NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infecções por Virus Citomegalico Humano

Código

21227

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Virologia Médica

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Paulo Jorge Pereira Cruz Paixão

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Compreender a epidemiologia, os principais aspetos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das infeções por CMV;

- Saber executar os principais passos do diagnóstico virológico destas infeções.

 

Pré-requisitos

n/a

 

Conteúdo

- Introdução ao diagnóstico das infeções por CMV. Aplicação das diferentes técnicas consoante o hospedeiro e o contexto clínico (imunocompetente, imunodeprimido, grávida, recém-nascido).

- PCR em tempo real (conceitos gerais e aplicação específica ao CMV).

- Discussão de casos clínico-laboratoriais.

Cultura: observação de frascos com efeitos citopatogénicos característicos; preparação de tubos para cultura “shellvial”, inoculação, revelação e observação dos mesmos após incubação.

Antigenémia: separação e preparação das lâminas; coloração e observação.

- PCR (técnicas “inhouse”): extração e amplificação; deteção dos amplificados.

- PCR em tempo real: extração, amplificação, deteção.

 

Bibliografia

- Paulo Paixão, Sofia Almeida, Paula A. Videira, Dário Ligeiro, Teresa Marques. “Screening of congenital  cytomegalovirus infection by a real time PCR in urine pools”. European Journal of Pediatrics, 2012; 171 (1): 125129.

- Kotton CN, Kumar D, Caliendo AM, Asberg A, Chou S, DanzigerIsakov L, Humar A. Updated international consensus guidelines on the management of cytomegalovirus in solidorgan transplantation. Transplantation. 2013;96(4):33360.

- Revello MG, Gerna G. Pathogenesis and prenatal diagnosis of human cytomegalovirus infection. J Clin Virol. 2004;29(2):7183.

 

Método de ensino

Os objetivos de compreender a epidemiologia, os principais aspetos clínicos e terapêuticos das infeções por CMV serão ministrados durante as aulas teóricas.

O diagnóstico exigirá contato com as diferentes metodologias laboratoriais, o que será assegurado pelas aulas práticas no laboratório.

 

Método de avaliação

As aulas teóricas são ministradas pelos docentes da Unidade curricular, em função das respetivas especializações. Revestem a forma de aula expositiva, em que se abordarão temas considerados fundamentais, fornecendo dados que orientem os alunos para um estudo individual.

Aulas práticas de laboratório permitirão a todos os alunos praticarem as diferentes metodologias utilizadas no diagnóstico.

Avaliação dos alunos - Exame escrito final – Teste de escolha múltipla de 20 perguntas (duração 30 minutos) – 30%.

Apresentação oral e discussão de temas, por grupos de dois alunos. Os temas são distribuídos na 1ª aula e a apresentação de cada tema tem a duração de 20 minutos – 70%.

 

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