NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Anatomia

Código

11103

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Cirurgia e Morfologia Humana

Créditos

13

Professor responsável

Prof. Doutor João Erse de Goyri O'Neill

Língua de ensino

Português

Objectivos

O principal objectivo geral do ensino-aprendizagem da Anatomia Humana: Aquisição dos conhecimentos anatómicos essenciais, e dotar o futuro médico de capacidade para a sua aplicação.

 

Considerando os domínios essenciais da aprendizagem: cognitivo, psicomotor, afectivo ou das atitudes, será objectivo específico do ensino-aprendizagem.

 

No domínio dos conhecimentos:

- Conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo humano

- Identificar e descrever.; as estruturas)

 

No domínio das capacidades ou desempenhos:

- Observação

- Descrição

- Estruturação ou esquematização dos conhecimentos

- Integração dos conhecimentos

- Projecção das estruturas profundas na superfície do corpo humano

 

Aplicação dos conhecimentos:

- Espírito criativo

- Espírito crítico

- Aprendizagem autónoma

-Trabalho em grupo

- Pesquisa Bibliográfica

 

No domínio das atitudes e dos valores:

- Reconhecer a importância fundamental da Anatomia na formação do médico

- Desenvolver e demonstrar o gosto pelo Saber e Aprender

- Desenvolver a curiosidade científica

- Assumir a responsabilidade do médico perante a sociedade

- Espírito de tolerância

- Respeito crescente pelo Homem

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

A – ANATOMIA GERAL

 

Divisões da Anatomia

Posição anatómica ou descritiva e planos descritivos ou de referência

Nomenclatura anatómica

Investigação em Anatomia

 

 

 

B - ANATOMIA DA LOCOMOÇÃO

 

Anatomia Humana Geral da Locomoção

Osteologia geral, artrologia geral, miologia geral

Pele e anexos

      Anatomia de superfície

 

Osteologia da cabeça

Ossos do crânio, face e osso hióide

Artrologia da cabeça

Cabeça óssea em geral

Crânio e face em geral. Cavidades crânio-faciais: cavidades nasais, oral, órbitas, fossas temporais, infratemporais e ptérigo-palatinas

Arquitectura do crânio

Craniometria

 

Osteologia e Artrologia da coluna vertebral

Coluna vertebral geral

Conformação exterior, curvaturas, a coluna vertebral como órgão estático, cinético e protector

 

Osteologia e Artrologia do tórax

Tórax em geral

Conformação exterior e interior e noções de esplancnologia intra-torácica

 

Osteologia e Artrologia do membro inferior

Osteologia do cíngulo do membro inferior

Artrologia da pelve

Osteologia da coxa, perna e pé

Artrologia da anca, do joelho, da perna, do tornozelo e do pé

Aplicações clínicas (fracturas e lesões articulares)

Pelve em geral

Configuração da pelve, abertura superior e inferior, tipos de pelve e dimorfismo sexual

 

Osteologia e Artrologia do membro superior

Osteologia do cíngulo do membro superior, braço, antebraço e mão

Artrologia do cíngulo do membro superior, ombro, cotovelo, antebraço, punho e mão

Aplicações clínicas (fracturas)

 

Miologia da cabeça

Músculos cutâneos da cabeça, faciais da mímica e mastigadores

Miologia funcional da cabeça – mastigação e mimica facial

 

Miologia do pescoço

Músculos ântero-laterais e da nuca

Fáscias do pescoço

Anatomia topográfica da região do pescoço

Anatomia funcional da região cervical e pescoço

 

 

Miologia do dorso

Músculos e fáscias do dorso

 

Músculos do tórax

Músculos ântero-laterais

Diafragma

Fáscia do tórax

Anatomia funcional – mecânica da ventilação e aplicação clínica

 

Miologia do abdómen

Músculos ântero-laterais do abdómen e lombo-ilíacos

Aponevroses dos músculos ântero-laterais e posteriores do abdómen

Formações dependentes das aponevroses das paredes abdominais – aplicação clínica e conceito de pontos fracos das paredes abdominais

 

Miologia do membro inferior

Músculos da região glútea, coxa, pernas e pé

Fáscia glútea, femoral, da fossa popliteia, da perna e pé

Bainhas fibrosas e sinoviais dos tendões dos músculos da perna

Anatomia funcional do membro inferior

Anatomia topográfica da região glútea, coxa, joelho e perna

 

 

Miologia do membro superior

Músculos do ombro, braço, antebraço e mão

Fáscia clavi-peitoral, do braço e antebraquial

Bainhas fibrosas e sinoviais dos tendões dos músculos do antebraço.

Anatomia topográfica do escavado axilar e mão

Anatomia funcional do membro superior

Aplicação clínica (síndrome compressivos do canal cárpico)

 

 

C – ANATOMIA DOS ÓRGÃOS

 

Órgãos respiratórios

Cavidades nasais e anexos

Nariz, cavidades nasais e seios paranasais

Laringe

Anatomia funcional da fonação

Traqueia e brônquios

Pulmões

Pleuras

Topografia toraco-pulmonar (aplicação clínica) - importância no exame objectivo do dente e referências básicas no radiograma normal do tórax

 

 

 

Órgãos digestivos

Cavidade oral

Dependências da cavidade oral – gengivas, dentes, língua e tonsilas palatinas

Glândulas salivares

Faringe

Esófago

Anatomofisiologia da deglutição

Anatomia geral do desenvolvimento do tubo digestivo

Estômago

Mecanismos anatómicos anti-refluxo

Duodeno, jejuno e íleon

Intestino grosso

Recto

Ânus

Fígado

Vias biliares

Pâncreas

 

Órgãos urinários

Anatomia geral do desenvolvimento dos aparelhos urogenitais

Cálices, pelve renal e ureteros

Bexiga

Uretra

Anatomia endoscópica e radiológica do sistema urinário – exemplos de aplicação de conhecimentos

 

Órgãos genitais masculinos

Testículos

Epidídimos

Escroto e bainhas dos funículos espermáticos

Vias espermáticas

Próstata, glândulas bulbo-uretrais (Cowper)

Pénis

 

Órgãos genitais femininos

Ovários

Tubas uterinas

Útero

Vagina

Vulva

Glândulas vestibulares menores e glândulas vestibulares maiores (Bartholin)

 

Mamas

Anatomia na glândula mamária e sua drenagem linfática – o exemplo do cancro da mama

 

Períneo

Músculos do períneo e fáscias do períneo

Divisão do períneo

 

Órgãos linfóides

Medula óssea

Timo

Tecidos linfo-epiteliais

Nodos linfáticos

Baço

 

Glândulas endócrinas

Hipófises

Glândula pineal

Glândula tiróide glândulas paratiróides

Glândulas suprarrenais

Paragânglios

Grupos celulares com localização em órgãos de outros sistemas

Placenta

 

Peritoneu

Aspectos gerais – descrição e topografia geral

 

 

D - ANATOMIA NEVROLÓGICA

 

Nevrologia geral

 

Nervos espinhais

Sistematização dos territórios medulares e radiculares

Ramos posteriores dos nervos espinhais

 

Plexo cervical

Aspectos gerais de aplicação clínica – bloqueio do plexo superficial e lesão do nervo frénico

 

Plexo braquial

Aspecto geral da inervação do membro superior

 

Nervos intercostais

 

Plexo lombar

Plexo sagrado

Plexo pudendo

Plexo sacro-coccígeo

Aspecto geral da inervação do membro inferior

Aspecto geral da inervação do períneo

 

 

Nervos cranianos

Nervo oculomotor

Nervo troclear

Nervo abducente

Nervo trigémeo - nervo oftálmico (Willis), nervo maxilar e nervo mandibular

Nervo facial e nervo intermédio (Wrisberg)

Nervo glosso-faríngeo

Nervo vago

Nervo acessório

Nervo hipoglosso

Sistematização de Territórios de Inervação, aplicação de conhecimentos no exame neurológico sumário

 

Sistema nervoso autónomo

Tronco simpático

Gânglios intermédios e plexos pré-viscerais e Gânglios e plexos viscerais

Paragânglios

 

 

E - ANATOMIA DO CORAÇÃO E VASOS

 

Anatomia geral do coração e vasos

Coração

Considerações gerais

Conformação externa

Relações

Cavidades cardíacas – átrios e ventrículos

Constituição anatómica do miocárdio - anéis fibrosos e trígonos fibrosos, fibras musculares e fibras específicas

Pericárdio

Vascularização e inervação do coração

Dissecção do coração

 

Artérias

Artérias do tronco

Artéria aorta abdominal

Artérias da cabeça e do pescoço

Artérias do membro superior e artérias do membro inferior

 

Veias

Veias da cabeça e do pescoço

Veias do tronco

Veias dos membros

 

Linfáticos

Linfáticos da cabeça e do pescoço

Linfáticos do tronco

Linfáticos do membro superior

Linfáticos do membro inferior

Troncos linfáticos terminais supradiafragmáticos

Troncos linfáticos terminais infradiafragmáticos

Aplicações clínicas no contexto das drenagens linfáticas de neoplasias

 

 

Anatomia Vascular Especial

Territórios vasculares: Lobos, Segmentos, Subsegmentos

Microvascularização de órgãos - Scanning electronic microscopy – corrosion casts

Bibliografia

Bibliografia de base (adoptada)

* Gray’s Anatomy: The Anatomical Basis of Clinical Practice – Elsevier – Susan Standring

* Gray’s Anatomy for Students – Churchill Livingstone – Richard Drake

* Clinically Oriented Anatomy – K. Moore – Williams and Wilkins.

* Anatomia Humana da Locomoção – J. A. Esperança Pina - 4ª edição – Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana dos Órgãos – J. A. Esperança Pina - 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana do Coração e Vasos – J. A. Esperança Pina - 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Relação – J. A. Esperança Pina - 4ª edição – Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Geral e Dissecção Humana – J. A. Esperança Pina, A. Bensabat Rendas, Miguel Correia, J. Goyri O’Neill e Diogo Pais - Lidel, Edições Técnicas.

* Atlas de Anatomia Humana – Frank H. Netter – Artmed, Editora.

 

Bibliografia complementar (recomendada)

* Anatomia Humana (Descritiva, Topográfica e Funcional) – Henry Rouvière e André Delmas – 11ª edição Espanhola, ou 15ª edição Francesa, Masson.

* The Developing Human: Clinical Oriented Embriology – K. Moore – W. B. Saunders.

* Atlas of Human Anatomy with Integrated Text – J. A. Gosling e al. – Churchill Livingstone.
* Sectional Human Anatomy – Han M-C & Kim C-W, Igaku-Shoin.

* Color Atlas of Anatomy – J. Roben & C. Yokochi – Edição em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

 

Método de ensino

Para atingir os objectivos de aprendizagem da Unidade Curricular de Anatomia o aluno deverá frequentar o Curso Teórico e o Curso Prático, que serão complementares, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas.

 

 

Curso Teórico: Aulas teóricas, 50 minutos de duração, a explanação de assuntos é precedida da apresentação do sumário da aula, e seguida de um período para esclarecimento de dúvidas.

 

 

Curso Prático: O Programa está integrado na sequência do Curso Teórico, sendo complementar a este. Periodicidade de 2 sessões semanais de 110 minutos cada., a turmas de 15 alunos. Os vários parâmetros são:

 

Ensino Tutorial aberto à participação dos discentes - com um período de exposição das matérias pelo assistente, a que se segue um período de exposição pelos alunos.

 

Trabalho Laboratorial com modelos anatómicos e material cadavérico - a substituição de peças cadavéricas humanas por modelos plásticos representará sempre uma escolha de menor fidedignidade. Nada substitui o cadáver humano fresco ou embalsamado.

 

Trabalho de Pesquisa Bibliográfica e Trabalho Projecto - destinadas ao treino da pesquisa bibliográfica dum tema. Os resultados são discutidos com o docente.

 

Trabalho de Auto-avaliação das Aprendizagens - os alunos são propostos a responder a perguntas de um banco de dados realizado e partilhado por todos os docentes.

Método de avaliação

Avaliação dos Alunos:

A elaboração de um esquema de avaliação uniforme torna-se imperiosa pela necessidade de uniformizar critérios que avaliarão o aluno de um modo global e contínuo, pelo que cabe a cada Docente seguir as indicações gerais em relação a este ponto e fazer comunicar, na primeira aula, eventuais especificidades referentes à turma que lhe seja atribuída.

Na Anatomia, deve a avaliação do aluno basear-se em diferentes parâmetros que avaliem não só o seu nível real de conhecimentos mas ainda, as suas aptidões de raciocínio, destreza, capacidade inovadora, pronta adaptação a novas questões e situações que lhe são postas.

Trata-se, ainda que indirectamente, de avaliar o futuro médico, pelo que, as suas capacidades humanas e éticas deverão ser tomadas em linha de conta, sendo o aluno preparado, desde o 1º ano do curso, para a abordagem do doente numa perspectiva científica e humana.

a)  Avaliação Prática Contínua (30%)

A avaliação contínua é da responsabilidade do assistente de cada turma e processar-se-á em todas as aulas práticas, verificando-se no decorrer da própria aula, pela abordagem dos temas ministrados no curso teórico. O aluno deverá ser solicitado pelo docente, a expor  assuntos, detalhando este ou aquele pormenor, podendo por sua livre iniciativa abordar a descrição de um tema em íntima relação com o objectivo da aula em que participa.

Os trabalhos finais deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo que efectuou o trabalho, devendo o docente avaliar não só a exposição mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográfica para a realização do tema.

A avaliação contínua deve avaliar também as características globais do aluno, no que se refere não só ao seu nível de conhecimentos mas também à assiduidade e pontualidade, sua capacidade de dinamização do grupo de trabalho em que está integrado e relacionamento com os docentes e discentes, sendo aqui valorizada a realização de trabalhos de grupo. 

Os trabalhos de grupo deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo que efectuou o trabalho, devendo o docente/júri avaliar não só a exposição e rigor científico mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográfica para a realização do tema.

 

A avaliação continua dos alunos, não deve perturbar o normal decurso dos cursos teórico e prático da disciplina, nem directa ou indirectamente o de outras cadeiras.

 

Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

è Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame Final.

è Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame Final.

Regimes Especiais de Avaliação Prática - qualquer aluno a quem seja reconhecido um Estatuto Especial que o dispense da obrigatoriedade de assiduidade do Curso Prático (ou seja, frequência obrigatória de dois terços das aulas leccionadas) e que não obtenha Avaliação Prática que permita acesso a Exame Final, poderá realizar Prova Prática referente aos conteúdos do Programa Prático em data a definir (entre o término do Curso Prático e o 1º Dia de Exames da 1ª Época).

 

è  Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame Final.

è  Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame Final.

 

b)  Avaliação Intercalar Escrita (20%) – ANATOMIA DA LOCOMOÇÃO 

 

Será realizada em 14 de Novembro de 2017, às 16h00m, nos Anfiteatros do Edifício-Sede da Faculdade Ciências Médicas – UNL. Trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falso, correspondência, legendas de imagens e/ou resposta curta.

 

Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

 

è  Com classificação inferior a 10 valores (ou caso tenha faltado) o aluno terá obrigatoriamente que, durante o Exame Final, realizar nova avaliação referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita. A classificação obtida durante o Exame Final nas áreas de Osteologia e Artrologia não substitui a classificação obtida na Avaliação Intercalar, contando esta última sempre de forma independente para o cálculo da nota final.

è  Com classificação superior a 10 valores o aluno, no Exame Final, está dispensado de avaliação referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita.

è  Caso o aluno falte injustificadamente, ser-lhe-á atribuída a classificação de zero valores e o aluno terá obrigatoriamente que, durante o Exame Final, realizar nova avaliação referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita. A classificação obtida durante o Exame Final nas áreas de Osteologia e Artrologia não substitui a classificação obtida na Avaliação Intercalar, contando esta última sempre de forma independente para o cálculo da nota final.

 

c)  Avaliação Final – EXAME FINAL ORAL - Inclui avaliação de todos os conteúdos considerados nos Programas Práticos e Teóricos da Cadeira. De uma forma geral, deverão formalizar-se vários contributos para a nota do exame final:

 

1 – Avaliação no âmbito da Anatomia da Locomoção, incluindo Osteologia, Artrologia e Miologia- que pode ser dispensada caso o aluno tenha obtido avaliação positiva na prova de avaliação intercalar (ver acima alínea b).

2 – Avaliação no âmbito da Anatomia dos Órgãos.

3 – Avaliação no âmbito da Anatomia do Coração e Vasos e Anatomia Nevrológica.

4 – Avaliação / Desempenho Final - pode incidir sobre qualquer área, e é conferida pelo Professor Regente da Unidade Curricular de Anatomia ou docente nomeado em sua substituição.

 

Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

 

è Se em 1ª época o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final oral, poderá realizar exame em 2ª época, sendo consideradas igualmente as avaliações referentes à Avaliação Contínua e Teste Intercalar Escrito. Caso o aluno não se apresente para realização de exame em 2ª época, encontra-se reprovado na UC Anatomia

 

è Se em 2ª época, uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final oral, reprova o aluno a Anatomia (poderá eventualmente utilizar a Época de Recurso caso cumpra os requisitos indicados nos regulamentos internos da FCM).

 

è Em 1ª ou 2ª época uma classificação superior a 10 valores, aprova o aluno no Exame Final de Anatomia (com uma ponderação de 50% na Nota Final da UC).

 

 

NOTA: independentemente da Época de Exame (1ª, 2ª ou Especial) escolhida pelos alunos, é obrigatória uma Avaliação Prática positiva (superior a 10 valores) e válida (ou seja, referente ao ano lectivo em curso ou ano lectivo anterior).

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