
Especialidades Médicas e Cirúrgicas II
Código
11188
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas | NOVA Medical School
Departamento
AEI - Cirurgia e Morfologia Humana e Medicina Clínica
Créditos
15
Professor responsável
Prof. Doutor José Fragata
Língua de ensino
Português
Objectivos
O ensino será praticado com uma enorme exposição e contacto no seio da realidade clínica, sendo o aluno tratado como mais um membro da equipa.
Definiram-se os objetivos da aprendizagem para cada especialidade, e os locais de ensino foram selecionados mediante a sua capacidade para conferirem as competências e Skills assim definidos.
Os alunos disporão de um LogBook, que espelha os objetivos de aprendizagem, e onde registarão os contactos e Skills realizados. Esse LogBook é da maior importância e inspirará a avaliação prática final.
Deve ser notado que, em cada hospital, os alunos buscarão, nas especialidades disponíveis, adquirir o maior número de competências, de skills e de contactos, treinando também as atitudes profissionais que lhes for possível, registando-as sempre no seu Log-Book. O docente que coordena as atividades pedagógicas em cada hospital zelará pela boa distribuição dos alunos e centralizará, com o apoio dos professores de cada serviço, as atividades de avaliação prática.
Haverá aulas teóricas sobre temas de síntese. Pretende-se larga interdisciplinaridade, como em qualquer discussão clínica, e muita inter-actividade, preferencialmente também com os alunos.
Pré-requisitos
Conteúdo
Dada a complexidade e extensão da UC, apresentam-se os objetivos e conteúdos programáticos por especialidade.
Bibliografia
A bibliografia é apresentada por especialidade.
Método de ensino
A rotação clínica da EMC II durará 10 semanas, sendo os alunos divididos por dois grupos de rotações denominadas Tutores A e Tutores B. Os alunos farão a sua rotação durante cinco semanas no grupo A, mudando nas restantes cinco semanas para o grupo B, de modo a completar a sua rotação, sendo expostos maximamente e com a mínima dispersão possível de tempo e de local.
A disciplina de EMC II será lecionada sob a forma de estágio de vivência hospitalar de várias especialidades, ao longo de 10 semanas, rodando os alunos por grupos de especialidades designados Tutores A e Tutores B durante estágios parcelares de 5 semanas. Cada bloco terá cerca de 43 a 46 alunos, que serão divididos, assimetricamente, pelos hospitais.
Da rotação das especialidades da UC de EMC2, são obrigatórias as rotações de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Pneumologia, Cardiologia, Urologia, ORL, Anestesiologia e Cirurgia Vascular e opcionais as de Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Maxilo-Facial. Destas últimas, o aluno escolherá aquela que deseja frequentar.
É exigido ao aluno, durante o estágio prático, um trabalho de aquisição de conhecimento teórico a propósito de casos clínicos da sua vivência hospitalar. Assim pretende-se que o estágio prático tenha também como função estimular no aluno a necessidade de aprofundar os seus conhecimentos teóricos.
O horário das aulas práticas será entre as 8:30h e as 13h de 2ª a 6ª feira, havendo flexibilização no horário de entrada em função da organização interna própria de cada serviço que acolhe os alunos.
ASSINATURAS de PRESENÇAS: Diariamente, estarão disponíveis folhas de presença para assinatura nos locais de secretariado, a partir das 8:15h e até às 10h. Os alunos deverão proceder à assinatura antes de iniciar os estágios práticos e de modo a iniciar o estágio às 8,30h. Após o início do horário letivo só será permitida a assinatura mediante confirmação da presença no estágio efectuada pelo docente. A falha na assinatura diária contará como falta.
O LogBook individual do aluno deverá ser descarregado do MOODLE no início do ano letivo. As atividades descritas no LogBook são sujeitas a avaliação e serão classificadas pelos assistentes.
Serão dadas aulas teóricas sobre temas de síntese e realizados Grand-Rounds, às 3ªs feiras, das 17h às 18,50h.
Método de avaliação
A avaliação, no quadro dos princípios gerais da avaliação na NOVA, será realizada por teste de escolha múltipla e pela atividade prática, registada no LogBook e discutida com o aluno no final da rotação. Será feita uma média ponderada entre a componente teórica e a da prática clínica.
A Avaliação será realizada ponderando os resultados da avaliação prática (40%) e teórica (60%).