
Mecanismos moleculares de doença
Código
11207
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
AEI - Medicina Celular e Molecular
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Miguel Seabra
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade de curricular Mecanismos Moleculares de Doença (MMD) tem como objetivo principal a integração de conhecimentos sobre mecanismos moleculares de doença com a prática clínica, e assim promover o interesse na investigação de translação e clínica e o domínio das fronteiras do conhecimento sobre as bases biológicas da patologia.
As aulas teóricas são descritivas e têm como objetivo que os estudantes compreendam e discutam os mecanismos moleculares subjacentes a cada tema. Seguem-se as aulas práticas onde os alunos em grupos vão explorar um mecanismo molecular de doença, levantando uma questão científica pertinente. No final do semestre cada grupo apresentará o seu trabalho. Pretende-se que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos, que tenham a capacidade crítica e de discussão científica bem como a capacidade de utilizar as ferramentas necessárias. Esta UC permitirá aos estudantes desenvolverem várias competências, tais como conhecimentos na área dos mecanismos moleculares subjacentes às patologias crónicas mais frequentes e na sua translação para a clínica. Pretende-se ainda desenvolver a capacidade de análise e apresentação de temas científicos, com frequente utilização em língua inglesa.
Pré-requisitos
Conteúdo
Investigação em Medicina
Envelhecimento e Doenças ligadas à idade
Doenças Neurodegenerativas
Diabetes
Inflamação Crónica
Oncobiologia
Doenças Raras
Novas Terapias
Bibliografia
Livros Gerais:
Robbins and Cotran. Pathologic basis of disease. 9th edition, Elsevier
Jeannette Naish and Denise Syndercombe Court. Medical sciences. 2nd edition Elsevier
Neville Woolf. Cell, Tissue and disease: the basis of pathology. 3th edition W. B. Saunderes.
Doenças Raras:
MacDonald IM, Hume S, Chan S, et al. Choroideremia. 2003 Feb 21 [Updated 2015 Feb 26]. In: Pagon RA, Adam MP, Ardinger HH, et al., editors. GeneReviews® [Internet]. Seattle (WA): University of Washington, Seattle; 1993-2015. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1337/
Base de Dados de doenças raras:
- Orphanet (www.orpha.net/)
- NORD (https://rarediseases.org/)
- EURORDIS (http://www.eurordis.org/)
Oncobiologia
Mendelsohn, Gray, Howley, Israel and Thompsom. The Molecular Basis of Cancer. 4th Edition. Elsevier, saunders.
Método de ensino
Aulas teóricas semanais de carácter expositivo com a duração de 50 min, a lecionar nas primeiras 6 semanas de aulas. Nas 6 semanas seguintes são lecionadas as aulas teórico-práticas. Estas têm no máximo 4 grupos de 4 alunos por turma. Cada grupo tem que escolher um tema específico dentro da área escolhida e definir uma pergunta científica adequada associada a um mecanismo molecular de doença e desenhar um projeto de investigação. Estas aulas são tutoradas no sentido de ajudar os alunos a pensar e desenhar o trabalho escolhido. Os alunos no fim têm 15 min para apresentar o trabalho em PowerPoint procedido de 5 min de discussão. No final dessa sessão, serão escolhidos os melhores trabalhos por tema para serem apresentados no workshop final.
Método de avaliação
A avaliação da UC será feita pela modalidade de avaliação distribuída sem avaliação final.
Componentes de avaliação:
Avaliação periódica I. Haverá avaliação periódica distribuída pelas primeiras 5 aulas teórico-práticas sob a forma de um pequeno conjunto de perguntas (entre 1-5) versando sobre um tema pré-anunciado. As perguntas serão maioritariamente, senão exclusivamente perguntas de análise. A memorização não é o objetivo da avaliação.
A assiduidade é por isso condicionante. A falta à aula implica nota zero às perguntas do dia. Como benefício excecional neste primeiro ano de operação deste novo sistema de avaliação, serão eliminadas 20% das notas mais baixas de cada aluno, sendo considerado para efeitos de nota nesta componente a média das melhores 80%.
Avaliação contínua. Visa avaliar o trabalho de cada estudante dentro do grupo na construção do projeto de investigação nas suas várias fases, desde as pesquisas de literatura até ao produto final. Esta componente é individual para cada aluno e não uma nota de grupo.
Avaliação periódica II. Na penúltima aula teórico-prática, será avaliado para cada grupo em conjunto o resumo (abstract) de 250 palavras do projeto e a avaliação da apresentação oral. Esta componente representa uma nota de grupo. Para aqueles selecionados para o workshop final, este momento de avaliação será o do workshop final realizado no horário da última aula teórico-prática e não o da aula anterior.
Classificação final e peso relativo das 3 componentes:
Esta avaliação é quantitativa de 0 a 20 valores. Com uma classificação superior a 9,5 valores, o aluno é aprovado, inferior é reprovado.
Uma classificação mínima de 9,5 valores é requerida em todas as 3 componentes da avaliação distribuída. Nota inferior a 9,5 valores resulta em reprovação.
Peso relativo das componentes de avaliação para os alunos que são selecionados para workshop final:
Avaliação periódica I 25%
Avaliação contínua 10%
Avaliação periódica II 65%
Peso relativo das componentes de avaliação para os alunos que não são selecionados para workshop final:
Avaliação periódica I 25%
Avaliação contínua 25%
Avaliação periódica II 50%
Serão sujeitos a Exame Oral todos os alunos que não cumpram os mínimos das componentes de avaliação acima descritas, os alunos com estatuto especial, e outros elegíveis para época especial, os alunos repetentes mas com a prática válida (um ano letivo), ou que queiram realizar melhoria de nota.
Calendarização das avaliações por Exame Final:
Exame 1ª Época (Prova Oral): 17 de Janeiro de 2018 às 09:00 (sala a definir)
Exame 2ª Época (Prova Oral): 31 de Janeiro de 2018 às 14:30 (sala a definir)
Exame Época Especial (Prova Oral): 17 de Julho de 2018 às 14:30 (sala a definir)