
Bioestatística 1
Código
101000
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5
Professor responsável
Profª. Doutora Ana Luísa Trigoso Papoila da Silva
Língua de ensino
Português
Objectivos
Dada a grande heterogeneidade dos doutorandos no que diz respeito à idade, esta unidade curricular tem como objetivo principal revisitar os conceitos básicos sobre bioestatística, adquiridos durante o MIM (Mestrado Integrado em Medicina). Assim sendo, visa promover a aquisição de conhecimentos sobre metodologias estatísticas e sobre SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), permitindo aos alunos não só registar e analisar dados provenientes de estudos epidemiológicos mas também interpretar os resultados obtidos. Deverá proporcionar o desenvolvimento das seguintes competências: analisar dados utilizando o software estatístico SPSS, nomeadamente efetuar análises exploratórias, identificar qual o teste de hipóteses mais apropriado e, ainda, ler de forma crítica um artigo científico na área da investigação biomédica.
Pré-requisitos
Conteúdo
Estatística descritiva, probabilidade e variáveis aleatórias, métodos de amostragem, inferência estatística: estimação e testes de hipóteses usando o SPSS: conceitos básicos, testes para uma amostra, testes para duas amostras independentes (teste z, testes t e Mann-Whitney), testes para duas amostras emparelhadas (t-pares, Wilcoxon e sinais), testes para mais de duas amostras independentes (ANOVA I e Kruskal-Wallis) e para mais de duas amostras relacionadas (Friedman). Tabelas de Contingência (teste Qui-Quadrado para a independência e teste Exacto de Fisher) e teste de McNemar para duas amostras emparelhadas.
Interpretação dos resultados obtidos a partir dos modelos de regressão linear, logística e de Cox.
Bibliografia
1. Altman, D. (1991). Practical statistics for medical research. First edition. Chapman & Hall, London.
2. Bland, M. (2000). An introduction to medical statistics. Third edition. Oxford University Press.
3. Daniel, W.W. (2008). Biostatistics: A foundation for analysis in the health sciences. 9th edition edition. John Wiley & Sons.
4. Pestana, M. H. e Gageiro, J.N. (2005). Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS. Edições Sílabo, Lisboa.
Método de ensino
O ensino processa-se através da integração de ensino teórico, com a apresentação dos temas pelo docente e onde os alunos são estimulados a participar, e de ensino prático através da realização de exercícios em SPSS. A comunicação entre os alunos e professores é presencial e através de e-mail. As aulas deverão decorrer em sala com computadores (1 por cada aluno), com uma duração máxima de 120 minutos.
Método de avaliação
A avaliação consistirá num exame escrito em deverão ser resolvidos exercícios com recurso ao SPSS.