NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Prescrição racional de medicamentos

Código

11210

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Medicina Clínica

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor José Delgado Alves

Língua de ensino

Português

Objectivos

  • A PRM pretende formar os futuros clínicos nos aspetos relacionados com o desenvolvimento, seleção e utilização prática de medicamentos. Aborda os aspetos práticos associados à terapêutica farmacológica de doenças comuns, na perspetiva do doente, tendo em conta fatores como as comorbilidades, as interacções medicamentosas e a utilização de fármacos no contexto de doenças sistémicas.
  • Objectivos específicos:

·         - Noções básicas de farmacoeconomia, farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

·         - Uso crítico do conceito de Medicina Baseada na Evidência (MBE). Integração prática da MBE na terapêutica do doente crónico e com múltiplas patologias.

·         - Implicações terapêuticas e de investigação da terapêutica farmacológica em comparação com a não convencional.

·         - Aplicar na prática o conhecimento terapêutico em doenças muito prevalentes e com carácter sistémico.

·         - Analisar numa perspetiva de “vida real” as opções terapêuticas dos grupos terapêuticos mais utilizados: medicação com ação no sistema cardiovascular, hipoglicemiantes, antiagregantes e anticoagulantes, antibióticos e antivirais, analgésicos e anti-inflamatórios e broncodilatadores.                                                                                    

·         - Compreender os fatores que condicionam a gestão do tratamento de doentes crónicos nomeadamente a polimedicação, analisando-se os seus riscos, implicações clínicas, económicas e sociais. 

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

- Efeitos adversos e interações medicamentosas: farmacovigilância.

- Noções básicas de farmacoeconomia e dos tipos de estudos utilizados na sua avaliação.

- Conceito de farmacoepidemiologia e quais as suas principais ferramentas.

- Conceito de Medicina Baseada na Evidência: protocolos, normas de orientação clínica e características das recomendações.

- Implicações terapêuticas e de investigação da terapêutica farmacológica em comparação com as terapêuticas não convencionais.

- Aprendizagem e aplicação da terapêutica geral em grupos nosológicos muito prevalentes e com carácter sistémico: doenças cardiometabólicas (hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus), inflamação e dor, terapêutica anti-microbiana. 

- Noções gerais de novas terapêuticas com impacto futuro previsível: imunossupressoras, génica e células estaminais.

- Gestão terapêutica do doente crónico e do doente idoso.

- Polimedicação: realidade atual, riscos e implicações clínicas, económicas e sociais.

Bibliografia

Após cada aula teórica serão disponibilizados no Moodle os diapositivos principais utilizados na aula e as referências bibliográficas específicas.

1        Sackett DL, Haynes RB, Guyatt GH, Tugwell P. Clinical Epidemiology. A Basic Science for Clinical Medicine. Second Edition. Little, Brown and Company; 1991.

2        Piantadosi S. Clinical Trials. A Methodological Perspective. Second Edition. Wiley - Interscience; 2005.

3        Brunton L, Chabner B, Knollman B. Goodman and Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics, Twelfth Edition. Twelfth Edition. 2011.

4        Strom BL, Stephen EK. Textbook of Pharmacoepidemiology. 3aedition, eletronic edition. John Wiley & Sons, LTD; 2006.

5         Katzung BG, Masters SB, Trevor AJ. Basic and Clinical Pharmacology, Twelfth Edition. 2012.

6        Rothman KJ,  Greenland S, Lash TL. Modern Epidemiology, 3rd Edition 2008 Lippincott Williams & Wilkins

7        Textbook of Pharmacoepidemiology. Eds, Brian L Strom, Stephen E Kimmel. 3 ed, 2006. John Wiley and Sons Ltd.

8        Note for guidance on Statistical Principles for Clinical Trials. CPMP/ICH/363/96. European Medicines Agency (1998).

9        Points to consider on switching between superiority and non-inferiority. CPMP/EWP/482/99. European Medicines Agency (2000). 

10    Choice of Control Group in Clinical Trials. CPMP/ICH/364/96. European Medicines Agency (2001).

11     Guideline on the choice of the non-inferiority margin. EMEA/CPMP/EWP/2158/99. European Medicines Agency (2005). 

12    Guideline on clinical trials in small populations. CHMP/EWP/83561/2005. European Medicines Agency (2006).

13    Guideline on adjustment for baseline covariates in clinical trials. EMA/CHMP/295050/2013. European Medicines Agency (2015).

14     Monteiro C et al. Interacções medicamentosas como causa de iatrogenia evitável. Rev Port Clin Geral 2007;23:63-73

15     Valor Terapêutico Acrescentado. CF Ribeiro. Rev Port Clin Geral 2008; 24:723-8

16    Avaliação Económica de programas de saúde. Lourenço O, Silva V. Rev Port Clin Geral 2008;24:729-52

17     Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Política do medicamento, dispositivos médicos e avaliação de tecnologias em saúde. Alto comissariado da Saúde.

18     Guyatt, Oxman et al. GRADE guidelines: A new series of articles in the Journal of Clinical Epidemiology. Journal of Clinical Epidemiology; 64 (2011) 380-382

19    Guyatt, Oxman et al. GRADE guidelines: 2. Framing the question and deciding on important outcomes. Journal of Clinical Epidemiology; 64 (2011) 395-400

20     GRADE guidelines: 7. Rating the quality of evidenced – inconsistency. Journal of Clinical Epidemiology; 64 (2011) 1294-1302

21    GRADE guidelines: 11. Making an overall rating of confidence in effect estimates for a single outcome and for all outcomes. Journal of Clinical Epidemiology; 66 (2013) 151-157

22    GRADE guidelines: 14. Going from evidence to recommendations: the significance and presentation of recommendations. Journal of Clinical Epidemiology; 66 (2013) 719-725

23    Glenny AM, Altman DG et al. Indirect comparisons of competing interventions. Health Technology Assessment 2005; 9(26)

24     Guideline Comparators and Comparisons: direct and indirect comparisons. EunetHTA. Adapted version (2015)

 

Método de ensino

A Unidade Curricular de Prescrição Racional do Medicamento é uma disciplina semestral. Tem 3ECTS a que correspondem 2 horas de aulas teóricas por semana, com a duração real de 110 minutos.

Pela natureza do tema em discussão, algumas das aulas poderão ser ministradas sob a forma de seminários.

Método de avaliação

A avaliação será realizada com base em prova escrita, constituída por 40 perguntas de resposta de escolha múltipla com 1 resposta verdadeira. Os alunos com classificação igual ou superior a 9,5 serão aprovados.

Melhorias de nota deverão ser feitas repetindo o exame nas épocas definidas. A nota final será a mais elevada dos exames realizados.

Cursos