NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Bioestatística I

Código

41007

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas | NOVA Medical School

Departamento

CNE - Ciências Naturais e Exatas

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Ana Papoila

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular tem como principal objectivo transmitir aos alunos conceitos básicos sobre bioestatística. Adicionalmente, também se pretende que os alunos aprendam a utilizar um software estatístico que lhes permita analisar um conjunto de dados. Assim sendo, visa promover a aquisição de conhecimentos sobre metodologias estatísticas e sobre SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), permitindo aos alunos não só registar e analisar dados provenientes de estudos epidemiológicos na área das ciências da saúde mas também interpretar os resultados obtidos. Deverá proporcionar o desenvolvimento das seguintes competências: analisar dados utilizando o software estatístico SPSS, nomeadamente efetuar análises exploratórias e testar hipóteses, após identificar qual o teste mais apropriado para analisar os dados em estudo.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Estatística descritiva, coeficientes de correlação (Pearson, Spearman e Kendall). Probabilidade e variáveis aleatórias. Métodos de amostragem. Inferência estatística: estimação e testes de hipóteses: conceitos básicos, testes para uma amostra, testes para duas amostras independentes (teste z, testes t e Mann-Whitney), testes para duas amostras emparelhadas (t-pares, Wilcoxon e sinais), testes para mais de duas amostras independentes (ANOVA I e Kruskal-Wallis) e para mais de duas amostras relacionadas (Friedman). Tabelas de Contingência (teste Qui-Quadrado para a independência e teste Exacto de Fisher) e teste de McNemar para duas amostras emparelhadas. Interpretação dos resultados obtidos a partir dos modelos de regressão linear, logística e de Cox. Funcionalidades do SPSS que permitam a implementação das metodologias estatísticas previamente ministradas.

Bibliografia

1. Altman, D. (1991). Practical statistics for medical research. First edition. Chapman & Hall, London.

2. Bland, M. (2000). An introduction to medical statistics. Third edition. Oxford University Press.

3. Daniel, W.W. (2008). Biostatistics: A foundation for analysis in the health sciences. 9th edition. John Wiley & Sons.

4. Pestana, M. H. e Gageiro, J.N. (2005). Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS. Edições Sílabo, Lisboa.

Método de ensino

O ensino processa-se através da integração de ensino teórico, com a apresentação dos temas pelo docente e onde os alunos são estimulados a participar, e de ensino prático através da realização de exercícios em SPSS. A comunicação entre os alunos e professores é presencial e através de e-mail. As aulas deverão decorrer em sala com computadores (1 por cada aluno), com uma duração máxima de 180 minutos.

Método de avaliação

A avaliação consistirá num exame escrito em que deverão ser resolvidos exercícios com recurso ao SPSS.

Cursos