NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infecções na Grávida e no Recém-Nascido

Código

21222

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Bacteriologia Médica

Créditos

6

Professor responsável

Profª. Doutora Rita Maria Rodrigues Teixeira de Castro

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecer e compreender as alterações fisiológicas durante a gravidez. Conhecer os agentes de doenças infecciosas que assumem especial relevo quando associadas à gravidez, como prevenir, qual o seu efeito no curso da gravidez e influência no feto e recém-nascido.

Executar autónoma e criteriosamente as técnicas utilizadas no diagnóstico laboratorial de algumas dessas infeções e interpretar os resultados obtidos. Efectuar apresentações científicas e escrever relatórios e artigos científicos.

 

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

A mulher durante a gravidez. Susceptibilidade do recém-nascido às infeções. Infeções virais na grávida e no recém-nascido.

Infeções sexualmente transmitidas na grávida e no recém-nascido.

Sífilis congénita. Infeção por Streptococcus do grupo B (SGB) na grávida e no recém-nascido.

VIH na grávida e no recém-nascido.

Toxoplasmose e gravidez. Clínica e diagnóstico laboratorial. Diagnóstico laboratorial de infeções a SGB, Listeria monocytogenes e Escherichia coli. Trabalho prático laboratorial.

 

Bibliografia

Centers for Disease Control and Prevention. Prevention of Perinatal Group B Streptococcal Disease Revised Guidelines from CDC, 2010. MMWR 2010;59. No. RR10.

STI/HIV in reproductive Health and pediatrics pp. 14931727 in Sexually Transmitted Diseases Holmes K, Sparling P, Stamm W. McGrawHill 4 edition (2007).

 

Método de ensino

Os métodos utilizados, aulas de apresentação teórica e teórico-prática associados a aulas práticas e trabalho prático laboratorial, permitirão que o aluno adquira experiência no âmbito de alguns agentes de infeções na grávida e recém-nascido e assim como no diagnóstico laboratorial dessas infeções. A preparação e a realização do relatório permitirão melhorar a capacidade de perceber, analisar e discutir temas científicos.

Método de avaliação

Aulas de natureza teórica e teórico-prática, nas quais os conceitos básicos a leccionar serão transmitidos com o apoio de métodos em apresentações tipo Powerpoint. Aulas prática com base na resolução de problemas (história clínica) tendo em conta os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas e teórico-práticas.

Trabalho prático laboratorial sobre tema a ser entregue sob a forma de história clinica. O aluno deverá efectuar as técnicas laboratoriais para o diagnóstico, e redigir o relatório, justificando as técnicas que executou e interpretar os resultados obtidos com as mesmas.

Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, serão avaliados com base em três parâmetros: avaliação

contínua, (aulas práticas e trabalho laboratorial), avaliação dos relatórios e por exame escrito final.

 

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