
Ética e Biomedicina
Código
11131
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Genética, Oncologia e Toxicologia Humana
Créditos
3
Professor responsável
Prof.ª Doutora Maria Alexandra Ribeiro
Língua de ensino
Português
Objectivos
Enumerar, Enunciar e Identificar os principais princípios da Bioética
Identificar os principais desafios éticos das Neurociências
Aplicar os princípios éticos na tomada de decisão médica
Identificar as implicações éticas das mais recentes tecnologias na área da saúde
Enunciar o enquadramento ético e legal da investigação em humanos
Enunciar os princípios éticos gerais da Investigação em Biomedicina
Identificar princípios éticos específicos da Investigação Clínica e dos Ensaios Clínicos em particular
· Identificar as implicações éticas de situações concretas da I. Clínica
Pré-requisitos
Conteúdo
FUNDAMENTOS DE BIOÉTICA:
Origem, natureza e âmbito da bioética;
Princípios da bioética; Teorias e Modelos em Bioética;
Bioética e Religião; Bioética nos países em desenvolvimento.
Códigos de conduta: ética profissional; ética deontológica; Ética institucional; `
Bioética Médica - estudo de casos: início e fim de vida; transplante de órgãos; gestação de substituição; procriação medicamente assistida; outros.
NEUROÉTICA
Neurociências; Principais Desafios; Tratamento versus Aprimoramento;
Aplicação biomédica da investigação em Neurociências
ÉTICA & INVESTIGAÇÃO
Investigação em Biomedicina
(Biotecnologia e Nanotecnologia; Células estaminais; Clonagem; Experimentação em embriões; Genética e Citogenética; Nanomateriais e NanoMedicina; Bancos de células ou produtos de origem humana; Biologia sintética);
Investigação Clínica e Ensaios Clínicos
(Princípios éticos; Enquadramento ético e legal; Conflito de interesses; Uso de placebo; Ensaios em crianças e idosos).
Bibliografia
Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996, 406p.
Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001.
Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007.
Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008,
Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008.
Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998.
Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003, 224p. (Convenção de Oviedo do Conselho da Europa, 1997; comentada)
Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário, ou a pedido destes.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas: Conteúdos teóricos leccionados pelo docente com recurso a apresentações em Power Point, e/o projecção de pequenos filmes; componente prática realizada com recurso à discussão de artigos seleccionados pelo docente, de estudo de casos e excertos de filmes.
Método de avaliação
Formas de avaliação:
1) Avaliação final mediante elaboração de uma Monografia (trabalho escrito, temático; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas.
O tema da Monografia deve ser previamente apresentado e discutido com a com a Regente, a partir de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos. A Regente ajudará na procura de bibliografia adequada.
A Monografia deve ter a forma de artigo publicável (com resumo) e incluir uma análise/reflexão crítica sobre o tema apresentado.
2) Assiduidade e Participação
· Avaliação final normalizada para uma escala de 0-20.
· O não cumprimento da assiduidade mínima (menos de 5 aulas) inviabiliza a apresentação da Monografia e consequentemente a reprovação à unidade curricular.