NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

O doente com cancro

Código

11213

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Genética, Oncologia e Toxicologia Humana

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor José Luís Passos Coelho

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira:

Conhecimentos sobre as características biológicas da célula cancerosa

Conhecimento sobre a incidência e mortalidade das doenças oncológicas mais frequentes e seus fatores de risco

Conhecimentos dos princípios gerais das várias modalidades de tratamento do cancro: cirurgia, radioterapia e tratamento farmacológico

Conhecimento das manifestações clínicas, avaliação diagnóstica, estadiamento e orientação terapêutica das neoplasias mais frequentes

Conhecimento sobre complicações específicas da doença oncológica com necessidade de intervenção urgente: neutropenia febril, compressão medular, dor

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1.         Epidemiologia do Cancro

2.         Biologia da célula neoplásica

3.         Tratamento Sistémico: Quimioterapia, Hormonoterapia e Biológicos

4.         Tratamento local: Cirurgia e Radioterapia

5.         Cancro da Mama

6.         Cancro do Pulmão

7.         Cancro do Esófago e Estômago

8.         Cancro Colorectal

9.         Carcinoma do Rim

10.      Carcinoma da Próstata

11.      Cancro Ginecológico

12.      Oncologia em Pediatria

13.      Neoplasias cutâneas

14.      Neurooncologia

15.     Sarcomas

16.     Urgências em Oncologia

17.     Cuidados paliativos

 

Bibliografia

Harrison´s Principles of Internal Medicine 19th Ed, 2015 (livro de consulta / reference textbook)

Informação complementar (em português ou em inglês)

 

 

Método de ensino

O curso decorre sob o formato de aulas e mini-seminários semanais

Método de avaliação

A avaliação da UC resulta de três componentes: a. a classificação atribuída ao mini-seminário apresentado pelo grupo de alunos em que o aluno se integra (ponderação de 25%); b. a classificação obtida no exame escrito final realizado no fim do semestre (ponderação de 65%) e c. a participação/avaliação contínua efectuada durante as actividades lectivas ao longo de todo o semestre (ponderação de 10%).

A avaliação dos mini-seminários apresentados pelos alunos tem em conta não só o respectivo conteúdo científico e eficácia de comunicação de conhecimentos mas também as respostas dadas às perguntas efectuadas pelos restantes colegas presentes na assistência e pelos docentes moderadores da sessão.

O exame escrito realizado no fim de cada semestre é constituído por um teste de escolha múltipla com 50 perguntas e uma única resposta certa. Tem aprovação na UC os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores em cada componente da avaliação. As melhorias de nota e a avaliação da UC na 2ª época e na época especial serão por exame oral, ou eventualmente teste escrito, em função do número de candidatos – manter-se-ão os factores de ponderação dos dois componentes de actividade lectiva atrás referidos, ressalvadas situações excepcionais a decidir individualmente.

Ao longo de cada semestre, no fim da apresentação de cada tema (1ª hora) ou após apresentação dos miniseminários (2ª hora), aleatoriamente, os docentes farão perguntas aos alunos na assistência sobre os temas apresentados com o objectivo de reforçar pontos relevantes nas apresentações. A selecção dos alunos será feito aleatoriamente em cada dia da listagem de todos os alunos inscritos no semestre. Ao longo do semestre, cada aluno será questionado pelo menos uma vez. Os alunos que responderam adequadamente às perguntas efectuadas terão a avaliação de 2 valores.

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