NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Prevenção e Terapêutica das Doenças Infecciosas

Código

21212

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Bacteriologia Médica/Virologia Médica

Créditos

2

Professor responsável

Profª. Doutora Aida Maria da Conceição Esteves Simões

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Explicar a base científica das intervenções terapêuticas contra as doenças virais e mecanismos de resistência aos fármacos antivirais.

2.  Descrever os mecanismos de ação dos antibióticos e respectivos mecanismos de resistência.

3.  Exemplificar as diferentes metodologias de teste de sensibilidade aos antibióticos.

4.  Capacidade de executar e interpretar criticamente os resultados de um teste comum de sensibilidade aos antibióticos.

5.  Compreender os princípios da terapêutica antimicrobiana e discutir as consequências das más práticas no uso dos antibióticos.

6. Descrever os diferentes tipos de vacinas virais aprovadas e analisar criticamente as respectivas vantagens e desvantagens.

7. Compreender os fundamentos científicos das abordagens contemporâneas utilizadas no desenvolvimento e produção de novas vacinas.

 

Pré-requisitos

n/a

 

Conteúdo

A. Classes de fármacos antivirais em uso clínico e em desenvolvimento e bases de ação. Resistência aos antivirais e terapia combinada.

B. Principais classes de antibióticos e mecanismos de ação. Origem e descrição dos mecanismos de resistência a antibióticos.

C. Testes de sensibilidade aos antibióticos. Execução de antibiograma em meio sólido. Interpretação dos resultados utilizando as normas CLSI e EUCAST.

D. Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistências aos Antimicrobianos. Prescrição racional de antibióticos. Consequências do uso e abuso de antibióticos. Situação em Portugal; comparação com países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Controlo da disseminação de resistências.

E. Perspectiva histórica e fundamentos da vacinação. Vacinas em uso: atenuadas, inativadas e de subunidades. Adjuvantes. Programa Nacional de Vacinação.

F. Novas abordagens para o desenvolvimento de vacinas. VLPs, vectores virais e bacterianos. Vacinas de DNA, peptídicas e comestíveis.

 

Bibliografia

Knipe D, Howley P (2013). Fields Virology. Wolters Kluwer, Philadelphia, USA, 6th Ed (vol. I)./Flint SJ, Enquist LW,Racaniello VR, Skalka AM (2009). Principles of Virology, ASM Press, Washington DC, 3rd Ed (vol. II)./Lorian V (2005). Antibiotics in laboratory medicine. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA, 5th Ed./Zhu JD, Meng W, Wang XJ, Wang HC (2015). Broadspectrum antiviral agents. Front Microbiol. 22:517. doi:10.3389/fmicb.2015.00517/Chan HT, Daniell H (2015). Plantmade oral vaccines against human infectious diseases Are we there yet? Plant Biotechnol J. 13:105670./Loomis RJ, Johnson PR (2015). Emerging vaccine technologies. Vaccines (Basel). 3:42947./ AshiruOredope D, Hopkins S (2015). Antimicrobial resistance: moving from professional engagement to public action. J Antimicrob Chemother. 70:292730./ Chang HH, Cohen T, Grad YH, Hanage WP, et al. (2015). Origin and proliferation of multipledrug resistance in bacterial pathogens. Microbiol Mol Biol Rev. 79:10116.

Método de ensino

A componente expositiva e fortemente informativa desta Unidade Curricular permitirá solidificar conhecimentos básicos sobre terapêutica (bases de atuação e desenvolvimento de antivirais e antibióticos, emergência de estirpes resistentes e problemas de saúde pública associados) e prevenção (vacinas em uso e bases da proteção) das doenças infecciosas. Por outro lado os conhecimentos adquiridos serão integrados na compreensão da necessidade de novas abordagens tecnológicas para o desenvolvimento de fármacos e vacinas adicionais que permitam ultrapassar limitações inerentes aos atualmente utilizados. Essencialmente, os vários objetivos especificados deverão convergir no objetivo geral dos alunos em estar aptos a, de forma autónoma, compreender e interpretar documentação científica na área e formalizar opiniões sobre a temática.

Método de avaliação

A UC tem forte carácter expositivo (6 aulas teóricas, 12 horas). Porém, o aluno é levado a pensar criticamente sobre os conteúdos e, regularmente, no decurso da aula, questionado e solicitado a formular opinião sobre os mesmos. As aulas teóricas são apoiadas por informação em suporte digital (Power Point) cedida posteriormente aos alunos. Na aula prática (4 horas) os alunos contactam com uma das várias técnicas de antibiograma (executada por todos os alunos). Aulas tutoriais têm por objetivo o esclarecimento de dúvidas, análise e discussão dos resultados dos ensaios realizados na aula prática e ensaios alternativos. Aconselha-se a leitura de alguns artigos de revisão que poderão contribuir para a sistematização dos conhecimentos e análise crítica de questões relevantes. Considerando a rápida evolução dos conhecimentos nestas áreas, a bibliografia é anualmente atualizada. A avaliação consiste num exame escrito final, de resposta múltipla, abrangendo conteúdos teóricos e práticos.

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