método de avaliação

Avaliação

 

Presenças obrigatórias:

·         6 aulas de casos clínicos

·         1 sessão hospitalar

 

Avaliação contínua (20%):

·         Casos clínicos – 2,5% cada (15%)

·         Sessão hospitalar – 5%


Avaliação final
(80%):

·         Questões de escolha múltipla, segundo o método medQuizz.

 

Cursos