NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Escrita de casos clínico-patológicos

Código

11201

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

GOTH

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutora Ana Félix

Objectivos

São objetivos da aprendizagem dominar as práticas de comunicação científica escrita através da escrita de um case-report. Especificamente, o aluno deverá, no final da UC: 1. Conhecer os tipos de comunicações médicas; 2.Conhecer as regras éticas e os tipos de plágio;3. Desenvolver as aptidões de pesquisa e investigação da literatura adequada; 4. Saber interpretar o processo clínico e os exames complementares de diagnóstico; 5. Saber descrever um caso clínico-patológico; 6. Saber discutir um caso clínico-patológico; 7. Estruturar e apresentar o caso sobre a forma de comunicação escrita; 8. Saber utilizar os mecanismos e processos de submissão do artigo científico sob a forma de caso clínico-patológico a uma Revista Médica.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Elementos básicos do conhecimento teórico e prático para a preparação de um artigo científico para submissão a uma revista médica para publicação e das regras fundamentais éticas e deontológicas da atividade médica aplicáveis na escrita de artigos científicos.  Ensino e escrita de um artigo científico.

 

Bibliografia

Estarão disponíveis no site do Departamento:

• Artigos sobre a escrita de artigos científicos.

• Os pdfs das aulas teóricas.

• Exemplos de casos clinico-patológicos na literatura

• Exemplos dos artigos escritos no ano lectivo anterior

Método de ensino

Execução de um exercício prático concreto que é a publicação de um case report , que pretende estimular o pensamento científico e crítico dos estudantes e treinar a aplicação de conceitos e conhecimentos sobre problemas biomédicos na escrita de artigos científicos originais.  

Método de avaliação

A avaliação dos discentes será baseada no trabalho contínuo e na avaliação do texto escrito do caso clínico-patológico formatado para publicação numa

Revista Científica, e na discussão oral desse texto.

 

Cursos