
Medicina Geral e Familiar (Estágio parcelar)
Código
11145
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Saúde das Populações
Créditos
6
Professor responsável
Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final do estágio o estudante deverá ser capaz de:
Adotar uma abordagem centrada na pessoa
Fazer a história clínica centrada pessoa e efetuar exame clínico adequado
Incorporar dados psicossociais, culturais e familiares no plano de seguimento do paciente
Comunicar efectivamente com os pacientes
Identificar e gerir os problemas de saúde mais frequentes na comunidade
Usar uma estimativa probabilística no raciocínio diagnóstico
Utilizar o tempo como recurso diagnóstico
Efectuar um exame objectivo dirigido
Reconhecer as indicações dos exames auxiliares de diagnóstico, mais utilizados e saber interpretá-los
Coordenar cuidados de saúde.
Identificar os recursos de saúde existentes na comunidade
Promover a articulação de cuidados prestados por diferentes profissionais
Tomar decisões terapêuticas que tenham em consideração as limitações dos dados clínicos e a relação custo-benefício
Prescrever corretamente os medicamentos mais utilizados
Identificar riscos saúde em determinados pacientes e famílias e efectuar as medidas preventivas indicadas
Utilizar evidência científica na prevenção primária, secundária, terciária e quaternária
Adotar comportamentos profissionais
Pré-requisitos
Conteúdo
O conteúdo programático é determinado pelos resultados esperados da aprendizagem. Neste sentido e durante as 4 semanas de Exercício Orientado (formação em estágio) treinam-se:
A relação médico doente
A responsabilidade profissional
A recolha de dados base (anamnese)
O exame objetivo
O uso do tempo como recurso diagnóstico
O raciocínio probabilístico
A hierarquização de problemas de saúde
O planeamento de cuidados de saúde
A coordenação de cuidados
Bibliografia
Livros
- Freeman TR. McWhinney's Textbook of Family Medicine. 4.ª Edição. Nova Iorque. Oxford University Press. 2016. Ler o primeiro capítulo The Basic Principles. Exemplares em papel na biblioteca
- Murtagh J, Ramos V. A consulta em 7 passos. Edição da APMCG, Março de 2009 http://www.apmgf.pt/ficheiros /A%20Consulta%207%20passos.pdf
- Family Planning - A global handbook for providers, World Health Organization, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health & United States Agency for International Development, 2007 http://www.who.int/reproductive-health
- Rosenblatt J. Murtaghs General Practice. 6.ª Edição. North Ryde. McGraw-Hill Education. 2015.
-
Endereços electrónicos
- UpToDate, Post TW (Ed), UpToDate, Waltham, MA.
- Dynamed (http://www.arslvt.min-saude.pt/pages/429)
- Direcção-Geral da Saúde http://www.dgs.pt
- Canadian Task Force on Preventive Health Care http://canadiantaskforce.ca/
- U.S. Preventive Services Task Force http://uspreventiveservicestaskforce.org/
- Cochrane Library http://www.cochrane.org/cochrane-reviews
- NICE guidance (www.nice.org.uk/guidance/)
Método de ensino
A metodologia é a de estágio com supervisão. Trata-se de aprender fazendo. A maioria do trabalho será clínico, atendimento de pessoas doentes e saudáveis nas Unidades de Saúde. O estudante deverá dominar a língua portuguesa falada e escrita, não só para falar com os doentes, mas também para comunicar com os demais profissionais. Ao longo do estágio terá que documentar a sua aprendizagem, registando a experiência vivida. Este registo, servirá de base à autoavaliação do aluno e de suporte à heteroavaliação.
Diariamente há entre aluno e Tutor um diálogo: discussão de casos, perguntas que resultem da observação de doentes, tutoriais, feedback. Os alunos constroem um portfólio pré-formatado designado por DEO (Diário de Ensino Aprendizagem). Ao longo do estágio, os alunos participam em várias consultas e em atividades previamente identificadas e determinadas e são sujeitos a uma avaliação contínua das suas atitudes/desempenho profissional.
Método de avaliação
Os alunos descarregam os documentos de orientação do seu estágio, o DEO e as instruções para o seu preenchimento, da plataforma Moodle. Os alunos são obrigados a terem assiduidade em pelo menos 2/3 dos dias do estágio e não há sistema supletivo previsto para quem não tiver assiduidade (2/3 de presenças). É da responsabilidade do aluno entregar as folhas de assiduidade, a lista de verificação de procedimentos e a avaliação das competências feita pelo Tutor no secretariado da UC no dia da discussão do relatório.
A presença em 2/3 dos dias do estágio e a entrega destes documentos é condição indispensável para que se efetue a entrevista final (EF) de discussão do DEO, destinada a confirmar não só o atingimento dos objetivos de treino, mas também a forma como o aluno se vê e compreende o que fez. Dado a prova final assumir a forma de um exame oral não há lugar a revisão de prova. A classificação final (CF) será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula: CF = (AC + 2 x EF) / 3