
Tópicos Respiratórios Avançados
Código
UC7_MC
Departamento
Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP
Créditos
8
Professor responsável
Maria Cristina de Brito Eusébio Bárbara Prista Caetano
Língua de ensino
Português / Inglês
Objectivos
Pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos teóricos aprofundados nas principais áreas da patologia respiratória na sua vertente diagnóstica e terapêutica.
Pré-requisitos
UC obrigatória nas áreas de especialização de Estudos do Sono e Fisiologia e Estudos da Função Respiratória e optativa na área de especialização de Post Market Surveillance.
Conteúdo
Avanços no diagnóstico da patologia obstrutiva das vias aéreas
Avanços na terapêutica da patologia obstrutiva das vias aéreas: novos fármacos, terapêutica de intervenção, cirurgia de redução de volume e transplante pulmonar
Avanços no diagnóstico da patologia restritiva
Avanços na terapêutica da patologia restritiva: novos fármacos, terapêutica de intervenção, cirurgia de redução de volume e transplante pulmonar
Marcadores biológicos de tabagismo
Avanços na ventilação não invasiva
Telemonitorização das patologias respiratórias
Pneumologia de intervenção
Bibliografia
Harrisons - Principles of Internal Medicine 17ª ed.
Comprehensive Respiratory Medicine. Richard K Albert, Stephen G Spiro, James R Jett. Mosby. 2nd Edition
Fishman`s - Pulmonary Diseases and Disorders 4th ed. 2008
Tratado de Pneumologia. MJ Marques Gomes e R Sotto-Mayor. 2003.
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
http://www.sppneumologia.com
European Respiratory Society
http://www.ersnet.org/
British Thoracic Society
http://www.brit-thoracic.org.uk/
American Thoracic Society
http://www.thoracic.org/
American College of Chest Physicians
http://www.chestnet.org/
Asma brônquica
www.ginasthma.org
DPOC
www.goldcopd.com
Método de ensino
A metodologia de ensino baseia-se em aulas teóricas com conceitos, definições e técnicas, envolvendo sempre tecnologias audiovisuais eficazes e atrativas e em aulas teórico-práticas em que as matérias serão contextualizadas em exemplos reais e práticos, a apresentar de modo interativo e convidando à participação ativa dos discentes, fomentando-se a discussão crítica.
As aulas teórico-práticas incluirão ida a um Serviço de Pneumologia de um Hospital Universitário com diversas Unidades, nomeadamente: Unidade de Ventilação Electiva, Hospital de Dia Pneumológico e Unidade de Técnicas Invasivas Pneumológicas.
Método de avaliação
A avaliação terá uma componente prática (que englobará parâmetros como: assiduidade, participação nas aulas e em ambiente hospitalar) e uma componente teórica (teste de escolha múltipla).