NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Genética Molecular Bacteriana: Novos Conceitos e Aplicações da Biologia do RNA

Código

21216

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Genética

Créditos

6

Professor responsável

Doutora Cecília Maria Pais de Faria de Andrade Arraiano

Língua de ensino

Português

Objectivos

– Conhecer a biotecnologia molecular em sistemas microbianos.

– Compreender os mecanismos envolvidos na regulação dos níveis de RNA na célula.

– Conhecer as sinergias função/estrutura de ribonucleases.

– Compreender controlo mediado por RNAs reguladores (pequenos RNAs não codificantes, sistemas CRISPR/Cas9, ribozimas, riboswitches etc..).

– Conhecer várias tecnologias baseadas em Next generation sequencing (RNAseq, CLIPseq, ribosome profiling etc..).

– Perceber os conceitos e impacto de descobertas recentes baseadas na tecnologia do RNA.

 

Pré-requisitos

n/a

 

Conteúdo

Parte A: Princípios básicos e aplicações da genética molecular bacteriana.

1 - Genomas e ácidos nucleicos.

2 - Expressão génica.

3 - Clonagem molecular.

4 - Análise dos genes clonados e seus produtos.

5 - Biotecnologia molecular em sistemas microbianos.

Parte B: Novos conceitos e aplicações da biologia do RNA.

6 – O mundo do RNA.

7 - Métodos para estudar o metabolismo do RNA.

8 - RNA – síntese vs. Degradação.

9 - Processamento/Degradação do RNA como um mecanismo de controlo pós-transcricional da expressão génica.

10 - “Good things come in small packages” o poder dos pequenos RNAs.

11 -De “omics” a Biologia de Sistemas e Biologia Sintética.

12 - Impactos de descobertas recentes na tecnologia do RNA no mundo atual.

 

Bibliografia

As publicações em baixo mencionadas e artigos específicos sobre os tópicos leccionados

Current Opinion in Microbiology 2014Cell Regulation Section. Editors: Cecilia M. Arraiano and Gregory Cook.

O Mundo do RNA, Novos Desafios e Perspectivas Futuras”. (Publicado em Janeiro de 2007) Coordinação: CM. ARRAIANO e AM Fialho, Editora Lidel.

 

Método de ensino

Atendendo a que esta Unidade visa a compreensão dos princípios gerais, de genética bacteriana, controlo pós-transcricional da expressão génica e biologia do RNA, o ensino teórico e prático ministrado nesta Unidade é o adequado para o atingimento dos objetivos.

Método de avaliação

As aulas teóricas são ministradas pelos docentes da Unidade curricular, em função das respetivas especializações. Revestem a forma de aula expositiva, em que se abordarão temas considerados fundamentais, fornecendo dados que orientem os alunos para um estudo individual. Haverá também aulas práticas em que se executam técnicas que foram mencionadas nas aulas. Os alunos terão oportunidade de dar um seminário em temas propostos em que se irá rever e alargar o conteúdo das aulas leccionadas.

Avaliação dos alunos - Avaliação dos estudantes: 10% - Avaliação contínua baseada na participação nas aulas,40% - relatório das aulas práticas e avaliação do seminário oral, 50% - exame escrito final (Teste de perguntas, de escolha múltipla).

A unidade curricular e os docentes também serão sujeitos a avaliação (pelos mestrandos).

 

Cursos