NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Gestão da Qualidade em Saúde

Código

191007

Unidade Orgânica

Nova Medical school | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MEGIC

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Teresa Herdeiro

Língua de ensino

Português ou Inglês

Objectivos

A unidade curricular, Gestão da Qualidade em Saúde visa aquisição de competências e conhecimentos dos estudantes que lhes permitam:

1. Reconhecer as tipologias de gestão financeira e identificar problemas atuais do financiamento e da prestação de cuidados de saúde.

2. Identificar as necessidades de gestão da qualidade em saúde, dimensões da qualidade e sua medição, indicadores e padrões de qualidade.

3. Identificar as práticas de enfoque no utente: recolha de informação sobre necessidades e satisfação, gestão das reclamações, customer relationship management.

4. Identificar os referenciais normativos de qualidade e a metodologia de acreditação e certificação.

5. Identificar o papel da auditoria, nos serviços de saúde.

6. Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem, pesquisa e escolha de informação adequada.

7. Demonstrar capacidades adequadas de síntese e comunicação.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1. Qualidade em Saúde. Promoção da Qualidade em Saúde. Governação integrada.

2. Economia da saúde, financiamento do sistema de saúde.

3. Enquadramento legal da gestão em saúde, organização e administração das organizações de saúde.

4. Gestão da qualidade em saúde, evolução histórica

5. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.

6. Princípios gerais de melhoria da qualidade, indicadores de qualidade em saúde.

7. Qualidade e segurança do doente: “patient safety”, conceito de gestão do risco: risco clínico e não clínico.

8. Os processos de certificação e acreditação.

9. Auditorias internas e externas.

Bibliografia

·         Comparative health knowledge system. Healthcare Accreditation and Quality Unit. (2006). Programa de Acreditação Internacional.

·         Decreto-Lei n.º 71/2012 de 21 de março do Ministério da Economia e do Emprego. Diário da República: I série: No 58. (2012).

·         Despacho n.º 5613/2015, Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.

·         DGS. (2009) Departamento de Qualidade em Saúde. – Programa Nacional de Acreditação em Saúde.

·         DGS. (2016), Plano Nacional de Saúde Revisão e Extensão a 2020. Disponível em http://pns.dgs.pt/.

·         JOINT COMISSION INTERNATIONAL. (2008). Joint Commission International Accreditation Standards for Hospitals. Illinois.

·         Simões, J. (2004). Retrato Político da Saúde - dependência do percurso e inovação em saúde: da ideologia ao desempenho. Braga: Almedina.

 

Método de ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem procura que os estudantes atinjam os objetivos propostos para a unidade curricular. Desta forma, a formação dos estudantes assenta em 2 componentes: seminários, usando uma metodologia demonstrativa, expositiva e componente teórico-prática com apresentação, pesquisa, elaboração e discussão de trabalho de grupo.

Método de avaliação

Avaliação discreta: 70% (prova escrita, duas frequências) + 30% (apresentação e discussão do trabalho de grupo).

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