NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Anatomia Regional II: Cabeça, Pescoço, Dorso e Membros

Código

11128

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Cirurgia e Morfologia Humana

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Língua de ensino

Português

Objectivos

Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objeto de avaliação.

A Anatomia Regional ou Topográfica é uma área das Ciências Morfológicas complementar da Anatomia Humana Geral e da Anatomia Descritiva ou Sistémica. Enquanto estas fornecem ao aluno os alicerces fundamentais para o conhecimento da linguagem e terminologia anatómicas, bem como dos aspetos descritivos dos vários órgãos e sistemas, a Anatomia Regional aborda a estrutura do corpo humano numa perspetiva topográfica. O corpo humano é agora dividido em Regiões Anatómicas que são estudadas definindo os seus limites, os seus diferentes planos, as diferentes relações entre estruturas, sentindo as diferentes texturas dos tecidos e órgãos e tomando consciência da possibilidade de variação face ao “normal” que cada indivíduo e cada estrutura pode apresentar.

O Ensino da Anatomia, tal como o perspetivamos, será a promoção de um conhecimento sólido da Anatomia Humana Normal, indispensável na preparação do aluno para a aprendizagem futura em outras Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina. Só um extenso e sólido conhecimento em Anatomia Humana Normal, no qual se inclui o conhecimento da Anatomia Regional, poderá permitir ao aluno a compreensão de temas como a Anatomia do Desenvolvimento, a Anatomia Funcional, a Anatomia Imagiológica, a Anatomia Ecográfica, a Anatomia Endoscópica, a Anatomia Patológica e a Anatomia Clínica (das áreas médicas ou cirúrgicas).

Esta Unidade Curricular Opcional é também a resposta ao desafio lançado aos alunos durante o 1º semestre do 1º ano: “procurar mais”! O conhecimento teórico e prático da Anatomia Humana Normal abriu a porta de acesso e vontade para o estudo da Anatomia Regional ou Topográfica. O desafio da aprendizagem da Anatomia, essencial à formação de qualquer Médico, passa também por aceitar este convite a “saber mais para ser mais”.

Considerando os domínios essenciais da aprendizagem: cognitivo, psicomotor, afetivo ou das atitudes, serão objetivos específicos do ensino-aprendizagem das Unidades Curriculares de Anatomia Regional:

a) No domínio dos conhecimentos:

- Identificar e descrever todas as características das estruturas anatómicas, bem como da sua relação com estruturas vizinhas, tendo como suporte o cadáver.

- Conhecer e utilizar a correta nomenclatura das estruturas que compõem os sistemas ou aparelhos do corpo humano, bem como outra terminologia necessária à sua descrição na qual deverá basear a sua expressão técnica como futuro profissional de saúde.

 

- Conhecer e justificar as funções das estruturas e sistemas ou aparelho que compõem o corpo humano.

 

b) No domínio das capacidades ou desempenhos:

- Desenvolvimento de técnica de dissecção - ser capaz de executar, de forma adequada, o conjunto de técnicas inerentes à dissecção cadavérica. A preparação das peças anatómicas pela dissecção cuidada e minuciosa do material cadavérico é um dos objetivos do curso prático. A comparação entre os resultados obtidos, pela dissecção do cadáver e o teor das descrições dos livros de texto, e a observação das variações anatómicas em presença, é fundamental no curso prático.

- Destreza manual – ser capaz de manusear adequadamente o instrumental de dissecção.

- Observação – ser capaz de identificar as diversas estruturas morfológicas normais do corpo humano no cadáver.

- Projeção das estruturas profundas na superfície do corpo humano – ser capaz de enunciar fazendo recurso à memória visual, as mais importantes estruturas que se encontram profundamente, para cada região cutânea.

- Integração dos conhecimentos – ser capaz de integrar as diversas estruturas anatómicas e relações que estabelecem entre si, numa perspetiva regional ou topográfica e funcional.

- Descrição – ser capaz de descrever, oralmente, as estruturas anatómicas, utilizando uma linguagem clara, fluida, precisa e completa, demonstrando, também, capacidade de sistematização e síntese.

- Estruturação ou esquematização dos conhecimentos – ser capaz de ordenar os conhecimentos em esquemas descritivos bem definidos semelhantes para as diversas estruturas do mesmo tipo.

- Espírito crítico – ser capaz de destrinçar o essencial do particular e de criticar as suas fontes de conhecimentos, não aceitando tacitamente tudo o que lê ou ouve.

- Aprendizagem autónoma – ser capaz de desenvolver métodos adequados de estudo individual, base fundamental para a formação médica contínua ou permanente.

- Trabalho em grupo – ser capaz de desenvolver capacidade de trabalho em equipa, qualidade indispensável ao exercício da medicina nos tempos de hoje.

- Pesquisa Bibliográfica – ser capaz de pesquisar e selecionar a informação necessária para uma discussão atualizada de um dado assunto e planeamento da atividade de dissecção.

- Possibilidade de Participação na Corporis Fabrica (exposição anual) – desenvolvimento da capacidade de planear e concretizar um projeto de desenvolvimento de um modelo tridimensional, poster ou apresentação multimédia onde seja ilustrado de forma simplificada o resultado da experiência de dissecção de uma dada região anatómica.

 

c) No domínio das atitudes e dos valores:

- Respeito crescente pelo Homem – apresentar respeito pelo cadáver como primeiro passo para o respeito pelos doentes.

- Reconhecer a importância do papel desempenhado pela Anatomia na formação do médico.

- Desenvolver e demonstrar gosto por saber e aprender.

- Desenvolver e demonstrar curiosidade científica que estimule o interesse pela pesquisa.

- Assumir a responsabilidade do médico (e, portanto, do estudante de medicina) perante a sociedade.

- Espírito de tolerância – promover a flexibilidade intelectual, o espírito aberto a novas ideias, a aceitação da diversidade na natureza humana…

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Anatomia Regional-II: Cabeça, Pescoço, Dorso e Membro Superior e Inferior são aqui apresentados nas suas linhas gerais. Os sumários detalhados, incluindo as subdivisões regionais, serão apresentados mais tarde.

 

As datas e horário de funcionamento das aulas serão definidos de acordo com a programação geral do 1º e 2º anos ano do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School para o ano letivo de 2016-2017 e critérios logísticos como o nº de alunos inscritos na UC, a disponibilidade dos docentes e a gestão de espaços.

Bibliografia

* Anatomia Geral e Dissecção Humana – J.A. Esperança Pina et al. Lidel, Edições Técnicas.

* Grant’s Dissector - Patrick W. Tank. Lippincott Williams and Wilkins.

* Anatomia Humana dos Órgãos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana do Coração e Vasos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Locomoção - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Relação - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Tratado de Anatomia Topográfica - L. Testut & O. Jacob. (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Gray’s Anatomy for Students (2nd edition) – Richard L. Drake et al. Churchill Livingstone (Edições em língua inglesa ou portuguesa do Brasil).

* Anatomy in Surgery – P. Thorek, C.T. Linden and N. Swan – Springer.

* Anatomia Humana - L. Testut (A. Latarjet) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Anatomie de I' Abdomen - C. Couinaud - G. Doin & Cie.

* Atlas de Anatomia Humana - F. Netter (nas suas edições em língua inglesa, espanhola ou portuguesa).

* Anatomia Humana (Descriptiva, Topográfica e Funcional) - H. Rouvière (A. Delmas) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Sobotta- Atlas de Anatomia Humana - F. Paulsen - Elsevier /GEN (nas suas edições em língua portuguesa, inglesa, alemã ou espanhola).

 

Método de ensino

Para atingir os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular de Anatomia Regional-I o aluno deverá frequentar as Aulas Teóricas e Práticas, que serão complementares e recorrerão a diferentes técnicas pedagógicas.

 

Componente Teórica:

O curso teórico é constituído por aulas teóricas (2 tempos previstos), ministradas ao universo do curso, com lições de 60 minutos de duração, nas quais o desenvolvimento dos assuntos é precedido da apresentação do sumário da aula, e seguido de um período para esclarecimento de dúvidas surgidas durante a aula.

A aula teórica deverá ter como auxiliares de exposição: uma iconografia atualizada e ilustrativa com os recursos audiovisuais adequados, ficando ao critério do docente a possibilidade ou não de cedência do material aos alunos.

O final da aula teórica deverá conter uma síntese do tema, abordando os elementos mais importantes deste, procedendo-se depois ao esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.

 

Para cada Aula Teórica prevê-se:

 

            - Identificação e contacto do docente;

            - Objetivos gerais da aula;

            - Objetivos específicos da aula;

- Sumário;

- Bibliografia detalhada.

 

A organização da Componente Teórica é da responsabilidade do Professor Regente – Prof. Doutor Diogo Pais.

 

Avaliação do Ensino Teórico:

Questionário de avaliação do ensino teórico, a ser preenchido por todos os alunos na última aula teórica ou antes do exame. Estes questionários serão também disponibilizados na página da UC.

Questionário para Avaliação do Ensino promovidos pelo Gabinete de Qualidade do Ensino da FCM/UNL e disponibilizados on-line através de acesso da página da FCM: www.fcm.unl.pt.

 

 

Componente Prática:

O Programa do Curso Prático está integrado na sequência dos dois primeiros tempos do Curso Teórico, constando essencialmente do Ensino-aprendizagem da Anatomia Regional através do Ensino e Prática da Dissecção Humana.

 

É obrigatória a frequência a pelo menos dois terços das aulas práticas para que o aluno obtenha aproveitamento na Unidade Curricular.

Os vários parâmetros a ter em consideração na estruturação e avaliação das aulas do Curso Prático, por cada Docente, serão dentre outros:

     a) Ensino Tutorial aberto à participação dos discentes.

     b) Trabalho Laboratorial com material cadavérico

     c) Trabalho de Pesquisa Bibliográfica

     d) Trabalho de Projeto

            e) Trabalho de Autoavaliação da Aprendizagem

Método de avaliação

Na Anatomia, deve a avaliação do aluno basear-se em diferentes parâmetros que avaliem não só o seu nível real de conhecimentos, mas ainda, as suas aptidões de raciocínio, destreza na técnica de dissecção, capacidade inovadora, pronta adaptação a novas questões e situações que lhe são postas.

Trata-se, ainda que indiretamente, de avaliar o futuro médico, pelo que, as suas capacidades humanas e éticas deverão ser tomadas em linha de conta, sendo o aluno preparado, desde o 1º ano do curso, para a abordagem do doente numa perspetiva científica e humana.

 

a)  Avaliação prática

A avaliação prática é da responsabilidade dos docentes da componente prática e processar-se-á em todas as aulas práticas e pode passar pelos seguintes itens:

a)   Ao aluno deve encarar a Dissecção Humana como um ato que implica preparação teórica, treino da técnica, capacidade de análise, interpretação, discussão e conclusão. Todos estes pontos devem ser alvo de avaliação em cada aula, aceitando desde logo que esta Unidade Curricular Opcional inicia o aluno na prática da Dissecção pelo que a destreza nesta técnica será algo que o aluno irá adquirir de forma gradual.

 

b)   O aluno deverá ser solicitado pelo docente, a expor assuntos, detalhando este ou aquele pormenor, podendo por sua livre iniciativa abordar a descrição de um tema em íntima relação com o objetivo da aula em que participa.

 

c)    A avaliação prática deve avaliar também as características globais do aluno, no que se refere não só ao seu nível de conhecimentos, mas também à assiduidade e pontualidade, sua capacidade de dinamização do grupo de trabalho em que está integrado e relacionamento com os docentes e discentes, seu respeito e humanismo perante o cadáver e cumprimento das regras de segurança e higiene durante as aulas de dissecção.

 

 

 

d)   Os trabalhos de grupo ou temas preparados de forma individual, eventualmente pedidos, deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo/aluno que efetuou o trabalho, devendo o docente avaliar não só a exposição e rigor científico, mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográfica para a realização do tema.

 

Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

 

è Com classificação inferior a 10 valores o aluno não terá aprovação final na Unidade Curricular.

è Com classificação superior a 10 valores o aluno é admitido à Prova Final.

 

b)  Prova Final

Será realizada nos Anfiteatros ou outras instalações do Edifício-Sede da Faculdade Ciências Médicas – UNL e terá dois componentes:

 

Componente Oral (O): trata-se da apresentação oral (poster, modelo tridimensional, apresentação multimédia e/ou outro suporte aceite) perante júri constituído pelo corpo docente de um trabalho decorrente da atividade de Dissecção Cadavérica Humana. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 10 valores, sendo que com uma classificação inferior a 5 valores (não arredondado) o aluno não terá aprovação na prova final.

Componente Escrito (E): trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla que procura aferir de forma geral os conhecimentos transmitidos na Componente Teórica e Revisões Temáticas da Componente Prática e, outros decorrentes da aplicação prática destes. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 10 valores, sendo que com uma classificação inferior a 5 valores (não arredondado) o aluno não terá aprovação na prova final.

 

A Classificação da Prova Final resulta do somatório da classificação de (O) e (E) e:

 

è Com classificação inferior a 10 valores (ou caso tenha faltado a (O) e/ou (E)) o aluno não terá aprovação final na Unidade Curricular.

è Com classificação superior a 10 valores o aluno terá aprovação na Prova Final da Unidade Curricular.

è No caso de classificação inferior a 10 valores em 1 das duas Componentes (Oral ou Escrita), a repetição dessa Componente será necessária para aprovação na Prova Final da Unidade Curricular.

Revisão da prova escrita: A revisão da prova escrita pode ser requerida pelos alunos após a divulgação dos resultados e será na feita no Departamento de Anatomia, na presença do Professor regente ou de alguém por ele indicado.

Cursos