NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Desenvolvimento em Microrganismos

Código

21215

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Genética

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Adriano Henriques

Língua de ensino

Português

Objectivos

(i) Guiar os alunos na descoberta da complexidade e dinâmica das células bacterianas durante o ciclo celular e o desenvolvimento.

(ii) Desenvolvimento de competências na (a) interpretação, leitura e discussão de artigos científicos; (b) na escrita de textos científicos; (c) na apresentação de resultados com suporte visual.

(iii) Aprendizagem: do uso de microscopia de contraste de fase e de fluorescência para estudar a forma e a divisão das células, e a diferenciação celular; de como monitorizar a localização subcelular de proteínas ou de regiões do cromossoma em células vivas; de como desenhar um ensaio “standard” (“GST pulldown”) para detectar interacões proteína-proteína; como purificar esporos bacterianos e avaliar as suas propriedades de resistência; como caracterizar a superfície de esporos bacterianos; como estudar a função de proteínas morfogenéticas na morfogénese celular; como manipular a superfície do esporo com vista a aplicações em biomedicina e biotecnologia.

 

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Ciclo celular e morfogénese da célula bacteriana i) ciclo celular: organização e segregação do cromossoma; coordenação entre a segregação do DNA e a divisão celular; ii) O citoesqueleto e a morfogénese celular.

2. Princípios e mecanismos da localização subcelular de proteínas: i) pistas para a localização de proteínas; ii) a génese de organelos celulares. Polaridade celular. Arquitectura de circuitos genéticos e a sua relação com a expressão génica e a localização de proteínas.

3. Desenvolvimento microbiano: i) no contexto da história natural do planeta. Programas de desenvolvimento em organismos modelo; comportamento social; biofilmes; ii) Biologia do desenvolvimento de Bacillus subtilis: origem e evolução da esporulação. “Commitment”. Expressão génica compartimentada. “checkpoints” morfológicos. Estrutura e função de circuitos genéticos. A esporulação e a produção de toxinas por Clostridium difficile. Impacto dos esporos na biotecnologia e na biomedicina.

 

Bibliografia

- Molecular Genetics of Bacteria, 4th Edition, Larry Snyder et al. 2013 ASM Press.

- Several updated papers and reviews on selected topics

- Cell Biology of Bacteria, L. Shapiro and R.M. Losick Eds. 2011 CSHL Press.

- Recent scientific articles and reviews on selected topics.

 

Método de ensino

As aulas práticas e teóricas direcionadas para resolução de problemas concretos e utilizando os métodos mais modernos usados no estudo do desenvolvimento microbiano permitirão adquirir os conhecimentos de uma forma global, integrada e aplicada, possibilitando simultaneamente a aquisição de ferramentas essenciais para a compreensão das bases teóricas e a execução trabalho de laboratório nesta área do conhecimento.

Método de avaliação

Apresentação e discussão com os alunos dos principais tópicos e conceitos em aulas teóricas; aulas práticas precedidas de uma introdução teórica; apresentações pelos alunos e discussão em grupo de artigos científicos. Será efetuado um teste escrito que incide sobre a totalidade do curso, parte teórica e prática, 50%; apresentação e discussão de artigos, 40%; impressão geral do aluno durante o curso, 10%.

 

Cursos