
Estatística Aplicada
Código
UC2_MC
Departamento
Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP
Créditos
5
Professor responsável
Maria Fernanda Nunes Diamantino
Língua de ensino
Português / Inglês
Objectivos
O principal objetivo da unidade curricular é aprofundar os conhecimentos do estudante em metodologias estatísticas aplicadas à investigação clínica. Pretende-se aprofundar conceitos, que se supõe abordados anteriormente ao nível do curso de licenciatura, que conduzam a saber fazer inferência estatística. Pretende-se assim que o estudante tome consciência da elevada importância do conhecimento teórico na resolução e interpretação de problemas práticos, assim como, da importância da estatística em qualquer trabalho de investigação científica. No final da unidade curricular, espera-se que o estudante saiba aplicar estes conceitos teóricos e práticos na sua própria investigação.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Breve revisão sobre probabilidade. Modelos discretos e modelos contínuos. Inferência estatística: distribuições de amostragem, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Testes de diagnóstico: sensibilidade, especificidade e valores preditivos. Prevalência e incidência. Diferenças de riscos, risco relativo e odds-ratio. Estudos de coorte, estudos de caso-controlo e estudos transversais. Métodos estatísticos utilizados em ensaios clínicos: comparação de duas ou mais médias, comparação de duas proporções e comparação de duas distribuições. Análise de tabelas de contingência.
Bibliografia
Cleophas, T.J. et al. (2009). Statistics Applied to Clinical Trials. New York, Springer.
DeMets, D.L., Furberg, C.D. e Friedman, L.M. (2006). Data Monitoring in Clinical Trials: a Case Studies Approach. New York, Springer.
Lachin, J.M. (2011). Biostatistical Methods The Assessment of Relative Risks. John Wiley & Sons.
Murteira, B.J.F. (1990). Probabilidades e Estatística. Vol. I e II. McGraw-Hill.
Selvin, S. (1991). Statistical Analysis of Epidemiologic Data. Oxford University Press.
Método de ensino
Aulas teóricas em que são expostos os conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas, com recurso a software estatístico, em que são resolvidos problemas propostos de acordo com a matéria teórica lecionada com vista a abordar casos práticos de aplicação da estatística em investigação clínica.
Método de avaliação
Avaliação: um trabalho prático (estudo de caso) e um exame final.