
Anatomia Patológica
Código
11118
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Genética, Oncologia e Toxicologia Humana
Créditos
10
Professor responsável
Prof.ª Doutora Ana Félix
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Patologia é a área médica que faz a ligação entre as ciências básicas e a prática clínica da Medicina. A Patologia investiga as causas (etiologia), estuda os mecanismos dos principais processos lesionais da doença (patogenia) e identifica a sua expressão morfológica.
Para o entendimento das alterações estruturais e funcionais das células, tecidos e órgãos, os Anátomo-Patologistas usam diversos métodos / técnicas, como são a histopatologia, a
citopatologia, e as técnicas imunológicas, moleculares e bioquímicas, que lhes permitem
formular um diagnóstico, orientar a terapêutica e ajuizar prognósticos.
O modelo de ensino proposto pretende transmitir conceitos e conhecimentos; estimular a
curiosidade científica e o pensamento científico sobre problemas biomédicos; preparar e treinar os estudantes para efectuarem pesquisas originais clínicas e/ou laboratoriais.
São objectivos gerais desta disciplina que, no final do semestre, o aluno seja capaz de:
1 - conhecer e compreender os princípios básicos das doenças (causas, mecanismos, processos lesionais);
2 - possuir capacidades de observação e dedução para saber identificar e interpretar as alterações morfológicas, os eventos tissulares, celulares e moleculares responsáveis pelos diferentes tipos de patologia;
3 - utilizar adequadamente o vocabulário técnico anátomo-patológico;
4- evidenciar capacidades de aprendizagem e de comunicação científica
O curso prático pretende atingir os seguintes objectivos pedagógicos:
1. Iniciar os alunos no vocabulário próprio da denominação das lesões e das doenças.
2. Demonstrar os principais padrões histo-patológicos referentes aos grandes grupos lesionais estudados (adaptação celular, lesão e morte celular, inflamação, doenças multissistémicas, alterações da circulação e neoplasias).
3. Demonstrar a correlação clínico-patológica através da integração de dados clínicos e laboratoriais com imagens de lesões macroscópicas e de alterações histológicas.
4. Promover o treino descritivo de lesões macro e microscópicas, sob uma forma organizada e hierarquicamente ordenada, e desenvolver capacidades de reconhecer padrões de alterações patológicas elementares.
5. Demonstrar os diferentes procedimentos técnicos e metodológicos que são usados no diagnóstico anátomo-patológico, como forma de transmitir o conhecimento e a integração da especialidade, no contexto do funcionamento hospitalar.
6. Ilustrar a importância da investigação científica e da pesquisa de informação no progresso do conhecimento médico.
7. Promover capacidades de iniciativa conducentes a trabalhos de pesquisa e dotar os alunos de aptidões na identificação, seleccionar, analisar fontes de informação.
Pré-requisitos
Esta disciplina tem como pré-requisito o domínio da disciplina de Histologia e Embriologia Humana, pelo que se aconselha aos alunos que frequentam a Unidade Curricular de Anatomia Patológica, o seu estudo prévio.
As aulas práticas são obrigatórias; e, por isso, será efectuado um registo das presenças dos discentes nestas aulas. A marcação de faltas é feita 5 minutos depois da hora do início das aulas. É condição indispensável para a ter nota da avaliação prática contínua ter frequentado, pelo menos, dois terços das aulas práticas. Os alunos sem 2/3 das presenças nas aulas práticas, não terão nota de avaliação contínua, pelo que terão um exame prático final da totalidade da matéria prática.
Conteúdo
AULAS TEÓRICAS
A Anatomia Patológica
Introdução ao curso e ao modelo pedagógico
3ª Introdução à avaliação macroscopia
4ª Técnicas e métodos em Anatomia Patológica
Autópsia: perspectiva histórica e significado
Autópsia: modelo e introdução técnica
Causas de doença
A célula: alvos de lesão
Adaptação celular: alterações do crescimento e actividade
Adaptação celular: alterações da diferenciação
Lesão celular: causas, mecanismos e agentes
Padrões morfológicos de lesão celular
Acumulação intracelular
Morte celular: características
Morte celular: tipos de necrose. Calcificação
Inflamação: introdução
Inflamação aguda
Inflamação crónica 1
Inflamação crónica 2
Reparação: regeneração
Reparação: cicatrização
Alterações circulatórias: edema, hiperémia, congestão
Obstáculos ao fluxo sanguíneo trombose
Patologia extracelular 1
Obstáculos ao fluxo sanguíneo embolia, outras
Obstáculos ao fluxo sanguíneo: arteriosclerose
Isquémia, Enfartes, Aneurismas e Vasculites
Neoplasias: conceitos gerais
Neoplasias: epidemiologia
Patologia extracelular 2 e pigmentos
Neoplasias e genes 1
Neoplasias e genes 2
Neoplasias: etiopatogenia 1
Neoplasias: etiopatogenia 2
Progressão das neoplasias 1
Progressão das neoplasias 2
Neoplasias: avaliação morfológica do prognóstico 1
Neoplasias: avaliação morfológica do prognóstico 2
Neoplasias benignas e malignas
Avaliação final do ensino da Anatomia Patológica
Aulas práticas:
Lâminas histológicas (L)
Tutoriais (T)
Autópsias (A)
Macroscopia (M)
Casos-problema (C)
Hospital (H)
Congresso (Pathology day)
Bibliografia
Livros de apoio:
Kumar V; Abbas AB; Fausto N; Aster JC
Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease
Saunders Elsevier, Philadelphia 2014, 9th edition
Material de apoio:
Estarão disponíveis no site do Departamento:
*Os sumários das aulas teóricas.
*O guia das aulas práticas
*O atlas das lâminas histológicas
*Um glossário em inglês
*O Atlas glossário
Método de ensino
O ensino da disciplina inclui:
Aulas teóricas
As aulas expositivas destinam-se a transmitir os conteúdos pedagógicos da disciplina, de um modo sintético. Pretende-se que estas aulas sejam uma introdução aos conceitos da doença e das suas expressões morfológicas. O ensino teórico quer também transmitir a importância da visão integradora dos aspectos clínicos, imagiológicos e morfológicos, que permitem um diagnóstico anátomo-patológico.
As aulas não pretendem substituir o estudo individual em livros de texto, onde os temas
abordados são desenvolvidos.
Serão leccionadas um total de 40 aulas teóricas distribuídas da seguinte forma: 10 aulas teóricas na primeira semana de aulas, seguidas de 2 a 3 aulas semanais até à 13ª semana do calendário lectivo. As aulas serão leccionadas na FCM (ver calendário e temas ). Cada aula teórica têm 50 minutos de duração.
Aulas práticas:
Neste ano lectivo (2017-2018), haverá um total de 27 aulas práticas que inclui a aula realizada fora do horário prático que é o congresso Pathology day, com a duração de uma manhã de sábado.
Haverá 8 tipos distintos de aulas:
Lâminas histológicas (L)
Tutoriais (T)
Autópsias (A)
Macroscopia (M)
Casos-problema (C)
Hospital (H)
Congresso (Pathology day)
Método de avaliação
Em qualquer das provas de avaliação é necessário uma classificação igual ou superior a 10 valores para obter a aprovação na disciplina.
Avaliação prática
(a nota corresponderá a 30% da nota final)
Esta nota será obtida do seguinte modo (excepto para os alunos que não têm frequência das aulas práticas*):
avaliação individual durante as aulas práticas (10%)
* esta avaliação será efectuada nas aulas práticas tutoriais e de lâminas e será feita a integração da informação obtida, nas aulas de macroscopia e no Pathology Day.
*avaliação individual intercalar prática AV1 (10%)
*sem eliminação de matéria prática para o exame final prático.
*avaliação individual por exame final prático (10%)
* no horário das aulas práticas na 14ª semana lectiva.
No caso dos alunos faltarem aos momentos de avaliação prática, são classificados com 0(zero) valores; e esses elementos de avaliação entram para o cálculo da média final (exceptonas situações previstas no Regulamento da Faculdade).
A aprovação na avaliação prática em Anatomia Patológica da FCM nos anos lectivos anteriores (2014 a 2017) é válida, não sendo necessário frequentar as aulas práticas.
* Os alunos sem frequência de 2/3 das aulas práticas têm um exame prático final diferente. Este exame consta de uma avaliação prática macro e microscópica exaustiva dos temas das aulas práticas (valendo 30% da nota final da UC). O exame realiza-se na semana destinada à avaliação prática final (14º semana de aulas), em data e local a definir pelo departamento, e que será anunciada no site, pelo menos 15 dias antes. Este exame prático é integrado no curso prático da UC, e é apenas uma oportunidade especial para os alunos que não tendo tido oportunidade de frequentar a maioria das aulas poderem eventualmente recuperar e aceder ao exame escrito no final do semestre; pelo que só se realiza nesta data, não havendo lugar a mais oportunidades no 1º semestre
nem na época especial, nomeadamente não se aplicando a nenhuma das situações de excepções prevista nos Regulamentos.
Avaliação teórica
(a nota corresponderá a 70% da nota final)
*exame final escrito no sistema Medquizz (perguntas de vários tipos: escolha múltipla,
abertas, de emparelhamento, etc) nos dias definidos no calendário aprovado pelo
Conselho Pedagógico.
*haverá exame final oral, não obrigatório, para todos os alunos que o requeiram, desde que tenham obtido aprovação final na Unidade Curricular (isto é nota superior a 10 na avaliação prática e na avaliação teórica). A nota final na disciplina será correspondente a este exame oral. A data será marcada no dia seguinte à publicação no Moodle das notas referentes ao exame escrito final.
*revisão de provas de tipo presencial, de acordo com o regulamento pedagógico (artigo33º) e despacho nº2/2017 do Conselho Pedagógico. Em horário a especificar dentro do prazo regulamentar e logo após a recepção, por parte dos SGDA, do total de pedidos)
Melhoria de nota
Após inscrição nos Serviços Académicos, a melhoria de nota será sempre feita por exame
oral, nos dias destinados aos exames orais para a época correspondente. Toda a matéria leccionada
na Unidade Curricular (prática e teórica) será objecto de avaliação.