
Epidemiologia para a Investigação Clínica
Código
101076
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5
Professor responsável
Profª. Doutora Helena Cristina de Matos Canhão
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
Com esta Unidade Curricular pretendemos lançar as bases para que os alunos compreendam os métodos epidemiológicos e de investigação que servem de suporte aos projetos de investigação e de intervenção, aumentar os seus conhecimentos e a sua capacidade crítica em relação aos resultados de investigação publicada e disponível, torná-los autónomos na compreensão de questões científicas, reconhecer as limitações da evidência em que se baseiam muitos procedimentos, reforçar o gosto pela curiosidade, estudo e conhecimento. Esses conhecimentos traduzem-se em:
Domínio dos conceitos epidemiológicos na investigação clínica, análise crítica e bioestatística.
Conhecimento e desenvolvimento de uma praxis orientada para necessidades de investigação.
Pretende-se que exercitem capacidades para a execução de estudos epidemiológicos/clínicos nas áreas da Investigação Clínica.
Aplicação da metodologia epidemiológica para comentar criticamente publicações científicas. Uso dos métodos e instrumentos de análise bioestatística em estudos epidemiológicos.
Aprofundamento de conceitos para discutir e resolver aspetos práticos de estudos epidemiológicos sobre doenças crónicas não transmissíveis, estilos de vida, envelhecimento, outcomes research, entre outras.
Treino e competência a analisar publicações de investigação clínica, apoiar a prática médica e decisões terapêuticas baseadas na evidência e nos métodos da bioestatística.
Treino e competência para analisar protocolos e estudos de investigação clínica e análise crítica.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Medição da Ocorrência das Doenças: a morbilidade (prevalência, incidência) e mortalidade bem como a sua padronização para a comparação de populações.
Identificação das causas das doenças e seus determinantes.
Relação causa-efeito verificando a validade estatística da associação e dos ajustamentos (viés, fatores de confundimento) e se essa associação é causal (força, mecanismo, consistência, temporalidade, doseresposta).
Saberão apresentar dados e distinguir as várias medidas de risco, além de entender os três tipos de estudos observacionais (transversais, caso-controlo, coorte e desenhos mistos) bem como a informação que se extrai de cada. Medidas de associação e de impacto.
Na medição das Intervenções na doença, dominarão conceitos qualitativos e quantitativos para o planeamento e condução de estudos epidemiológicos e ensaios clínicos.
Epidemiologia das doenças crónicas não transmissíveis, estilos de vida, envelhecimento e outcomes research.
Bibliografia
1. Aguiar, P. (2007). Guia Prático Climepsi de Estatística em Investigação Epidemiológica. Lisboa: Climepsi Editores;
2. Creswell J.W.: Research Design: Qualitative, Quantitative and mixed methods approach. (Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2014;
3. Fletcher, R., Fletcher, W., (2005). Clinical epidemiology: the essentials. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins;
4. Kathryn H. Jacobsen. Introduction to Public Health Research Methods: a practical guide. (Burlington, MA: Jones & Bartlett Learning, 2012);
5. Pocock, S.J. (1983). Clinical Trials: a practical approach. Chichester: John Wiley & Sons;
6. Rothman K., Greenland S., Lash T.L. (2008). Modern Epidemiology 3rd ed. Philadelphia, PA. Lippincot Williams & Wilkins;
7. Kenneth Rothman, Epidemiology: An Introduction. 2ªEdição. Oxford University Press, 2012;
8. Robert Fletcher, Clinical Epidemiology. 5ªEdição. Lippincott Williams & Wilkins, 2012;
9. Handbook of Epidemiology. Wolfgang Ahrens; Iris Pigeot. Editors (Second Edition 2014) ISBN 978-0-387-09833-3 ISBN 978-0-387-09834-0 (eBook); ISBN Bundle 978-0-387-09835-7 DOI 10.1007/978-0-387-09834-0 Springer New York Heidelberg Dordrecht London Library of Congress Control Number: 2013946541
SITES:
American Journal of Public Health http://ajph.aphapublications.org/toc/ajph
American Journal of Epidemiology http://aje.oxfordjournals.org/content/
Epidemiology http://journals.lww.com/epidem/pages/default.aspx
International Journal of Epidemiology http://ije.oxfordjournals.org/content/current
JAMA https://jama.jamanetwork.com/issue.aspx
European Journal of Epidemiology http://www.springerlink.com/content/0393-2990/27/8/
http://cedoc.unl.pt/epidoc-unit/
STROBE guidelines
CONSORT guidelines
Método de ensino
As aulas consistem na apresentação teórica dos conceitos e métodos básicos, e em aulas teórico-práticas em que são realizados exercícios orientados pelo docente em sala. Estas aulas são complementadas com outras de aplicação prática, realizadas por grupos de trabalho, incluindo a apresentação e discussão em turma dos trabalhos realizados (avaliação crítica de artigos, avaliação crítica de protocolos de estudo). Dá-se especial atenção aos conceitos, enquadramentos dos problemas, resolução e interpretação num contexto de investigação em saúde realizada em ambiente clínico.
A avaliação ponderará com 35% a frequência e qualidade das intervenções durante as aulas presenciais e o trabalho realizado em grupo com apresentação oral em sala e discussão, e com 65% uma prova escrita individual de avaliação no final da Unidade Curricular.
Método de avaliação
a) Formas de avaliação:
Distribuída ao longo da unidade curricular com avaliação final global:
- Avaliação Contínua: resolução de exercícios de análise crítica, individuais/grupo, em tempo de estudo e sala após supervisão. Discussão de projeto, apresentação de dados, comentário crítico e realização de cálculos sobre artigos e protocolos de estudos epidemiológicos e clínicos.
- Exame final de escolha múltipla.