NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infecção por Legionella

Código

21226

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Bacteriologia Médica

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Paulo Jorge Pereira Cruz Paixão

Língua de ensino

Português

Objectivos

– Compreender a epidemiologia, os principais aspetos clínicos, diagnósticos e terapêuticos da infeção por Legionella.

– Compreender a importância da manutenção de equipamentos associados com a produção de aerossóis e as medidas de prevenção da doença.

 

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

Características gerais e epidemiologia Doença dos Legionários: clínica e terapêutica. Importância do diagnóstico precoce.

Prevenção e vigilância: importância da manutenção de equipamentos associados com a produção de aerossóis Infeção nosocomial: definições, medidas de prevenção e vigilância.

Diagnóstico laboratorial: Cultura de amostras biológicas em BCYEa e em GVPC. Pesquisa do antigénio em amostras respiratórias por imunofluorescência direta. Pesquisa de anticorpos no soro por imunofluorescência indireta. Pesquisa de antigénio de L.pneumophila sg1 na urina, por imunocromatografia.

Análise e interpretação de resultados.

Tipificação por biologia molecular.

Cultura de células.

Estudo da expressão génica.

Biologia molecular no diagnóstico clinico.

 

Bibliografia

- Chasqueira MJ, Rodrigues L, Nascimento M, Ramos M, Marques T. Genetic diversity and evolutionary relationships among Legionella pneumophila clinical isolates, Portugal, 1987 to 2012. Euro Surveill. 2014;19(46).

- Shivaji T, Sousa Pinto C, SanBento A, Oliveira Serra LA, Valente J, Machado J, Marques T, Carvalho L, Nogueira PJ, Nunes B, Vasconcelos P. A large community outbreak of Legionnaires disease in Vila Franca de Xira, Portugal, October to November 2014. Euro Surveill. 2014;19(50):20991.

- Hilbi H, Jarraud S, Hartland E, Buchrieser C. Update on Legionnaires' disease: pathogenesis, epidemiology, detection and control. Mol Microbial. 2010;76(1):111.

Método de ensino

Os objetivos de compreender a epidemiologia, os principais aspetos clínicos e terapêuticos da Infecção por Legionella, assim como a importância da manutenção de equipamentos associados com a produção de aerossóis e as medidas de prevenção da doença, serão ministrados durante as aulas teóricas.

O diagnóstico e a tipagem exigirão contato com as diferentes metodologias laboratoriais, o que será assegurado pelas aulas práticas no laboratório.

 

Método de avaliação

As aulas teóricas são ministradas pelos docentes da Unidade curricular, em função das respetivas especializações. Revestem a forma de aula expositiva, em que se abordarão temas considerados fundamentais, fornecendo dados que orientem os alunos para um estudo individual.

Aulas práticas de laboratório permitirão a todos os alunos praticarem as diferentes metodologias utilizadas no diagnóstico e tipagem.

Avaliação dos alunos – Exame escrito final –Teste de escolha múltipla de 20 perguntas (duração 30 minutos) – 30%.

Apresentação oral e discussão de temas, por grupos de dois alunos. Os temas são distribuídos na 1ª aula e a apresentação de cada tema tem a duração de 20 minutos – 70%.

 

Cursos