
Leitura Critica da Literatura Científica nas Ciências da Nutrição
Código
44006
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5.5
Professor responsável
Profª Doutora Cláudia Marques
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de compreender as diferentes etapas que a leitura crítica envolve. Deverão ser capazes de:
a) considerar e avaliar cuidadosamente o texto a rever;
b) identificar os seus pontos fortes e as suas implicações;
c) identificar os seus pontos fracos e as suas falhas;
d) decidir como é que a sua interpretação se enquadra no contexto geral (à luz da evidência apresentada noutros livros e artigos sobre o mesmo tópico).
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Leitura Crítica
O que é a Leitura Crítica?
Porque é necessária?
2. Estratégias para a Leitura Crítica
Quem é o autor/fonte? O autor/fonte é credível? Quais são os objetivos do autor?
A informação é relevante para o contexto?
Quais são as conclusões dos autores?
Os autores apresentam suporte adequado para as suas conclusões?
Que questões está o autor a tentar dar resposta?
Quais são os pressupostos subjacentes do autor? Esses pressupostos estão corretos?
3. Casos Práticos
Aplicar a Leitura Crítica à Literatura Atual
Bibliografia
· Allen, M. (2004). Smart thinking: Skills for critical understanding and writing. (2nd ed.). Melbourne, Australia: Oxford UP.
· Flage, D. (2003). The art of questioning: An introduction to critical thinking. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
· Groarke, L. A. & Tindale, C. W. (2004). Good reasoning matters! A constructive approach to critical thinking (3rd ed.). Don Mills, Canada: Oxford University Press.
· Metcalfe, M. (2006). Reading critically at university. London, England: Sage.
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espirito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O trabalho final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.
A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.
Método de avaliação
Serão desenvolvidas várias atividades científico-pedagógicas para consolidação das competências dos estudantes como a realização de sessões de debate e sessões reflexivas de aprendizagem que acompanham a leitura crítica de artigos científicos.
A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: trabalho final - revisão de um artigo científico na perspetiva do revisor (100 %). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores.