
Métodos de Diagnóstico Molecular em Bacteriologia e Micologia
Código
21224
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Bacteriologia Médica/Micologia Médica
Créditos
6
Professor responsável
Profª. Doutora Isabel Maria dos Santos Leitão Couto
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da UC os alunos deverão:
1. Compreender os fundamentos dos métodos moleculares de diagnóstico; sua aplicação à marcha geral de diagnóstico; vantagens e limitações.
2. Conhecer testes rápidos de diagnóstico e os processos envolvidos no seu desenvolvimento e produção; particularmente no contexto do diagnóstico descentralizado (pointofcare).
3. Compreender e diferenciar os conceitos de identificação e tipificação.
4. Compreender os padrões de infeções fúngicas e necessidade de um diagnóstico rápido.
5. Executar e analisar criticamente exemplos de aplicações de ferramentas moleculares ao diagnóstico laboratorial de infeções bacterianas e fúngicas.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Teóricos:
1 - Métodos de diagnóstico baseados em ácidos nucleicos. Hibridação, amplificação e sequenciação. Biossensores e nanotecnologias na deteção molecular.
2 - Métodos moleculares de tipagem microbiana.
3 - Aplicações de métodos moleculares à marcha geral de diagnóstico microbiológico e no estudo da epidemiologia de fungos clinicamente relevantes vantagens, limitações, fiabilidade e aplicabilidade.
4 - Abordagens moleculares de larga escala e plataformas de elevado rendimento na deteção e caracterização de agentes fúngicos.
Teórico-práticos e laboratoriais:
1 - Detecção de M. tuberculosis resistente à rifampicina por nestedPCR e hibridação reversa.
2 - Identificação de tipos capsulares por sequenciação de genes específicos da proteína M de superfície em Streptococcus do Grupo A (emmtyping).
3 - Tipagem molecular por PCRRFLP e MLST de isolados clínicos de Cryptococcus neoformans e de C. gattii.
4 - Deteção de espécies do género Candida por hibridação in situ com sondas de DNA fluorescentes.
Bibliografia
- Patricia, M. Tille. (2014) Bailey & Scott's Diagnostic Microbiology. Elsevier, 13ª Ed.
- Larry, S., Peters, J. E., Henkin, T. M. & Champness, W. (2013). Molecular Genetics of Bacteria. ASM Press, 4th Ed.
- Viveiros, M., Couto, I., Inácio, J. (2014) Diagnóstico Molecular. In: Barroso, H., MeliçoSilvestre, A., Taveira, N. (Eds). Microbiologia Médica (vol. 1). Lidel, Edições Técnicas. Lisboa
- Sin, M.L., Mach, K.E., Wong, P.K., Liao, J.C. (2014) Advances and challenges in biosensorbased diagnosis of infectious diseases. Expert Rev Mol Diagn, 14, 225244.
- Zhang, S.X. (2013) Enhancing Molecular Approaches for Diagnosis of Fungal Infections. Future Microbiol, 8, 15991611.
Método de ensino
As aulas teóricas são maioritariamente lecionadas por método expositivo, com o objetivo de ensinar os conhecimentos relevantes sobre métodos de diagnóstico molecular em bacteriologia e micologia. O método expositivo-participativo é adequado à exposição dos conteúdos abordados na UC, encontrando-se. Alinhado com os objetivos de aprendizagem 1 a 4, em que os alunos "conhecem" e "compreendem" as matérias lecionadas. O quinto objetivo de aprendizagem requer aptidões de nível mais elevado, em que os alunos deverão ser capazes de "executar e analisar criticamente" a aplicação de métodos moleculares de diagnóstico. Neste sentido, e de modo a garantir o alinhamento das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem, estas matérias serão abordadas em aulas teórico-práticas e laboratoriais, em que os alunos desenvolvem trabalhos experimentais e aprendem fazendo, aplicando os conhecimentos adquiridos. A avaliação desta UC tem duas componentes. Com um peso de 75% para a avaliação final, é realizado um exame final escrito sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, incorporando questões de escolha múltipla. O alinhamento deste método de avaliação com objetivos de aprendizagem envolvendo o "conhecimento" e a "compreensão" de matérias por parte dos alunos é amplamente descrito na literatura educativa, sendo considerados métodos com acurácia elevada, transparentes e autênticos (p.e. Hift 2014. BMC Medical Education 14:249). Outros trabalhos de investigação realçam também a utilidade de exames com questões de escolha múltipla na avaliação de objetivos de nível cognitivo mais elevado, envolvendo por exemplo a "execução" e a "discussão crítica", sendo particularmente úteis no contexto de disciplinas relacionadas com a saúde (e.g. Palmer e Devitt 2007. BMC Medical Education 7:49). As questões de escolha múltipla do exame são construídas de acordo com critérios internacionalmente reconhecidos na educação em ciências da saúde (Case e Swanson 2000. Constructing written test questions for the basic and clinical sciences. 3rd ed. Philadelphia: National Board of Medical Examiners), garantindo o seu alinhamento com os objetivos de aprendizagem da UC. Os restantes 25% da avaliação final da UC são obtidos através da apresentação de seminários individuais, sobre temas propostos pelos mesmos com base em artigos científicos. Este método de avaliação baseado na apresentação de tópicos pelos alunos é particularmente útil na apreciação das suas capacidades de "execução" e "discussão crítica" (Biggs and Tang, 2011. Teaching for quality learning at university. 4th ed. Maidenhead: Open University Press; Race, 2007. The Lecturer's Toolkit. 3rd ed. New York: Routledge), e está portanto alinhado, principalmente, com o quinto objetivo de aprendizagem da UC. A apresentação e discussão de trabalhos encorajam a demonstração de criatividade, criando também excelentes oportunidades para providenciar aos alunos um retorno sobre o seu desempenho oral.
Método de avaliação
Os conteúdos teóricos são lecionados com um método expositivo, promovendo a interação, o diálogo orientado e a discussão com os alunos, dinamizando a ação pedagógica. Os trabalhos teórico-práticos e laboratoriais são realizados em grupos de dois a quatro alunos. A avaliação é realizada através da realização de um exame escrito com questões de escolha múltipla sobre os conteúdos das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, com um peso de 75% na avaliação final e pela apresentação de seminários individuais pelos alunos, sobre temas propostos pelos mesmos com base em artigos científicos, com um peso de 25%. A escala de avaliação é compreendida entre 0 e 20 valores. São aprovados os estudantes com uma avaliação mínima de 9,5 valores nas duas componentes de avaliação.