
Infecções na Grávida e no Recém-Nascido
Código
21222
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Bacteriologia Médica
Créditos
6
Professor responsável
Profª. Doutora Rita Maria Rodrigues Teixeira de Castro
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer e compreender as alterações fisiológicas durante a gravidez. Conhecer os agentes de doenças infecciosas que assumem especial relevo quando associadas à gravidez, como prevenir, qual o seu efeito no curso da gravidez e influência no feto e recém-nascido.
Executar autónoma e criteriosamente as técnicas utilizadas no diagnóstico laboratorial de algumas dessas infeções e interpretar os resultados obtidos. Efectuar apresentações científicas e escrever relatórios e artigos científicos.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
A mulher durante a gravidez. Susceptibilidade do recém-nascido às infeções. Infeções virais na grávida e no recém-nascido.
Infeções sexualmente transmitidas na grávida e no recém-nascido.
Sífilis congénita. Infeção por Streptococcus do grupo B (SGB) na grávida e no recém-nascido.
VIH na grávida e no recém-nascido.
Toxoplasmose e gravidez. Clínica e diagnóstico laboratorial. Diagnóstico laboratorial de infeções a SGB, Listeria monocytogenes e Escherichia coli. Trabalho prático laboratorial.
Bibliografia
Centers for Disease Control and Prevention. Prevention of Perinatal Group B Streptococcal Disease Revised Guidelines from CDC, 2010. MMWR 2010;59. No. RR10.
STI/HIV in reproductive Health and pediatrics pp. 14931727 in Sexually Transmitted Diseases Holmes K, Sparling P, Stamm W. McGrawHill 4 edition (2007).
Método de ensino
Os métodos utilizados, aulas de apresentação teórica e teórico-prática associados a aulas práticas e trabalho prático laboratorial, permitirão que o aluno adquira experiência no âmbito de alguns agentes de infeções na grávida e recém-nascido e assim como no diagnóstico laboratorial dessas infeções. A preparação e a realização do relatório permitirão melhorar a capacidade de perceber, analisar e discutir temas científicos.
Método de avaliação
Aulas de natureza teórica e teórico-prática, nas quais os conceitos básicos a leccionar serão transmitidos com o apoio de métodos em apresentações tipo Powerpoint. Aulas prática com base na resolução de problemas (história clínica) tendo em conta os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas e teórico-práticas.
Trabalho prático laboratorial sobre tema a ser entregue sob a forma de história clinica. O aluno deverá efectuar as técnicas laboratoriais para o diagnóstico, e redigir o relatório, justificando as técnicas que executou e interpretar os resultados obtidos com as mesmas.
Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, serão avaliados com base em três parâmetros: avaliação
contínua, (aulas práticas e trabalho laboratorial), avaliação dos relatórios e por exame escrito final.