
Desenvolvimento de Competências em Post Market Surveillance
Código
UC17_MC
Departamento
Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP
Créditos
14
Professor responsável
Nuno Miguel Ferreira Raposo
Língua de ensino
Português / Inglês
Objectivos
Pretende-se que o estudante desenvolva as competências teóricas e teórico-práticas avançadas, que servem de base ao seu trabalho de projeto ou estágio, sendo esta unidade curricular a percursora daqueles momentos do curso. É pois, o objetivo central desta unidade a preparação assente em bases teóricas aprofundadas, complementares às do curso de licenciatura, com vista ao desenvolvimento posterior de um trabalho de projeto ou de um estágio de especialização.
Assim, as principais competências a adquirir na área da Gestão da Cadeia de Distribuição e Seguimento Após Venda são:
1. Adquirir conhecimentos teóricos sobre os conceitos chave de cadeia de distribuição e Seguimento após vendas
2. Adquirir conhecimentos teóricos na área de implementação e Seguimento do Manual de Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Dispositivos Médicos
3. Saber identificar todas as referências normativas obrigatórias
4. Desenhar um trabalho de projeto ou um trabalho de estágio.
Pré-requisitos
Esta UC é exclusiva da respetiva área de especialização. Dada a natureza das aulas e sendo que os alunos são colocados em diferentes locais de prática clínica ou empresarial, estas aulas são ministradas individualmente a cada aluno. O número de docentes (tutores) depende do número de vagas para cada área de especialização.
Conteúdo
1. Conceitos avançados de produto e produto/serviço
2. Conceitos avançados de cadeia de distribuição
3. A cadeia de distribuição no sector de dispositivos médicos: conceitos avançados
4. Conceitos avançados de Seguimento após venda
5. O Seguimento após venda no sector de dispositivos médicos: conceitos avançados
6. Quadro normativo/legal específico para o sector de dispositivos médicos
7. O Responsável Técnico em empresas do sector de dispositivos médicos
8. Outras funções chave: Responsável da Logística e o Responsável do Atendimento a Clientes
9. A gestão das reclamações
10. A gestão das Field Safety Action e dos Recall
11. O Manual de Boas Práticas de Distribuição e Armazenamento (MBPDA) no sector de dispositivos médicos: seu desenho, implementação e manutenção
12. Auto-inspecção periódica e auditoria na área do MBPDA
13. Desenho de estudo/projeto/trabalho de estágio no âmbito da Gestão da Cadeia de Distribuição e Seguimento Após Venda de Dispositivos Médicos.
Bibliografia
Martin Christopher - Logistic and Supply Chain Management (3rd Edition), Prentice Hall (2005)
José Crespo de Carvalho - A Lógica da Logística (1a Edição), Edições Sílabo (2004)
Philip Kotler - Marketing Management, Prentice Hall (2003)
Decreto-Lei nº 145/2009 de 17 de Junho - "Estatuto do Dispositivo Médico"
Portaria nº 348/98 de 15 de Junho - "Boas Práticas de distribuição de medicamentos de uso humano e de medicamentos veterinarios"
Decreto-Lei nº 6/2009 de 6 de Janeiro - "Regime de recolha, tratamento, reciclagem e eliminação dos residuos de pilhas e acumuladores"
Decreto-Lei nº 178/2006 de 5 de Setembro - "Regime geral de gestão de residuos"
Decreto-Lei nº 230/2004 de 10 de Dezembro - "Regime juridico a que fica sujeita a gestão de residuos de equipamentos electricos e electronicos (REEE)"
Guidance Document - MEDDEV 2.12-1 ver.6
Várias páginas da Internet
Método de ensino
A metodologia a utilizar é a de Orientação Tutorial e de Trabalho de Campo. Neste regime, o estudante é acompanhado por um Docente, o qual será o responsável por o orientar no estudo aprofundado dos temas constantes do conteúdo programático, indicando fontes de informação e estabelecendo um plano de trabalho. Será também solicitado um conjunto de trabalhos a efetuar e apresentar ao docente, sobre temas aprofundados. A fase de aquisição e aprofundamento de conhecimentos será complementada por trabalho de campo em empresas do sector de dispositivos médicos, em que o estudante terá oportunidade de se iniciar à prática da especialidade escolhida.
Simultaneamente, decorrerá o processo de escolha do tema do trabalho de projeto ou de estágio, cujo desenho será efetuado pelo estudante.
Método de avaliação
A avaliação será composta pelos diversos trabalhos de aprofundamento de conhecimentos, no mínimo de dois, e pelo desenho do estudo.