NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Tópicos Respiratórios Avançados

Código

UC7_MC

Departamento

Área de Ensino de Cardiopneumologia da ESSCVP

Créditos

8

Professor responsável

Maria Cristina de Brito Eusébio Bárbara Prista Caetano

Língua de ensino

Português / Inglês

Objectivos

Pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos teóricos aprofundados nas principais áreas da patologia respiratória na sua vertente diagnóstica e terapêutica.

Pré-requisitos

UC obrigatória nas áreas de especialização de Estudos do Sono e Fisiologia e Estudos da Função Respiratória e optativa na área de especialização de Post Market Surveillance.

Conteúdo

• Avanços no diagnóstico da patologia obstrutiva das vias aéreas

• Avanços na terapêutica da patologia obstrutiva das vias aéreas: novos fármacos, terapêutica de intervenção, cirurgia de redução de volume e transplante pulmonar

• Avanços no diagnóstico da patologia restritiva

• Avanços na terapêutica da patologia restritiva: novos fármacos, terapêutica de intervenção, cirurgia de redução de volume e transplante pulmonar

• Marcadores biológicos de tabagismo

• Avanços na ventilação não invasiva

• Telemonitorização das patologias respiratórias

• Pneumologia de intervenção

Bibliografia

Harrison’s - Principles of Internal Medicine 17ª ed.

 

Comprehensive Respiratory Medicine. Richard K Albert, Stephen G Spiro, James R Jett. Mosby. 2nd Edition

 

Fishman`s - Pulmonary Diseases and Disorders 4th ed. 2008

 

Tratado de Pneumologia. MJ Marques Gomes e R Sotto-Mayor. 2003.

 

Sociedade Portuguesa de Pneumologia

http://www.sppneumologia.com

European Respiratory Society

http://www.ersnet.org/

British Thoracic Society

http://www.brit-thoracic.org.uk/

American Thoracic Society

http://www.thoracic.org/

 

American College of Chest Physicians

http://www.chestnet.org/

Asma brônquica

www.ginasthma.org

DPOC

www.goldcopd.com

Método de ensino

A metodologia de ensino baseia-se em aulas teóricas com conceitos, definições e técnicas, envolvendo sempre tecnologias audiovisuais eficazes e atrativas e em aulas teórico-práticas em que as matérias serão contextualizadas em exemplos reais e práticos, a apresentar de modo interativo e convidando à participação ativa dos discentes, fomentando-se a discussão crítica.

As aulas teórico-práticas incluirão ida a um Serviço de Pneumologia de um Hospital Universitário com diversas Unidades, nomeadamente: Unidade de Ventilação Electiva, Hospital de Dia Pneumológico e Unidade de Técnicas Invasivas Pneumológicas.

Método de avaliação

A avaliação terá uma componente prática (que englobará parâmetros como: assiduidade, participação nas aulas e em ambiente hospitalar) e uma componente teórica (teste de escolha múltipla).

Cursos