
Introdução à Micologia Médica
Código
21211
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Micologia Médica
Créditos
2
Professor responsável
Prof. Doutor João José Inácio Silva
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta Unidade Curricular visa alertar o estudante para a importância dos fungos no contexto da Saúde Humana, com particular ênfase para o diagnóstico laboratorial das doenças fúngicas. No final da UC os alunos:
- Compreendem a classificação e a evolução dos fungos, a importância destes organismos como agentes de doença e as estratégias e dificuldades associadas ao seu tratamento;
- Demonstram como diagnosticar laboratorialmente as principais infeções fúngicas;
- Discutem criticamente as vantagens e as limitações das estratégias laboratoriais de diagnóstico atualmente disponíveis em micologia médica.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Os tópicos a lecionar em aula teórica incluem: Classificação, evolução e importância dos fungos/Fungos clinicamente relevantes e micoses humanas (Caracterização dos fungos patogénicos; Dimorfismo; Fatores fúngicos de virulência e fatores do hospedeiro; Micoses estritamente superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistémicas; Micoses oportunistas)/Diagnóstico laboratorial em micologia médica (Colheita e processamento de amostras biológicas; Métodos convencionais e moleculares para a deteção e identificação de fungos)/Terapêutica e suscetibilidade aos fármacos antifúngicos (Grupos de fármacos antifúngicos e agentes patogénicos alvo; Mecanismos de resistência)/O micobioma humano (Estratégias para o estudo do micobioma humano e sua importância na homeostasia e na doença)/Os tópicos a lecionar em aulas práticas incluem: Colheita e processamento de amostras/Métodos fenotípicos de identificação de fungos patogénicos/ Métodos de extração de ácidos nucleicos de fungos para identificação molecular.
Bibliografia
Barroso H, MeliçoSilvestre A, Taveira N (Eds). 2014. Microbiologia Médica. Lidel, Lisboa
Kauffman CA, Pappas PG, Sobel JD, Dismukes WE (Eds). 2011. Essentials of Clinical Mycology SpringerVerlag, New York.
Reiss E, Shadomy HJ, Lyon GM (Eds). 2012. Fundamental Medical Mycology. WileyBlackwell, New Jersey.
Método de ensino
As aulas teóricas são predominantemente lecionadas com um método expositivo, com o objetivo de ensinar aos alunos os conhecimentos relevantes em micologia médica e a sua aplicação. O método expositivo-participativo é adequado à apresentação dos conteúdos abordados na UC, encontrando-se alinhados com primeiro objetivo de aprendizagem em que os alunos "compreendem" as matérias lecionadas. Os restantes objetivos de aprendizagem requerem aptidões cognitivas de nível mais elevado por parte dos alunos, em que os mesmos deverão ser capazes de "demonstrar" como diagnosticar laboratorialmente as principais infeções fúngicas e "discutir criticamente" as vantagens e as limitações das técnicas de diagnóstico usadas. Neste sentido, e garantindo também o alinhamento das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem, estas matérias serão abordadas em aulas práticas de laboratório, em que os alunos desenvolvem trabalhos experimentais e aprendem fazendo, aplicando os conhecimentos adquiridos. A avaliação é realizada por exame final escrito sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e práticas, incorporando questões de escolha múltipla. O alinhamento deste método de avaliação com objetivos de aprendizagem envolvendo a "compreensão" de matérias por parte dos alunos é amplamente descrito na literatura educativa, sendo considerados métodos com acurácia elevada, transparentes e autênticos (p.e. Hift 2014. BMC Medical Education 14:249). Outros trabalhos de investigação realçam também a utilidade de exames com questões de escolha múltipla na avaliação de objetivos de nível cognitivo mais elevado, envolvendo por exemplo a "demonstração" e a "discussão crítica", sendo particularmente úteis no contexto de disciplinas relacionadas com a saúde (e.g. Palmer e Devitt 2007. BMC Medical Education 7: 49; Hift 2014. BMC Medical Education 14:249). As questões de escolha múltipla que fazem parte do exame são construídas de acordo com critérios internacionalmente reconhecidos na educação em ciências da saúde (Case e Swanson 2000. Constructing written test questions for the basic and clinical sciences. 3rd ed. Philadelphia: National Board of Medical Examiners), garantindo o seu alinhamento com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Método de avaliação
Os conteúdos teóricos são lecionados com um método expositivo, promovendo a interação, o diálogo orientado e a discussão com os alunos, dinamizando a ação pedagógica. Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupos de dois a quatro alunos. Cada grupo deverá preencher uma ficha sobre os resultados e discuti-los na aula. A avaliação é realizada por exame final escrito sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e práticas, com a duração de uma hora, incorporando 40 questões de escolha múltipla. A aprovação nesta unidade curricular exige classificação de pelo menos 10 valores (em 20).