NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Medicina Geral e Familiar (Estágio parcelar)

Código

11145

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

AEI - Saúde das Populações

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final do estágio o estudante deverá ser capaz de:

 

Adotar uma abordagem centrada na pessoa

Fazer a história clínica centrada pessoa e efetuar exame clínico adequado

Incorporar dados psicossociais, culturais e familiares no plano de seguimento do paciente

Comunicar efectivamente com os pacientes

Identificar e gerir os problemas de saúde mais frequentes na comunidade

Usar uma estimativa probabilística no raciocínio diagnóstico

Utilizar o tempo como recurso diagnóstico

Efectuar um exame objectivo dirigido

Reconhecer as indicações dos exames auxiliares de diagnóstico, mais utilizados e saber interpretá-los

Coordenar cuidados de saúde.

Identificar os recursos de saúde existentes na comunidade

Promover a articulação de cuidados prestados por diferentes profissionais

Tomar decisões terapêuticas que tenham em consideração as limitações dos dados clínicos e a relação custo-benefício

Prescrever corretamente os medicamentos mais utilizados

Identificar riscos saúde em determinados pacientes e famílias e efectuar as medidas preventivas indicadas

Utilizar evidência científica na prevenção primária, secundária, terciária e quaternária

Adotar comportamentos profissionais

Pré-requisitos

 

Conteúdo

O conteúdo programático é determinado pelos resultados esperados da aprendizagem. Neste sentido e durante as 4 semanas de Exercício Orientado (formação em estágio) treinam-se:

A relação médico doente

A responsabilidade profissional

A recolha de dados base (anamnese)

O exame objetivo

O uso do tempo como recurso diagnóstico

O raciocínio probabilístico

A hierarquização de problemas de saúde

O planeamento de cuidados de saúde

A coordenação de cuidados

 

Bibliografia

Livros

 

-       Freeman TR. McWhinney's Textbook of Family Medicine. 4.ª Edição. Nova Iorque. Oxford University Press. 2016. Ler o primeiro capítulo “The Basic Principles”. Exemplares em papel na biblioteca

-       Murtagh J, Ramos V. A consulta em 7 passos. Edição da APMCG, Março de 2009 http://www.apmgf.pt/ficheiros /A%20Consulta%207%20passos.pdf

-       Family Planning - A global handbook for providers, World Health Organization, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health & United States Agency for International Development, 2007 http://www.who.int/reproductive-health

-       Rosenblatt J. Murtagh’s General Practice. 6.ª Edição. North Ryde. McGraw-Hill Education. 2015.

-        

Endereços electrónicos

 

-       UpToDate, Post TW (Ed), UpToDate, Waltham, MA.

-       Dynamed (http://www.arslvt.min-saude.pt/pages/429)

-       Direcção-Geral da Saúde http://www.dgs.pt

-       Canadian Task Force on Preventive Health Care http://canadiantaskforce.ca/

-       U.S. Preventive Services Task Force http://uspreventiveservicestaskforce.org/

-       Cochrane Library http://www.cochrane.org/cochrane-reviews

-       NICE guidance (www.nice.org.uk/guidance/)

 

Método de ensino

A metodologia é a de estágio com supervisão. Trata-se de aprender fazendo. A maioria do trabalho será clínico, atendimento de pessoas doentes e saudáveis nas Unidades de Saúde. O estudante deverá dominar a língua portuguesa falada e escrita, não só para falar com os doentes, mas também para comunicar com os demais profissionais. Ao longo do estágio terá que documentar a sua aprendizagem, registando a experiência vivida. Este registo,  servirá de base à autoavaliação do aluno e de suporte à heteroavaliação.

 

Diariamente há entre aluno e Tutor um diálogo: discussão de casos, perguntas que resultem da observação de doentes, tutoriais, feedback. Os alunos constroem um portfólio pré-formatado designado por DEO (Diário de Ensino Aprendizagem). Ao longo do estágio, os alunos participam em várias consultas e em atividades previamente identificadas e determinadas e são sujeitos a uma avaliação contínua das suas atitudes/desempenho profissional.

Método de avaliação

Os alunos “descarregam” os documentos de orientação do seu estágio, o DEO e as instruções para o seu preenchimento, da plataforma Moodle. Os alunos são obrigados a terem assiduidade em pelo menos 2/3 dos dias do estágio e não há sistema supletivo previsto para quem não tiver assiduidade (2/3 de presenças). É da responsabilidade do aluno entregar as folhas de assiduidade, a lista de verificação de procedimentos e a avaliação das competências feita pelo Tutor no secretariado da UC no dia da discussão do relatório.

 

A presença em 2/3 dos dias do estágio e a entrega destes documentos é condição indispensável para que se efetue a entrevista final (EF) de discussão do DEO, destinada a confirmar não só o atingimento dos objetivos de treino, mas também a forma como o aluno se vê e compreende o que fez. Dado a prova final assumir a forma de um exame oral não há lugar a revisão de prova. A classificação final (CF) será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula: CF = (AC + 2 x EF) / 3

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