NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Teoria e Métodos em Epidemiologia e Bioestatística

Código

21213

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Epidemiologia

Créditos

2

Professor responsável

Profª. Doutora Luzia Augusta Pires Gonçalves

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da UC os alunos devem compreender e aplicar conceitos essenciais de Epidemiologia e de Bioestatística, incorporando o seu rigor metodológico na investigação em Microbiologia Médica. Os alunos deverão ter noção das limitações de formação, procurando o intercâmbio com os epidemiologistas e os estatísticos em aspetos metodológicos que exigem bases matemáticas e epidemiológicas mais sólidas.

No final da UC, deverão:

- Demonstrar que conhecem a importância da utilização do método epidemiológico e da estatística no delineamento de projetos de investigação.

- Saber calcular, interpretar e sumariar os resultados da estatística descritiva e análise exploratória de dados.

- Escolher, realizar e interpretar os resultados dos testes estatísticos (paramétricos e não-paramétricos), com destaque à verificação dos seus pressupostos.

- Estimar a sensibilidade e especificidade de técnicas laboratoriais.

- Conhecer os principais estudos epidemiológicos, dando destaque às suas vantagens e limitações.

 

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. A importância da Estatística na investigação biomédica. Algumas noções de estatística descritiva e análise exploratória de dados.

2. Introdução à Inferência Estatística. A importância dos pressupostos dos testes de hipóteses paramétricos e os cuidados com a interpretação de resultados. As alternativas não-paramétricas.

3. Princípios da Epidemiologia aplicados à Investigação Clínica; Etapas da Investigação, Características dos diferentes Estudos Epidemiológicos.

4. Testes de Diagnóstico: Métodos estatísticos para estimar a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos.

5. Interpretação dos resultados de um estudo Epidemiológico; Acaso, viés, relação causal; Estratégias para controlo de confundimentos.

 

Bibliografia

Armstrong, R.A., Hilton, A.C. (2010) Statistical Analysis in Microbiology: StatNotes. WileyBlackwell.

Bopal, R. S. (2008) Concepts of epidemiology. Oxford University Press, 2nd Ed.

Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. John Wiley & Sons, 8th Ed.

Paulson, D.S. (2008) Biostatistics and Microbiology. A Survival Manual. Springer, 1st Ed.

Sheskin, D. J. (2007) Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. Chapman& Hall/ CRC.  4th Ed.

 

Método de ensino

As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo períodos alternados de exposição, resolução de exercícios e análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos. Os alunos são incentivados a analisar os seus próprios dados, caso seja possível. A discussão de falhas e limitações nos artigos científicos será estimulada e acompanhada pelo docente. Ao longo de toda a unidade curricular, pretendesse utilizar uma metodologia de ensino-aprendizagem dinâmica, estimulando a interação e a participação ativa dos mestrandos.

Método de avaliação

As horas de contacto totais (20 hrs.) serão distribuídas por 8 aulas teóricas-práticas (16 hrs.), 2 sessões de orientação tutorial (2 hrs.) e 2 para avaliação. O número total de horas de trabalho do doutorando estima-se em 60 horas. Nas aulas teórico-práticas utilizam-se programas estatísticos (SPSS, EpiTools ou outros) e recorre-se a outros recursos e plataformas online (e.g. Moodle). A avaliação é por exame (100%) e inclui questões de resposta múltipla, verdadeiro/falso e outras de desenvolvimento, tendo duração de duas horas.

Cursos