NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Estatística Aplicada

Código

UC2_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

5

Professor responsável

Maria Fernanda Nunes Diamantino

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

O principal objetivo da unidade curricular é aprofundar os conhecimentos do estudante em metodologias estatísticas aplicadas à investigação clínica. Pretende-se aprofundar conceitos, que se supõe abordados anteriormente ao nível do curso de licenciatura, que conduzam a saber fazer inferência estatística. Pretende-se assim que o estudante tome consciência da elevada importância do conhecimento teórico na resolução e interpretação de problemas práticos, assim como, da importância da estatística em qualquer trabalho de investigação científica. No final da unidade curricular, espera-se que o estudante saiba aplicar estes conceitos teóricos e práticos na sua própria investigação.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Breve revisão sobre probabilidade. Modelos discretos e modelos contínuos. Inferência estatística: distribuições de amostragem, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Testes de diagnóstico: sensibilidade, especificidade e valores preditivos. Prevalência e incidência. Diferenças de riscos, risco relativo e odds-ratio. Estudos de coorte, estudos de caso-controlo e estudos transversais. Métodos estatísticos utilizados em ensaios clínicos: comparação de duas ou mais médias, comparação de duas proporções e comparação de duas distribuições. Análise de tabelas de contingência.

Bibliografia

• Cleophas, T.J. et al. (2009). Statistics Applied to Clinical Trials. New York, Springer.

• DeMets, D.L., Furberg, C.D. e Friedman, L.M. (2006). Data Monitoring in Clinical Trials: a Case Studies Approach. New York, Springer.

• Lachin, J.M. (2011). Biostatistical Methods – The Assessment of Relative Risks. John Wiley & Sons.

• Murteira, B.J.F. (1990). Probabilidades e Estatística. Vol. I e II. McGraw-Hill.

• Selvin, S. (1991). Statistical Analysis of Epidemiologic Data. Oxford University Press.

Método de ensino

Aulas teóricas em que são expostos os conteúdos programáticos.

Aulas teórico-práticas, com recurso a software estatístico, em que são resolvidos problemas propostos de acordo com a matéria teórica lecionada com vista a abordar casos práticos de aplicação da estatística em investigação clínica.

Método de avaliação

Avaliação: um trabalho prático (estudo de caso) e um exame final.

Cursos